Browsing by Author "Manuel, Micaela"
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- Mérito académico no ensino superior e carreira profissional: um estudo de caso no femininoPublication . Manuel, Micaela; Antunes, AnaAo longo do tempo tem-se assistido a uma atenção no estudo das questões de género e, também, sobre mulheres eminentes, ou seja, mulheres que alcançam a excelência em áreas e contextos valorizados socialmente, altamente competitivos e que exigem um nível superior de conhecimentos especializados. No entanto, alguns fatores foram surgindo na literatura como inibidores do sucesso à medida que estas mulheres vão exercendo uma atividade profissional, podendo ser necessária intervenção no sentido de as ajudar a lidar com estas adversidades e a construir um projeto de carreira, de modo a não privar a sociedade do contributo que podem oferecer. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho é, numa lógica de estudo de caso, identificar e analisar de forma exploratória as características e os percursos de vida de um grupo de alunas de mérito no ensino superior, procurando conhecer os fatores que parecem condicionar o sucesso académico, a inserção no mercado de trabalho e a construção da carreira. As participantes são cinco mulheres que receberam pelo menos um prémio/bolsa de mérito numa universidade pública portuguesa, entre os anos letivos de 1999/2000 a 2012/2013. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e da aplicação do NEO-PI-R, Inventário de Personalidade NEO Revisto. As entrevistas foram analisadas através da análise de conteúdo e foram construídos perfis individuais dos traços avaliados pelo NEO-PI-R. Os resultados sugerem que, apesar de algumas idiossincrasias, as participantes apresentam fatores pessoais e contextuais comuns considerados fundamentais para a emergência e manutenção da excelência na idade adulta, nomeadamente ao nível da personalidade (e.g. abertura à experiência, conscienciosidade), da motivação (e.g. paixão pela área), da cognição (e.g. autorregulação). No entanto, verifica-se que no caso destas mulheres o reconhecimento académico por mérito não significou, até ao momento, sucesso profissional de mérito excecional e reconhecido. Salienta-se que aspetos como a multipotencialidade, a dificuldade de gestão de papéis dentro e fora da carreira, as oportunidades e as próprias ambições e opções pessoais parecem ter condicionado o investimento nas suas carreiras. Finalizamos com a apresentação das limitações da presente investigação e com algumas sugestões para estudos futuros.
- Mérito académico no ensino superior e inserção laboral: um estudo de casoPublication . Manuel, Micaela; Antunes, AnaEspera-se que alunos de mérito apresentem produção profissional de excelência, contudo nem sempre elevados desempenhos académicos predizem sucesso profissional. O objetivo desta investigação é identificar características e analisar percursos de vida de alunos de mérito no ensino superior, procurando conhecer os fatores que podem condicionar o sucesso académico e profissional. Participaram oito adultos premiados por mérito numa universidade pública portuguesa. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e do NEO-PI-R. Os resultados sugerem a presença de fatores comuns associados ao êxito académico e profissional, no entanto, até à data, os participantes não parecem ter sucesso profissional reconhecido como excecional.
