Browsing by Author "Silva, David da"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Silva, David da; Lopes, Hélder Manuel Arsénio; Simões, Joana Catarina MarquesEste documento surge no seguimento do processo de estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Pretende-se apresentar de forma sistematizada e sucinta o conjunto de atividades desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2015/2016 sendo que o principal objetivo deste exercício é de refletir e analisar os diferentes aspetos da atuação do estagiário nesta primeira experiência de lecionação no contexto real. Procura-se expressar, para cada atividade desenvolvida ao longo do estágio pedagógico, as adaptações e respetiva transformação sofrida pelo estagiário apontando indicadores relacionados com o impacto dos processos pedagógicos assumidos sobre os alunos, a comunidade educativa e as instituições envolvidas. O estagiário pôde planificar, operacionalizar e controlar diferentes atividades, todas com os seus objetivos próprios, permitindo solicitações variadas. As primeiras, de caráter curricular foram a caracterização da turma, a assistência às aulas e a prática letiva. As outras, complementares, foram as atividades de intervenção na comunidade escolar, a ação de extensão curricular e as atividades de natureza científico-pedagógica individual e coletiva. Esta última etapa da formação para a docência foi fundamental para o desenvolvimento de competências relacionadas com o domínio de conhecimentos, instrumentos e metodologias úteis a construção e gestão de um processo pedagógico mais flexível, adaptado, coerente e eficaz. Verificou-se que a formação para a docência é um processo que não acaba ao fim do estágio pedagógico. Trata-se de um processo contínuo e infinito onde o professor deve estar preparado para refletir e reconstruir sempre que seja necessário o processo de aprendizagem para que ele seja capaz de desenvolver as competências e capacidades dos alunos.
- O voleibol nas aulas de educação física: o jogo do “Smashball”Publication . Silva, David da; Silva, Luís; Simões, Joana; Nóbrega, Miguel; Lopes, HelderO profissional de Educação Física e Desporto tem à sua disposição inúmeros jogos, exercícios e metodologias para construir o seu processo pedagógico. Um dos desafios colocados ao professor situa-se na sua capacidade de selecionar e manipular os instrumentos e o conhecimento que está à sua disposição para construir uma intervenção pedagógica coerente e eficaz. O Programa Nacional de Educação preconiza a utilização dos Jogos Desportivos Coletivos ao longo de toda a escolaridade. O estudo foca a matéria de Voleibol, a segunda mais lecionada na Região Autónoma da Madeira (Fernandes, 2007). Diferentes abordagens existem e são aplicadas, algumas mais recentes, como é o caso do Smashball, têm surgido e pretendem conseguir responder a certas lacunas existentes noutros jogos. Após a realização dum primeiro estudo sobre o tema do Smashball (Silva, Silva, Simões, Nóbrega & Lopes, 2016) no qual foi possível verificar algumas das suas potencialidades ao nível do empenhamento motor dos alunos, este trabalho tem como principal objetivo verificar diferenças ao nível da frequência de ataques e do nível de estado de prontidão dos alunos entre uma situação de Smashball e de Minivolei. O grupo de participantes foi composto por 16 alunos do 11º ano de uma escola Secundária da Região Autónoma da Madeira. Foram realizadas filmagens que foram analisadas a posteriori utilizando fichas de registos criadas para o efeito. Constatou-se um aumento da frequência média de ataques, assim como um maior nível do estado de prontidão dos alunos quando colocados numa situação de Smashball em relação a quando estão numa situação de Minivolei.