Browsing by Issue Date, starting with "2014-12"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Stresse, coping e engagement em docentes da educação especial da RAMPublication . Calaça, Zita Vanessa Alves; Capelo, Maria Regina Teixeira FerreiraOs problemas referentes à profissão constituem uma preocupação constante de todos os trabalhadores, de tal modo que os agentes de stresse no trabalho são objeto, cada vez mais, de importância reconhecida pelos pesquisadores, pelos profissionais e pelas instituições. No que concerne à docência, esta é considerada uma profissão de alto risco mental e físico. Este estudo objetiva analisar a relação entre stresse, coping e engagement em docentes da educação especial da RAM. Sessenta e dois docentes da educação especial responderam ao Questionário de dados sociodemográficos e profissionais, ao Questionário de Stresse nos Professores (QSP), ao Coping Job Scale (CJS) e Escala de Avaliação do Engagement (UWES). Os resultados revelam que 40.4% dos professores percecionam a profissão como muito stressante e exigente. Indicam que as principais fontes de stresse são o trabalho burocrático/administrativo, o estatuto da carreira docente e as pressões de tempo/excesso de trabalho; que as estratégias mais utilizadas para lidarem com o stresse são as estratégias de controlo/confronto; que o vigor corresponde ao nível de engagement mais elevado. Apontam correlações significativas e positivas entre o nível geral de stresse, as dimensões do QSP, as estratégias de controlo/confronto e as dimensões do engagement; e indicam a absorção e a dedicação como preditores do stresse docente (R2 = 46.7). Não mostram diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis sociodemográficas e profissionais e as subescalas das variáveis em estudo. Sugere-se a aplicação de programas de intervenção para a promoção do bem-estar entre os professores da educação especial.
- Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Francisco FrancoPublication . Caires, Cláudio Roberto Andrade de; Lopes, Helder Manuel ArsénioO presente documento tem por objetivo relatar de forma reflexiva e objetiva todas as atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico, realizado no ano letivo 2013/2014, na Escola Secundária Francisco Franco, turma 24 do 10º ano. Está centrado essencialmente nas quatro áreas de intervenção delineadas nos conteúdos programáticos para o Estágio Pedagógico: prática letiva, atividade de integração no meio educativo, atividades de natureza científico-pedagógica de caráter individual e coletivo e por fim a atividade de intervenção da comunidade educativa. O intuito de otimizar a nossa intervenção pedagógica levou-nos a uma gestão dinâmica da prática letiva, através de ajustamentos sucessivos do processo de ensino/aprendizagem, conforme os comportamentos solicitados revelavam-se induzidos ou não pelos alunos. A avaliação foi subtema constituinte nesta área de intervenção,revelando-se como elemento regulador e certificador das competências e aprendizagens adquiridas pelos alunos. A assistência às aulas, suscitou-nos competências essencialmente na posição de observadores contribuindo igualmente para detetar possíveis anomalias através de uma visão mais alargada de toda a dinâmica da aula. A intervenção na comunidade escolar teve como base envolver todos os agentes da comunidade escolar na promoção de estilos de vida saudável, prática de exercício físico regular e no combate ao sedentarismo. As atividades de integração no meio implicaram tarefas de caraterização da turma e estudo de caso. Ainda como complemento deste capítulo, procedemos à ação de extensão curricular, com uma atividade com tema central no mar, mais concretamente na pesca desportiva, na qual tentámos solicitar um conjunto de comportamentos diferentes e desafiantes, quando comparados com aqueles predominantemente ocorridos em contexto de aula. As ações científico-pedagógica foram resultado da constatação de uma problemática relacionada com a heterogeneidade da prestação motora dos alunos. O estudo desenvolvido revelou-se extremamente importante, pois serviu para alicerçar o processo de ensino/aprendizagem.
- Organizations redesign and building of information systemsPublication . Gouveia, Duarte Paulo Brazão; Aveiro, David Sardinha Andrade deDevelop software is still a risky business. After 60 years of experience, this community is still not able to consistently build Information Systems (IS) for organizations with predictable quality, within previously agreed budget and time constraints. Although software is changeable we are still unable to cope with the amount and complexity of change that organizations demand for their IS. To improve results, developers followed two alternatives: Frameworks that increase productivity but constrain the flexibility of possible solutions; Agile ways of developing software that keep flexibility with less upfront commitments. With strict frameworks, specific hacks have to be put in place to get around the framework construction options. In time this leads to inconsistent architectures that are harder to maintain due to incomplete documentation and human resources turnover. The main goals of this work is to create a new way to develop flexible IS for organizations, using web technologies, in a faster, better and cheaper way that is more suited to handle organizational change. To do so we propose an adaptive object model that uses a new ontology for data and action with strict normalizing rules. These rules should bound the effects of changes that can be better tested and therefore corrected. Interfaces are built with templates of resources that can be reused and extended in a flexible way. The “state of the world” for each IS is determined by all production and coordination acts that agents performed over time, even those performed by external systems. When bugs are found during maintenance, their past cascading effects can be checked through simulation, re-running the log of transaction acts over time and checking results with previous records. This work implements a prototype with part of the proposed system in order to have a preliminary assessment its feasibility and limitations.
