Browsing by Author "Vicente, A."
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Didática das atividades de adaptação ao meio, uma operacionalização na orientaçãoPublication . Fernando, C.; Vicente, A.; Prudente, J.; Lopes, H.A lecionação da orientação na escola nem sempre vai ao encontro das necessidades formativas da educação atual. Este tipo de dificuldade surge muitas vezes pela incapacidade de estruturar o conhecimento de uma forma funcional e que nos permita dominar os fatores que nos possibilitam solicitar os comportamentos pretendidos. Deste modo procurámos identificar algumas das dificuldades existentes na operacionalização desta matéria na escola e apresentar propostas de estruturação do conhecimento coerentes com os objetivos definidos e que permitem uma praxis coerente com o conceito atual de educação. Apresentamos também alguns exemplos de exercícios que poderão ser operacionalizados no contexto da escola e que permitem ir ao encontro dos princípios ativos que definimos para a orientação através do modelo das atividades de adaptação ao meio.
- Educação por decreto e didática por catálogo: duas vertentes do mesmo problemaPublication . Lopes, H.; Gouveia, É.; Rodrigues, A.; Vicente, A.; Prudente, J.; Alves, R.; Correia, A.; Fernando, C.
- Futebol: agredir para transformarPublication . Vicente, A.; Fernando, C.; Lopes, H.A intervenção hoje no Desporto (e no Futebol em particular) não se pode já fazer sem compreender a modalidade, conhecer o Homem e dominar um conjunto de ferramentas operativas (materiais e conceptuais). O conhecimento do Homem, enquanto ser vivo e orgânico, é essencial para podemos atuar transformando-o no sentido pretendido através do Futebol. O Homem é um ser que se transforma e adapta quando é agredido, quando é levado aos seus limites. A intervenção no Futebol deve hoje assentar numa individualização que procure o estímulo apropriado a cada pessoa para que a reação possa ser a pretendida visando assim gerar a agressão que levará à adaptação e transformação pretendidas. É o que nos propomos com este trabalho onde discorremos sobre alguns aspetos que julgamos indispensáveis para que a intervenção no Futebol possa provocar transformações personalizadas que sejam interessantes e úteis contrariando assim uma tendência que nos parece muito pouco rentável (em termos desportivos e humanos) por visar ainda a massificação.
- As novas tecnologias e a rotura do processo pedagógicoPublication . Lopes, H.; Rodrigues, A.; Gouveia, É.; Vicente, A.; Prudente, J.; Simões, J.; Fernando, C.