Browsing by Author "Rodrigues, Ana J."
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- Aptidão física na escolaPublication . Rodrigues, Ana J.Durante a última década, temse assistido a um crescente interesse no estudo da aptidão física pela comunidade científica, tal é indissociável da sua íntima relação com diversos indicadores de saúde. Da diversidade de métodos de avaliação da aptidão física, a bateria de testes motores Fitnessgram, pelo seu caracter prático, por permitir uma análise normativa e por orientações programáticas do PNEF, tem predominado como protocolo de avaliação da aptidão física no meio escolar. Com este trabalho, pretende se refletir sobre a avaliação da aptidão física no meio escolar, nomeadamente através da bateria de testes Fitnessgram, bem como apresentar algumas estratégias e instrumentos complementares. Pretendese deste modo, abordar questões metodológicas, organizacionais, de análise e divulgação de resultados associadas a avaliação da aptidão física, muitas vezes referenciadas pelos docentes de Educação Física como limitações a aplicação da bateria de testes Fitnessgram. Neste contexto, várias estratégias e ferramentas têm sido desenvolvidas no seio da comunidade escolar, das quais são exemplo a conceção e desenvolvimento de bases de dados, criação de sites e de relatórios individuais através de funcionalidades do Word, soluções com um custo reduzido e enquadradas com a atual conjuntura. No entanto, mais do que um indicador de saúde e um instrumento de planificação, a bateria de testes Fitnessgram afirmase como um instrumento de promoção de um estilo de vida ativo através do desenvolvimento de competências de avaliação, interpretação e planificação de programas de atividade física entre os adolescentes e jovens.
- Desempenho motor. Um estudo normativo e criterial em crianças da Região Autónoma da Madeira, PortugalPublication . Afonso, Gil H.; Freitas, Duarte Luís de; Carmo, José M.; Lefevre, Johan Aimé; Almeida, Maria J.; Lopes, Vítor P.; Neves, Ana C.; Rodrigues, Ana J.; Antunes, António M.; Esteves, Carlos M.; Conceição, Luís P.; Gouveia, Élvio R.; Fernandes, Francisco J.; Maia, José António RibeiroO objectivo central do presente estudo foi construir valores de referência para as habilidades de locomoção e de manipulação em crianças da Região Autónoma da Madeira, Portugal. A amostra envolveu 853 crianças, 426 rapazes e 427 raparigas, com idades compreendidas entre os 3 aos 10 anos, que participaram na pesquisa ‘Crescer com Saúde na Região Autónoma da Madeira’. As habilidades motoras foram avaliadas através do ‘Test of Gross Motor Development’. As crianças madeirenses apresentaram uma melhoria de resultados com a idade, na quase totalidade das habilidades motoras. Os rapazes foram mais proficientes do que as raparigas nas habilidades de manipulação. O maior número de crianças madeirenses foi classificado na categoria ‘médio’ nas habilidades de locomoção (51.5%) e de manipulação (37.7%). As crianças madeirenses apresentaram equivalentes etários abaixo da média nas habilidades de locomoção (86.5%) e de manipulação (87.7%). Um aumento de mestria com a idade foi observado na corrida, galope, deslocamento lateral, drible, agarrar e lançamento por cima do ombro. As crianças madeirenses apresentaram desempenhos inferiores relativamente às norte-americanas. Os resultados da presente pesquisa devem fomentar a investigação e conduzir à implementação de programas na escola e demais instituições com o objectivo de promover o normal crescimento e desenvolvimento motor das nossas crianças.