- Sistema de replicação de circuitos integrados digitais baseado em análise comportamentalPublication . Rodrigues, Rodolfo Henrique Silva; Barros, João Dionísio Simões; Rodrigues, Luis Elias RibeiroNesta dissertação de mestrado é desenvolvido um sistema de replicação de circuitos integrados digitais (combinatórios e sequenciais), por observação do seu normal funcionamento. O sistema desenvolvido carateriza-se pela capacidade de extrair e descrever na linguagem VHDL o comportamento de um circuito integrado digital em funcionamento, utilizando técnicas não invasivas e automatizadas, suportado por um vasto conjunto de algoritmos de aquisição e análise de dados. O sistema desenvolvido assenta em dois módulos principais: um módulo de software que consiste numa plataforma de algoritmos de análise, controlo e gestão do sistema (alojada num computador) e um módulo de aquisição de dados (hardware) que consiste num circuito capaz de realizar as medições necessárias para o funcionamento do sistema, comandado pelo módulo de software. A comunicação entre os dois módulos é efetuada via porta série. Os algoritmos desenvolvidos realizam uma análise da correspondência entre entradas e saídas procurando aplicar uma aproximação a um circuito combinatório se possível, caso contrário são utilizados métodos heurísticos para efetuar uma aproximação a um circuito sequencial através de uma máquina de estados. Entradas ou saídas constantes são previamente identificados e excluídos do processo de análise, para efeitos de simplificação. Os resultados obtidos demonstram que é possível replicar o comportamento observado em circuitos digitais (combinatórios e sequenciais) desde que o número de amostras recolhidas seja adequado. Verifica-se ainda que o método desenvolvido replica a funcionalidade do circuito integrado nas condições onde o circuito está inserido.
- Considerações sobre o ensino e a aprendizagem da álgebra no 3º ciclo do ensino básicoPublication . Abreu, Maria Susana Nicolau; Lopes, Luiz Carlos Guerreiro.
- Need fulfillment and experiences on social media: a case on facebook and whatsappPublication . Teixeira, José Pedro Sousa; Karapanos, EvangelosWith an increasing inflow and outflow of users from social media, understanding the factors the drive their adoption becomes even more pressing. This work reports on a study with 494 users of Facebook and WhatsApp. Different from traditional uses & gratifications studies that probe into typical uses of social media, we sampled users’ single recent, outstanding (either satisfying or unsatisfying) experiences, based on a contemporary theoretical and methodological framework of 10 universal human needs. Using quantitative and qualitative analyses, we found WhatsApp to unlock new opportunities for intimate communications, Facebook to be characterized by primarily non-social uses, and both media to be powerful life logging tools. Unsatisfying experiences were primarily rooted in the tools’ breach of offline social norms, as well in content fatigue and exposure to undesirable content in the case of Facebook. We discuss the implications of the findings for the design of social media.
- Synthesis of FITC-PAMAM conjugates for in vitro cell studiesPublication . Fernandes, João Tiago Moniz; Rodrigues, João Manuel Cunha; Tomás, Helena Maria Pires Gaspar
- RehabNet: a social network for the deployment of online rehabilitation contentPublication . Vieira, Artur César Nunes; Badia, Sérgi Bermudez iSocial network sites (SNSs) have gained much popularity and attention of academic and industry researchers intrigued by the opportunities they give people to reach others in an easy and timely manner, to exchange and share various kinds of information. As recognition of this fact, there has been a growing attention over the last years in the development of health social networks and their impact on the people. However current health social networks suffer different limitations related with their functionality and usability. Furthermore, the majority of these health social networks only meet present information about treatments and symptoms, and do not are designed for health professionals and researchers. This work presents the implementation of a health social network which aims at filling existing gaps, allowing people to have a direct interaction with the health professionals and the possibility to participate from home in training activities and research studies to improve their recovery. Additionally, offers health professionals and researchers the possibility to create and deploy new types of trainings and assess the impact in the recovery of people. Surveys and usability tests were performed to validate the conceptual and design ideas.