Publication
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Francisco Franco
dc.contributor.advisor | Lopes, Helder Manuel Arsénio | |
dc.contributor.author | Caires, Cláudio Roberto Andrade de | |
dc.date.accessioned | 2015-06-24T13:34:46Z | |
dc.date.available | 2015-06-24T13:34:46Z | |
dc.date.issued | 2014-12 | |
dc.description.abstract | O presente documento tem por objetivo relatar de forma reflexiva e objetiva todas as atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico, realizado no ano letivo 2013/2014, na Escola Secundária Francisco Franco, turma 24 do 10º ano. Está centrado essencialmente nas quatro áreas de intervenção delineadas nos conteúdos programáticos para o Estágio Pedagógico: prática letiva, atividade de integração no meio educativo, atividades de natureza científico-pedagógica de caráter individual e coletivo e por fim a atividade de intervenção da comunidade educativa. O intuito de otimizar a nossa intervenção pedagógica levou-nos a uma gestão dinâmica da prática letiva, através de ajustamentos sucessivos do processo de ensino/aprendizagem, conforme os comportamentos solicitados revelavam-se induzidos ou não pelos alunos. A avaliação foi subtema constituinte nesta área de intervenção,revelando-se como elemento regulador e certificador das competências e aprendizagens adquiridas pelos alunos. A assistência às aulas, suscitou-nos competências essencialmente na posição de observadores contribuindo igualmente para detetar possíveis anomalias através de uma visão mais alargada de toda a dinâmica da aula. A intervenção na comunidade escolar teve como base envolver todos os agentes da comunidade escolar na promoção de estilos de vida saudável, prática de exercício físico regular e no combate ao sedentarismo. As atividades de integração no meio implicaram tarefas de caraterização da turma e estudo de caso. Ainda como complemento deste capítulo, procedemos à ação de extensão curricular, com uma atividade com tema central no mar, mais concretamente na pesca desportiva, na qual tentámos solicitar um conjunto de comportamentos diferentes e desafiantes, quando comparados com aqueles predominantemente ocorridos em contexto de aula. As ações científico-pedagógica foram resultado da constatação de uma problemática relacionada com a heterogeneidade da prestação motora dos alunos. O estudo desenvolvido revelou-se extremamente importante, pois serviu para alicerçar o processo de ensino/aprendizagem. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/836 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Aprendizagens | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Francisco Franco | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |