Advisor(s)
Abstract(s)
O presente documento tem por objetivo relatar de forma reflexiva e objetiva todas as atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico, realizado no ano letivo
2013/2014, na Escola Secundária Francisco Franco, turma 24 do 10º ano.
Está centrado essencialmente nas quatro áreas de intervenção delineadas nos conteúdos
programáticos para o Estágio Pedagógico: prática letiva, atividade de integração no
meio educativo, atividades de natureza científico-pedagógica de caráter individual e
coletivo e por fim a atividade de intervenção da comunidade educativa.
O intuito de otimizar a nossa intervenção pedagógica levou-nos a uma gestão dinâmica
da prática letiva, através de ajustamentos sucessivos do processo de ensino/aprendizagem, conforme os comportamentos solicitados revelavam-se induzidos ou não pelos alunos. A avaliação foi subtema constituinte nesta área de intervenção,revelando-se como elemento regulador e certificador das competências e aprendizagens adquiridas pelos alunos. A assistência às aulas, suscitou-nos competências essencialmente na posição de observadores contribuindo igualmente para detetar possíveis anomalias através de uma visão mais alargada de toda a dinâmica da aula.
A intervenção na comunidade escolar teve como base envolver todos os agentes da
comunidade escolar na promoção de estilos de vida saudável, prática de exercício físico
regular e no combate ao sedentarismo.
As atividades de integração no meio implicaram tarefas de caraterização da turma e estudo de caso. Ainda como complemento deste capítulo, procedemos à ação de
extensão curricular, com uma atividade com tema central no mar, mais concretamente
na pesca desportiva, na qual tentámos solicitar um conjunto de comportamentos
diferentes e desafiantes, quando comparados com aqueles predominantemente ocorridos
em contexto de aula.
As ações científico-pedagógica foram resultado da constatação de uma problemática
relacionada com a heterogeneidade da prestação motora dos alunos. O estudo
desenvolvido revelou-se extremamente importante, pois serviu para alicerçar o processo de ensino/aprendizagem.
Description
Keywords
Estágio pedagógico Alunos Escola Aprendizagens Reflexão Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Centro de Ciências Sociais