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- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Vieira, Liliana Marisa Coelho do Rosário; Kotecki, Ana Maria França Freitas KotO presente relatório foi elaborado para a aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o trabalho referenciado espelha a práxis pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática em contexto de Educação de Infância realizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os sete anos. No que se refere ao contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, esta desenrolou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Pena, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com alunos com idades entre os seis e os oito anos. O corpus do relatório reúne um enquadramento teórico e metodológico e os pressupostos teóricos que serviram de alicerce a toda a ação pedagógica, bem como a intervenção pedagógica in loco, que se apoiou na metodologia de investigação-ação. Esta investigação, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi realizada com o propósito de colmatar dificuldades na escrita e fomentar o gosto pela literacia. Na Educação Pré- Escolar, à semelhança da investigação anterior, procurou-se promover a motivação para a escrita e imitação da grafia. Neste sentido, e com o propósito de melhorar a qualidade da intervenção educativa, surgiu a necessidade de investigar, para uma ação fundamentada, analisada, refletida e adequada, assumindo-se assim um papel prático-reflexivo. No desenrolar da práxis procurou-se realizar atividades, onde a atitude experiencial, a aprendizagem ativa e cooperativa estivessem presentes, partindo da visão da criança como um ser que participa e constrói o seu processo de aprendizagem. A intencionalidade educativa aspirou uma pedagogia-em-participação, cooperante com os níveis de desenvolvimento pessoal e social e o objetivo de atingir aprendizagens significativas.
- Perceções e conhecimentos dos docentes face à inclusão de alunos com autismo no ensino regularPublication . Correia, Lisandra Cláudia Andrade; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasCada vez mais, surgem novos casos de Perturbação do espectro do Autismo. Esta nova realidade faz com que haja um aumento dos estudos empíricos e científicos sobre o tema, onde se procura responder a questões como a causa, as suas principais características e qual a melhor forma de lidar com a problemática no seu meio familiar, escolar e social. Como não podia ser diferente, esta investigação teve como objetivo central compreender as perceções e conhecimentos dos docentes, face à inclusão de alunos com autismo no ensino regular. A amostra obtida foi de 89 docentes, sendo 74 do sexo feminino e 15 do sexo masculino, que lecionam em escolas da Região Autónoma da Madeira, mais especificamente na cidade do Funchal. A recolha dos dados foi feita através de um questionário elaborado para este estudo. Os resultados do estudo indicam que os professores conhecem a perturbação assim como identificam de forma correta os sinais que definem a problemática. Além disso, verifica-se que os docentes defendem e acreditam na inclusão, no entanto, quando questionados se os alunos com autismo devem ser todos incluídos, constata-se que muitos docentes salientam que essa inclusão deve ter em conta o nível de autismo que a criança apresenta. Os docentes salientaram também algumas mudanças que são fulcrais para a inclusão, como a redução das turmas, materiais de apoio, professora de educação especial para dar apoio mais individualizado a estes alunos, e ainda formação na área.
- Non-invasive strategy in assessing asthma through biofluids metabolomics exploration: exhaled breath and urine potentialitiesPublication . Caldeira, Michael Manuel Lima; Câmara, José Sousa; Carriço, Sílvia Maria da Rocha SimõesAsthma is a significant health issue in the pediatric population with a noteworthy growth over the years. The proposed challenge for this PhD thesis was the development of advanced methodologies to establish metabolomic patterns in urine and exhaled breath associated with asthma whose applicability was subsequently exploited to evaluate the disease state, the therapy adhesion and effect and for diagnostic purposes. The volatile composition of exhaled breath was studied combining headspace solid phase microextraction (HS-SPME) with gas chromatography coupled to mass spectrometry or with comprehensive two-dimensional gas chromatography coupled to mass spectrometry with a high resolution time of flight analyzer (GC×GC–ToFMS). These methodologies allowed the identification of several hundred compounds from different chemical families. Multivariate analysis (MVA) led to the conclusion that the metabolomic profile of asthma individuals is characterized by higher levels of compounds associated with lipid peroxidation, possibly linked to oxidative stress and inflammation (alkanes and aldehydes) known to play an important role in asthma. For future applications in clinical settings a set of nine compounds was defined and the clinical applicability was proven in monitoring the disease status and in the evaluation of the effect and / or adherence to therapy. The global volatile metabolome of urine was also explored using an HSSPME/GC×GC–ToFMS method and c.a. 200 compounds were identified. A targeted analysis was performed, with 78 compounds related with lipid peroxidation and consequently to oxidative stress levels and inflammation. The urinary non-volatile metabolomic pattern of asthma was established using proton nuclear magnetic resonance (1H NMR). This analysis allowed identifying central metabolic pathways such as oxidative stress, amino acid and lipid metabolism, gut microflora alterations, alterations in the tricarboxylic acid (TCA) cycle, histidine metabolism, lactic acidosis, and modification of free tyrosine residues after eosinophil stimulation. The obtained results allowed exploring and demonstrating the potential of analyzing the metabolomic profile of exhaled air and urine in asthma. Besides the successful development of analysis methodologies, it was possible to explore through exhaled air and urine biochemical pathways affected by asthma, observing complementarity between matrices, as well as, verify the clinical applicability.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Laura José Alves; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaO presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este foi construído em torno da intervenção pedagógica desenvolvida no contexto de Educação Pré-Escolar, no Infantário “O Carrocel”, e no contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada. Na primeira parte é feita uma abordagem ao enquadramento teórico, legislativo e metodológico, sendo que estes fundamentaram a intervenção pedagógica. Numa outra parte é apresentada a intervenção pedagógica, que teve como importante recurso a investigação-ação. Esta distinta metodologia promove atitudes de reflexão que permitem que sejam pensadas e utilizadas estratégias durante a práxis, tentando envolver as crianças numa aprendizagem de caráter ativo e significativo, tendo sempre em atenção as suas necessidades e interesses. No fim serão apresentadas reflexões críticas acerca da intervenção pedagógica realizada nos contextos de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo, dando também resposta às questões incluídas nos projetos de Investigação-Ação desenvolvidos. Deste modo, este relatório acaba por apresentar a importância que a intervenção pedagógica possui na construção da identidade profissional em contexto de formação inicial.
- Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida no âmbito dos ensinos básico e secundário: uma reflexão contextualizadaPublication . Cruz, Bruno José Lourenço da; Lopes, Helder Manuel ArsénioEste relatório de mestrado foi elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Através deste, tentamos demonstrar todo o nosso percurso profissional, com o intuito de refletir acerca de todo o processo, facultando informações importantes das práticas exercidas, os seus contextos, as metodologias e estratégias seguidas e adotadas Neste trabalho, procuramos não nos limitar à reprodução de vivências relativas à prática profissional, tendo optado por salientar também aspetos importantes da pedagogia e metodologia do ensino da Educação Física e da sua didática. O presente relatório está organizado em três capítulos: 1. Revisão bibliográfica, onde foi feito um enquadramento do ensino em Portugal e onde foram expostos aspetos de natureza concetual a ter em conta na atividade profissional do professor de Educação Física, contexto legal, contexto institucional e do contexto de natureza funcional; 2. Experiência profissional, capítulo onde foram expostas as práticas desenvolvidas como professor e os seus contextos, as conceções do professor, planeamento, as atividades desenvolvidas, as dificuldades, as estratégias e controlo do trabalho desenvolvido, bem como a formação continua frequentada e, por último, a Reflexão Final, onde é realizada uma síntese reflexiva sobre as temáticas abordadas.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Natacha Teresa Ferreira; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaO presente relatório foi realizado para obtenção do grau de Mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete o estágio pedagógico desenvolvido no contexto da Educação Pré-Escolar, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Lombada, e no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Pena. No desenrolar da ação pedagógica, tentou-se envolver as crianças em aprendizagens baseadas na diferenciação pedagógica, no trabalho cooperativo, em pressupostos construtivistas e em estratégias significativas, dando-se ênfase ao jogo, às Tecnologias de Informação e Comunicação, aos materiais didáticos e ao ensino experimental das ciências. Estes foram os princípios que edificaram a intencionalidade educativa, os quais privilegiaram o conjunto e a individualidade de cada criança. Decorrente da necessidade de promover o ensino-aprendizagem de qualidade, adotou-se a metodologia de investigação-ação, que, estimulando a atitude investigativa, reflexiva e de mudança do docente, apresentou soluções às problemáticas evidenciadas. Para terminar, verificou-se a relevância da práxis pedagógica para a formação inicial e o desenvolvimento da identidade profissional, reconhecendo-se que esta resulta, portanto, de um processo longo e contínuo.
