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- Aplicações da trigonometria do 3º Ciclo na astronomiaPublication . Teixeira, Helena Isabel Alves; Drumond, Custódia Mercês Reis RodriguesEste relatório foi escrito no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionado, unidade curricular pertencente ao Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, durante o ano letivo de 2012/2013. Neste relatório, de forma resumida, descrevo todo o trabalho desenvolvido por mim e pelo grupo de estágio aquando da nossa formação numa escola básica e secundária da Região Autónoma da Madeira. Apresento também um enquadramento teórico que, de forma breve, corrobora as minhas ideias sobre o ensino da Matemática e o conhecimento da Ciência. Acredito que esta disciplina pode ser ensinada e aprendida com recurso a estratégias que englobam outras Ciências. O propósito está em, não só aprender Matemática, mas também desenvolver o raciocínio, pensamento crítico e interesse pelas Ciências de um modo geral nos alunos. Desta forma, neste relatório poder-se-á encontrar três métodos de ensino-aprendizagem (visitas de estudo, atividades investigativas e resolução de problemas) que utilizei nas aulas de Matemática, com o intuito de os alunos aprenderem Trigonometria com a Astronomia. O gosto e interesse pela Matemática e pelas Ciências desvanecem a cada dia que passa em grande parte dos alunos e caso os professores não encontrem estratégias para inverter esta tendência, corremos o sério risco de estar a criar gerações cientificamente iliteradas. Assim, neste relatório procurei verificar como é que a Astronomia poderá contribuir para a aprendizagem da Matemática e como é que, no ensino desta disciplina, a Astronomia poderá contribuir para uma melhor compreensão do mundo por parte dos alunos.
- Utopia e distopia: testemunhar o mundo em Pepetela (estórias de cães, montanhas e predadores)Publication . Castro, Fernanda Gonçalves de; Paolinelli, Luísa Maria Soeiro marinho AntunesA literatura angolana tem um importante papel de consciencialização e (re)construção nacional, explorando a busca pela unificação e afirmação das identidades de países outrora colónias, tanto no período colonial, como na pós-revolução. Como mecanismos de desconstrução, a ironia e a utopia/distopia atravessam o discurso histórico-cultural e literário em O Cão e os Caluandas (1985), A Montanha de Água Lilás: uma fábula para todas as idades (2000) e Predadores (2005), de Pepetela. Estas obras repensam a complexidade da realidade pós-colonial em Angola sob o signo da relação e do percurso de utopia/distopia/utopia. Os romances pepetelianos desempenham um papel fulcral na asseveração da literatura angolana e na busca pela angolanidade. Através da reflexão sobre os ‘nãoditos’ da História oficial, Pepetela alegoriza a desconstrução do herói e a (des)crença das utopias fracassadas através da poética do desencanto irónico e subversivo. Podem reconhecer-se várias dinâmicas na escrita pepeteliana que se alicerçam na reescrita da História e no papel reflexivo do leitor perante uma sociedade ficcionada que pode ser real. Assim, perspetiva-se uma vertente autorreflexiva do passado e do presente que a própria literatura promove. É no sentido da consideração destes aspetos que esta dissertação se direciona, partindo da definição e do estudo da utopia, distopia e os mecanismos da ironia, passando pela inter-relação entre o real e a ficção. Nesse sentido, procede-se à análise dos retratos pepetelianos desapiedados, relativamente à utopia socialista e à deceção perante a decadência dos heróis-ícaros da revolução. Estas personagens simbolizam a distopia, marcando negativamente o período pós-independência. Finalmente, será fulcral estudar Pepetela como um crítico social e humanista, ‘ainda’ crente na Humanidade, que constrói utopias-esperanças a partir de distopias, subsidiando o real com recurso à literatura como instrumento de intervenção.