Browsing by Issue Date, starting with "2012-04"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Dynamic headspace solid-phase microextraction combined with one-dimensional gas chromatography–mass spectrometry as a powerful tool to differentiate banana cultivars based on their volatile metabolite profilePublication . Pontes, Marisela; Pereira, Jorge; Câmara, José S.In this study the effect of the cultivar on the volatile profile of five different banana varieties was evaluated and determined by dynamic headspace solid-phase microextraction (dHS-SPME) combined with one-dimensional gas chromatography–mass spectrometry (1D-GC–qMS). This approach allowed the definition of a volatile metabolite profile to each banana variety and can be used as pertinent criteria of differentiation. The investigated banana varieties (Dwarf Cavendish, Prata, Maçã, Ouro and Platano) have certified botanical origin and belong to the Musaceae family, the most common genomic group cultivated in Madeira Island (Portugal). The influence of dHS-SPME experimental factors, namely, fibre coating, extraction time and extraction temperature, on the equilibrium headspace analysis was investigated and optimised using univariate optimisation design. A total of 68 volatile organic metabolites (VOMs) were tentatively identified and used to profile the volatile composition in different banana cultivars, thus emphasising the sensitivity and applicability of SPME for establishment of the volatile metabolomic pattern of plant secondary metabolites. Ethyl esters were found to comprise the largest chemical class accounting 80.9%, 86.5%, 51.2%, 90.1% and 6.1% of total peak area for Dwarf Cavendish, Prata, Ouro, Maçã and Platano volatile fraction, respectively. Gas chromatographic peak areas were submitted to multivariate statistical analysis (principal component and stepwise linear discriminant analysis) in order to visualise clusters within samples and to detect the volatile metabolites able to differentiate banana cultivars. The application of the multivariate analysis on the VOMs data set resulted in predictive abilities of 90% as evaluated by the cross-validation procedure.
- Avaliação numérica do comportamento sísmico de estruturas de betão armadoPublication . Freire, Diogo Donato Catanho; Mendes, Luís André MarcosOs danos provocados por sismos encontram-se diretamente relacionados com os movimentos do solo que este possa provocar, com a vulnerabilidade da estrutura geológica e com a capacidade das construções para resistirem a tais ações. A preocupação na salvaguarda da vida humana e no mitigar dos danos provocados por eventos sísmicos conduziu a um grande avanço e aperfeiçoamento na compreensão do fenómeno, nas suas consequências e nas técnicas de conceção e de dimensionamento sismo-resistentes. À medida que as exigências técnicas evoluem, procura-se desenvolver métodos de análise que descrevam melhor o comportamento real das estruturas. Embora atualmente as análises dinâmicas tridimensionais lineares com base em análises modais e em coeficientes de comportamento sejam muito utilizadas, devido essencialmente à sua simplicidade e rapidez de execução, tem-se verificado uma crescente aderência a novas metodologias que têm diretamente em conta o comportamento não linear das estruturas quando sujeitas a ações sísmicas. Esta tese tem como principal objetivo estudar diferentes técnicas de simulação numérica do comportamento sísmico de estruturas de betão armado. São descritas as principais características das metodologias de simulação numérica mais utilizadas tanto em gabinete de projeto como em estudos de investigação. É dada especial atenção às análises dinâmicas não lineares, uma vez que esta técnica foi utilizada para simular o comportamento de uma estrutura de betão armado de um piso, que foi ensaiada no âmbito da 15ª Conferência Mundial em Engenharia Sísmica. Para avaliar a capacidade de simulação desta técnica, os resultados numéricos são diretamente comparados com os resultados experimentais, sendo possível verificar uma boa concordâncias entre ambos.
- Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professoresPublication . Correia, Ana Isabel Marote; Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça CostaAo longo dos últimos anos na literatura académica, é possível perceber que o Auto-conceito tem sido um dos constructos com maior crescimento e visibilidade no campo de investigação na área de Psicologia. Esta investigação teve como objectivo principal perceber se o auto-conceito dos Alunos é coincidente com aquilo que os Pais e Professores pensam acerca dos próprios em duas Instituições de Ensino na Região Autónoma da Madeira. Para isso, utilizou-se a Escala de Auto-Conceito e Auto-Estima para adolescentes de Peixoto e Almeida (1999) para a amostra de alunos e uma adaptação desta escala para Pais e Professores na Escola Básico dos 2 e 3º Ciclos Bartolomeu Perestrelo e no Externato da Apresentação de Maria. A amostra ficou constituída por 187 alunos entre os 11 e os 17 anos de idade, 187 pais e 17 professores. Os resultados obtidos permitiram concluir que no auto-conceito global dos alunos não existem diferenças entre géneros, idades, nível sócio-económico, nem entre alunos do ensino público e privado. Contudo, em relação aos domínios do auto-conceito dos alunos existem diferenças em algumas dimensões do auto-conceito (competência atlética, aparência física, comportamento e amizades íntimas) entre géneros, idades (amizades íntimas) e entre alunos que frequentam estabelecimentos de ensino público e privado (os domínios da Aceitação Social, Competência a Matemática e Auto-Estima). Foi possível ainda perceber que os professores aproximaram-se mais do auto-conceito dos alunos do que os pais dos mesmos.
- Semantic media wiki adaptation to support organizational engineering=Adaptação do semantic media wiki para suporte e engenharia organizacionalPublication . Capela, Jorge Manuel Reis; Aveiro, David Sardinha Andrade deAs organizações possuem processos de gestão e de operacionalização que se tornam cada vez mais diversificados e complexos. Estes processos podem partilhar diversas características, por exemplo, são: realizados por pessoas; constrangidos por recursos limitados e planeados, executados e controlados. Na maior parte das organizações, a característica «planeamento, execução e controlo» não é eficazmente colocada em prática: as pessoas diversificam funções mas os processos continuam complexos e muitas vezes são conduzidos sem uma estrutura lógica. Tal deve-se a diversos factores: as pessoas não conhecem exactamente a missão da organização, nem os seus papéis de actores enquanto recursos humanos; as organizações não possuem mecanismos adequados para lidar com os processos organizacionais, o que resulta num forte impacto na sua competitividade. A chave para garantir essa competitividade passa por descrever, estandardizar e adaptar a forma de responder a determinados tipos de eventos de negócio e a sua interacção com fornecedores, parceiros de negócio, organizações concorrentes e clientes. Neste contexto surge a modelação associada à Engenharia Organizacional com o objectivo de construir representações de factos organizacionais para criar e desenvolver uma consciência colectiva da realidade organizacional (self-awareness) nas organizações. A abordagem desta dissertação centra-se na utilização da metodologia DEMO (Design and Engineering Methodology for Organizations), criada e desenvolvida por Jan L. G. Dietz, com o intuito de auxiliar a referida modelação através de um wiki semântico (Semantic MediaWiki). O contexto deste projecto insere-se na adaptação do Semantic MediaWiki para suporte à Engenharia Organizacional e permitir a modelação dos processos organizacionais, baseada na metodologia DEMO. A nossa investigação e implementação procuram: formalizar factos organizacionais nas páginas do Semantic MediaWiki; e adaptar o Semantic MediaWiki para gerar automaticamente diagramas DEMO com base nas páginas wiki que contêm a formalização dos factos organizacionais.