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  • A excelência no ensino: o papel do professor na transformação do aluno
    Publication . Antunes, Hélio; Rodrigues, Ana; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Gouveia, Élvio; Lopes, Helder
    A qualidade do ensino está dependente de uma interação constante entre o pro fessor e o aluno. Inúmeras investigações estudam a excelência no ensino centran do-se no perfil de competências do professor, mas convém salientar que, indepen dentemente das características que lhe sejam reconhecidas, este deverá ter como premissa fundamental da sua atuação, a transformação social do aluno, levando-o a problematizar, pesquisar e refletir permanentemente. Tal como preconizado por Freire (2002), o ato educativo só ganha significado quando o professor caminha lado a lado com o aluno, respeitando a sua autonomia e identidade.
  • As novas tecnologias e a rotura do processo pedagógico
    Publication . Lopes, H.; Rodrigues, A.; Gouveia, É.; Vicente, A.; Prudente, J.; Simões, J.; Fernando, C.
  • A cultura motora como polo atractor da mudança da escola
    Publication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, Ana
    A dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
  • Educar para a cidadania num contexto global - O desporto como instrumento de atuação
    Publication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Gouveia, Élvio
  • Prevalência da síndrome metabólica em crianças e adolescentes madeirenses: associação com excesso de peso e obesidade, aptidão física e características parentais
    Publication . Rodrigues, Ana José Aguiar; Almeida, Maria João
    O presente trabalho consiste em três estudos, com o propósito: (1) determinar a taxa de prevalência da síndrome metabólica (SM); (2) estabelecer a taxa de prevalência da SM em crianças e adolescentes com excesso de peso e obesos e estudar a associação das componentes da SM entre pais e filhos; (3) Verificar o risco de diagnóstico de SM, quando os sujeitos são considerados “inaptos” nos testes motores da aptidão física. A amostra é constituída pelos participantes no projecto CRES. No primeiro estudo, a amostra é constituída por 1496 sujeitos (721 rapazes e 775 raparigas), nascidos entre 1991 e 2002. O segundo estudo é composto por 144 indivíduos (69 rapazes e 75 raparigas), nascidos entre 1991 e 2002, e 186 pais (133 do sexo feminino e 53 do sexo masculino). No último estudo, a amostra é constituída por 1216 crianças e adolescentes (576 rapazes e 640 raparigas), nascidos entre 1991 e 1999. A SM foi diagnosticada com base no conceito de Cook et al., (2003) para as crianças e adolescentes, e no conceito do IDF (2006) para os adultos. O excesso de peso e obesidade em crianças e adolescentes, foram determinados segundo os critérios de Cole et al., (2000). A aptidão física foi avaliada através da bateria de testes Fitnessgram (The Cooper Institute for Aerobics Research, 1999). No primeiro estudo, os resultados indicaram uma taxa de prevalência da SM na população estudada é de 4.5%; sendo superior no sexo masculino e registando um incremento com o escalão etário e com grau de obesidade. A probabilidade de sujeitos com excesso de peso ou obesos apresentarem SM é 22 vezes superior comparativamente a sujeitos com peso normal (OR 22,118; CI 95%, 10.799 – 45.298). No segundo estudo, foi encontrada uma taxa de prevalência da SM em jovens com excesso de peso e obesas de 18.1% e nos progenitores 25.5%. Os resultados sugerem associação significativa entre mãe – filho(a) ao nível das componentes PA, TG e PC, pai – filho(a) na HDL e entre pais no PC. No entanto, a probabilidade do descendente manifestar SM é apenas significativa na mãe (OR 2.288; CI 95%; 0.809-6.474). No terceiro estudo, concluímos que dos testes de aptidão física apenas as extensões de braços e os abdominais, contribuem para a explicação do aparecimento do SM. Uma criança considerada “inapta” nas extensões de braços apresenta uma probabilidade de 2.928 (OR 2.928; CI 95%; 1.417-6.047) de diagnóstico de SM, esse risco é de 4.028 (OR 4.028; 1.708-9.501) quando a criança é considerada inapta nos abdominais.
