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Abstract(s)
Durante a última década, temse assistido a um crescente interesse no estudo da aptidão física pela
comunidade científica, tal é indissociável da sua íntima relação com diversos indicadores de saúde. Da
diversidade de métodos de avaliação da aptidão física, a bateria de testes motores Fitnessgram, pelo seu
caracter prático, por permitir uma análise normativa e por orientações programáticas do PNEF, tem
predominado como protocolo de avaliação da aptidão física no meio escolar. Com este trabalho, pretende
se refletir sobre a avaliação da aptidão física no meio escolar, nomeadamente através da bateria de testes
Fitnessgram, bem como apresentar algumas estratégias e instrumentos complementares.
Pretendese deste modo, abordar questões metodológicas, organizacionais, de análise e divulgação de
resultados associadas a avaliação da aptidão física, muitas vezes referenciadas pelos docentes de Educação
Física como limitações a aplicação da bateria de testes Fitnessgram. Neste contexto, várias estratégias e
ferramentas têm sido desenvolvidas no seio da comunidade escolar, das quais são exemplo a conceção e
desenvolvimento de bases de dados, criação de sites e de relatórios individuais através de funcionalidades
do Word, soluções com um custo reduzido e enquadradas com a atual conjuntura.
No entanto, mais do que um indicador de saúde e um instrumento de planificação, a bateria de testes
Fitnessgram afirmase como um instrumento de promoção de um estilo de vida ativo através do
desenvolvimento de competências de avaliação, interpretação e planificação de programas de atividade
física entre os adolescentes e jovens.
Description
Keywords
Adolescentes Aptidão física Crianças Escola . Faculdade de Ciências Sociais