Browsing by Author "Fernandes, Camila Aparecida Carneiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância do reconhecimento familiar dos idosos estudantes na decisão de ingressar e permanecer no Ensino SuperiorPublication . Fernandes, Camila Aparecida Carneiro; Meucci, Arthur; Geremias, Bethania MedeirosA longevidade etária dos brasileiros tem gerado novas demandas de ingresso no Ensino Superior de cidadãos com mais de sessenta anos de idade. Este artigo resulta de duas pesquisas realizadas com os idosos regularmente matriculados na Universidade Federal de Viçosa, sendo esse trabalho um desdobramento original baseado nos discursos dos estudantes sobre o apoio familiar como elemento de motivação para o ingresso e permanência. A metodologia empregada foi a Análise do Discurso de linha francesa e a técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. O principal referencial utilizado para a análise teórica foi a Teoria do Reconhecimento, proposta por Axel Honneth, pois buscou-se entender como os idosos universitários relataram seus processos de vínculo social com a instituição. A análise do material discursivo dos entrevistados identificou a importância do reconhecimento familiar dos idosos, principalmente no estímulo ao ingresso e permanência no Ensino Superior na instituição pesquisada. Conclui-se que políticas públicas brasileiras de inserção dos idosos no Ensino Superior precisam levar em consideração a conscientização dos familiares para que haja reconhecimento e apoio para permanência.