- Indicadores psicológicos e de qualidade de vida de pacientes em contexto hospitalar: um contributo para o trabalho de equipa na psicologia da saúdePublication . Roque, Fátima Liliana Gouveia; Soares, Maria Luísa PereiraA presente investigação intitulada, Indicadores Psicológicos e de Qualidade de Vida de Pacientes no Contexto Hospitalar: Um Contributo Para o Trabalho de Equipa na Psicologia da Saúde tem como principais objetivos, efetuar uma reflexão acerca: da evolução dos conceitos de Saúde e Doença, dos contributos da Psicologia da Saúde, especificando o trabalho do Psicólogo em Contexto Hospitalar e do Processo de reabilitação da pessoa com incapacidade física adquirida. Outra das finalidades da presente investigação é proceder a uma revisão bibliográfica acerca dos conceitos de Qualidade de Vida (QV), Sintomatologia Depressiva e Adesão aos Tratamentos, bem como: 1) analisar os níveis de qualidade de vida de 172 utentes de um Serviço de Medicina Física e Reabilitação; 2) explorar a presença de sintomatologia depressiva na amostra; 3) analisar a adesão destes mesmos utentes à medicação prescrita para a sua doença; 4) avaliar o impacto do grau de sintomatologia depressiva na QV dos sujeitos; 5) Perceber quais os principais motivos que levam o Médico Fisiatra a encaminhar utentes para as consultas de psicologia. O hospital é um dos contextos em que os Psicólogos podem desenvolver as suas competências. O Psicólogo que exerce a sua profissão em contexto hospitalar fá-lo numa equipa multidisciplinar. O papel primordial do psicólogo na equipa de trabalho é o de ser um generalista que é responsável pela contextualização do problema, quer ao nível das questões psicológicas e psicossociais quer ao nível do problema de saúde. Um dos serviços hospitalares em que é essencial a colaboração do Psicólogo é a Medicina Física e Reabilitação. Porém, existe escassa literatura científica relativa ao 3 acompanhamento psicológico de indivíduos com défices físicos e incapacidades adquiridas.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Andrade, Fátima Marlene Rodrigues de; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório de estágio de mestrado foi elaborado para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Reflete todo o caminho percorrido no desenrolar da intervenção pedagógica quer na valência de PréEscolar, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, com o grupo de crianças da sala Pré III, quer na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ribeira Brava, com a turma do 2º ano A. O corpus deste relatório congrega um conjunto de pressupostos teóricos que sustentaram toda a ação pedagógica e que contribuíram, de certa forma, para a construção de uma identidade profissional. Salienta-se, também, o enquadramento metodológico presente neste trabalho, norteado pela investigação-ação, que orientou toda a praxis. Posteriormente expõe-se informações relativas aos contextos e caraterísticas das crianças e apresenta-se todo o percurso de ação pedagógica, que visou responder às questões investigativas, que formam o cerne deste estudo.
- Invariantes culturais versus inovação pedagógica: o caso de uma escola municipal de Santo Estêvão, Bahia, BrasilPublication . Conceição, José Oliveira da; Fino, Carlos Manuel NogueiraEsta dissertação teve como caráter peculiar a análise dos invariantes culturais que obstam a atuação do sujeito docente como constituinte do dispositivo educacional no tocante ao seu desempenho. Este projeto de pesquisa nasceu às luzes das indagações educacionais, no tocante às práticas pedagógicas do sujeito docente e seu olhar enquanto ser educador e/ou profissional da educação: Por que a escola “SIMME” situada na cidade de Santo Estêvão – Bahia – Brasil, ainda se encontra aprisionada ao modelo de educação fabril? Por que muitos professores pensam que a presença física das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sua prática pedagógica já garante a inovação? Por que tantas fixações em paradigmas ancorados no passado? Refletiremos como esse sujeito docente vem atuando e analisando suas perspectivas educacionais, por essa vertente, pretendemos discutir e compreender como a prática pedagógica acontece e se há inovação. A abordagem de pesquisa que dá conta de alcançar o objetivo proposto é o método qualitativo, e, de forma mais específica, foi realizado um estudo etnográfico, pois, o objeto do estudo é a análise aprofundada de uma unidade em questão. Os sujeitos pesquisados foram os docentes, direção, funcionários e alunos da escola “SIMME” no município de Santo Estêvão, Bahia.