Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Francisco Franco

dc.contributor.advisorLopes, Helder Manuel Arsénio
dc.contributor.authorCaires, Cláudio Roberto Andrade de
dc.date.accessioned2015-06-24T13:34:46Z
dc.date.available2015-06-24T13:34:46Z
dc.date.issued2014-12
dc.description.abstractO presente documento tem por objetivo relatar de forma reflexiva e objetiva todas as atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico, realizado no ano letivo 2013/2014, na Escola Secundária Francisco Franco, turma 24 do 10º ano. Está centrado essencialmente nas quatro áreas de intervenção delineadas nos conteúdos programáticos para o Estágio Pedagógico: prática letiva, atividade de integração no meio educativo, atividades de natureza científico-pedagógica de caráter individual e coletivo e por fim a atividade de intervenção da comunidade educativa. O intuito de otimizar a nossa intervenção pedagógica levou-nos a uma gestão dinâmica da prática letiva, através de ajustamentos sucessivos do processo de ensino/aprendizagem, conforme os comportamentos solicitados revelavam-se induzidos ou não pelos alunos. A avaliação foi subtema constituinte nesta área de intervenção,revelando-se como elemento regulador e certificador das competências e aprendizagens adquiridas pelos alunos. A assistência às aulas, suscitou-nos competências essencialmente na posição de observadores contribuindo igualmente para detetar possíveis anomalias através de uma visão mais alargada de toda a dinâmica da aula. A intervenção na comunidade escolar teve como base envolver todos os agentes da comunidade escolar na promoção de estilos de vida saudável, prática de exercício físico regular e no combate ao sedentarismo. As atividades de integração no meio implicaram tarefas de caraterização da turma e estudo de caso. Ainda como complemento deste capítulo, procedemos à ação de extensão curricular, com uma atividade com tema central no mar, mais concretamente na pesca desportiva, na qual tentámos solicitar um conjunto de comportamentos diferentes e desafiantes, quando comparados com aqueles predominantemente ocorridos em contexto de aula. As ações científico-pedagógica foram resultado da constatação de uma problemática relacionada com a heterogeneidade da prestação motora dos alunos. O estudo desenvolvido revelou-se extremamente importante, pois serviu para alicerçar o processo de ensino/aprendizagem.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/836
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAprendizagenspor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleRelatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Francisco Francopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCláudioCaires.pdf
Size:
3.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: