dc.contributor.author | Rodrigues, Ana J. | |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T15:19:05Z | |
dc.date.available | 2017-12-07T15:19:05Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Durante a última década, temse assistido a um crescente interesse no estudo da aptidão física pela comunidade científica, tal é indissociável da sua íntima relação com diversos indicadores de saúde. Da diversidade de métodos de avaliação da aptidão física, a bateria de testes motores Fitnessgram, pelo seu caracter prático, por permitir uma análise normativa e por orientações programáticas do PNEF, tem predominado como protocolo de avaliação da aptidão física no meio escolar. Com este trabalho, pretende se refletir sobre a avaliação da aptidão física no meio escolar, nomeadamente através da bateria de testes Fitnessgram, bem como apresentar algumas estratégias e instrumentos complementares. Pretendese deste modo, abordar questões metodológicas, organizacionais, de análise e divulgação de resultados associadas a avaliação da aptidão física, muitas vezes referenciadas pelos docentes de Educação Física como limitações a aplicação da bateria de testes Fitnessgram. Neste contexto, várias estratégias e ferramentas têm sido desenvolvidas no seio da comunidade escolar, das quais são exemplo a conceção e desenvolvimento de bases de dados, criação de sites e de relatórios individuais através de funcionalidades do Word, soluções com um custo reduzido e enquadradas com a atual conjuntura. No entanto, mais do que um indicador de saúde e um instrumento de planificação, a bateria de testes Fitnessgram afirmase como um instrumento de promoção de um estilo de vida ativo através do desenvolvimento de competências de avaliação, interpretação e planificação de programas de atividade física entre os adolescentes e jovens. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8805-00-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1725 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.subject | Adolescentes | pt_PT |
dc.subject | Aptidão física | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Aptidão física na escola | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 80 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 73 | pt_PT |
oaire.citation.title | Problemáticas da educação física I | pt_PT |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1675-984X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 76520f0b-1d4b-4ec4-9361-edc4f71e07df | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 76520f0b-1d4b-4ec4-9361-edc4f71e07df |