  • Pedómetro como ferramenta laboratorial: uma abordagem no contexto da Educação Física
    Publication . Pinto, Joana; Rodrigues, Ana; Gouveia, Élvio; Nóbrega, Miguel; Lopes, Helder
  • A escola e a integração no meio: a Educação Física como instrumento de atuação
    Publication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Antunes, Hélio
  • Efeitos de um programa de intervenção sócio-ecológico em indicadores cardiovasculares, adiposidade, atividades físicas e sedentárias em crianças e adolescentes
    Publication . Rodrigues, Ana José Aguiar; Almeida, Maria João Correia de Araújo; Mota, Jorge Augusto Pinto Silva
    Esta dissertação é composta por seis estudos e possui como objetivos: (i) caracterizar e determinar a prevalência de obesidade, indicadores cardiovasculares, atividade física e atividades sedentárias; (ii) estudar a relação da adiposidade com indicadores cardiovasculares; (iii) identificar a influência de fatores comportamentais e ambientais, na adiposidade; (iv) elaborar uma análise preliminar dos efeitos de um programa de intervenção sócio-ecológico na adiposidade, indicadores cardiovasculares, atividade física e atividades sedentárias. Os participantes nos estudos tinham idades entre os 10 e 17,9 anos, foram avaliados na altura, peso, perímetro da cintura e pregas de adiposidade tricipital e geminal. A capacidade cardiorrespiratória foi determinada através do teste do vaivém e para a síndrome metabólica, avaliadas a pressão arterial, perímetro da cintura, HDL, triglicerídeos e glicose. A atividade física, atividades sedentárias e maturação sexual foram avaliados por autorrelato. O programa de intervenção durou 16 meses e centrouse em quatro componentes: recreios, oferta de atividades organizadas, atividades educacionais e formação docente. Como principais resultados destacam-se: (i) a elevada prevalência de obesidade e tempo em atividades sedentárias, reduzidos níveis de atividade física e capacidade cardiorrespiratória; (ii) com o aumento da idade, verifica-se que os participantes passam mais tempo em atividades sedentárias, apresentam menores níveis de atividade física e da capacidade cardiorrespiratória e uma deterioração do perfil metabólico; (iii) uma forte associação entre a adiposidade e os indicadores cardiovasculares; (iv) a alimentação, a atividade física e o envolvimento como fatores etiológicos da adiposidade; (v) o grupo de intervenção apresenta uma redução dos níveis de adiposidade, estabilização dos níveis de atividade física e da capacidade cardiorrespiratória, e um aumento do tempo gasto em atividades sedentárias. Torna-se evidente a necessidade da elaboração de programas de intervenção de promoção de hábitos de vida saudável. Programas de intervenção socio-ecológicos podem facilitar a diminuição da adiposidade.
  • Aptidão física na escola
    Publication . Rodrigues, Ana J.
    Durante a última década, tem­se assistido a um crescente interesse no estudo da aptidão física pela comunidade científica, tal é indissociável da sua íntima relação com diversos indicadores de saúde. Da diversidade de métodos de avaliação da aptidão física, a bateria de testes motores Fitnessgram, pelo seu caracter prático, por permitir uma análise normativa e por orientações programáticas do PNEF, tem predominado como protocolo de avaliação da aptidão física no meio escolar. Com este trabalho, pretende se refletir sobre a avaliação da aptidão física no meio escolar, nomeadamente através da bateria de testes Fitnessgram, bem como apresentar algumas estratégias e instrumentos complementares. Pretende­se deste modo, abordar questões metodológicas, organizacionais, de análise e divulgação de resultados associadas a avaliação da aptidão física, muitas vezes referenciadas pelos docentes de Educação Física como limitações a aplicação da bateria de testes Fitnessgram. Neste contexto, várias estratégias e ferramentas têm sido desenvolvidas no seio da comunidade escolar, das quais são exemplo a conceção e desenvolvimento de bases de dados, criação de sites e de relatórios individuais através de funcionalidades do Word, soluções com um custo reduzido e enquadradas com a atual conjuntura. No entanto, mais do que um indicador de saúde e um instrumento de planificação, a bateria de testes Fitnessgram afirma­se como um instrumento de promoção de um estilo de vida ativo através do desenvolvimento de competências de avaliação, interpretação e planificação de programas de atividade física entre os adolescentes e jovens.
  • O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no aluno
    Publication . Gouveia, Elvio Rúbio; Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Gouveia, Bruna; Caldeira, Romualdo; Freitas, Rúben; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Marques, Adilson; Kliegel, Matthias; Ihle, Andreas
    A literacia científica em Educação Física tem proporcionado um aumento signi ficativo do conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem mais apro priadas ao desenvolvimento de competências do aluno, em particular no contexto dos jogos desportivos coletivos. Um exemplo da importância da Educação na pro moção da literacia científica no contexto dos jogos desportivos coletivos é o projeto de investigação “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar”. Esta investigação tem discutido o efeito da utilização de modelos de ensino centrados no aluno, influenciados por ideias construtivistas e cognitivistas. A utilização destas novas abordagens no ensino dos jogos desportivos coletivos é a resposta da Escola à forma como deve preparar os seus alunos para se envolverem de forma positiva em atividades desportivas ao longo da vida.