Browsing by Issue Date, starting with "2016-04"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Cabeço, Estela Maria Sousa do; Pombo, Dora AguinO estágio pedagógico proporciona uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, sendo uma etapa fundamental para a formação de um professor. O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, descreve o estágio pedagógico concretizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo de 2012/2013. O relatório teve por objetivo descrever, analisar e refletir sobre todas as atividades realizadas, as práticas vividas e as competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Este relatório é uma síntese das atividades desenvolvidas nos seguintes domínios: Prática de Ensino Supervisionada, Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Atividades de Natureza Científico-Pedagógica. O trabalho desenvolvido ao longo do estágio e durante a escrita do relatório revelou-se um tempo importante para vivenciar e refletir a realidade do quotidiano da profissão professor e para compreender os desafios da mesma. Das várias componentes do estágio, destacou-se a prática letiva, porque foi em torno dela que decorreu o estágio, tendo o professor estagiário, através da mesma, tido a oportunidade de evoluir pessoal e profissionalmente. As atividades e as reflexões realizadas permitiram adquirir conhecimentos e competências imprescindíveis para um profissional do ensino e contribuíram para a formação integral do professor estagiário.
- Continuidade do desempenho do cargo de diretor de turma e o impacto no sucesso educativo dos alunos: um estudo no 2º Ciclo de uma escola pública da Ilha da MadeiraPublication . Araújo, Paula Alexandra Lopes; Bento, António Maria VelosoA escola portuguesa do século XXI tem sido alvo de reformas sucessivas procedentes de imposições económicas, políticas e sociais, sem o devido acompanhamento de inovação bottom up. A mudança decorrente tem-se processado sobretudo formalmente (inovação top down), menosprezando, ainda em larga escala, as pessoas e o seu capital (intelectual, emocional, social e psicológico), num momento em que a globalização impulsiona a transição do paradigma funcional para o paradigma das competências. Sendo os indivíduos parte integrante das soluções e êxitos organizacionais, bem como cada vez mais manifesta a preocupação dos líderes com a eficácia, eficiência e qualidade do serviço prestado ao nível das escolas de interesse público, direcionamos a análise para a gestão dos recursos humanos, mais particularmente ao nível da dualidade: instabilidade na carreira docente/estabilidade do diretor de turma. O interesse supremo da temática reside nas potencialidades deste cargo de gestão intermédia na concretização da missão da escola, a partir do papel que o seu detentor assume na teia de relações em que se insere por imposição das suas funções, e que pode fomentar quando dotado de determinadas características. Este estudo de caso, de natureza essencialmente quantitativa, traduz a análise crítica acerca do impacto da continuidade do desempenho do cargo ao longo do 2.º ciclo do ensino básico no sucesso educativo dos alunos, partindo da análise dos resultados de medidas adotadas no ano escolar 2010/2011. Para o efeito recorreu-se à análise do aproveitamento, da atuação do conselho de turma e da comunicação escola-família em seis turmas do sexto ano de escolaridade, três com o mesmo diretor de turma, de uma escola pública do concelho de Câmara de Lobos. Concluímos que a manutenção do diretor de turma nas turmas visadas teve repercussões na vertente relacional, principalmente, não tendo sido confirmada a conexão entre a continuidade do profissional que assume o cargo ao longo do ciclo e os resultados académicos dos discentes, pese embora a opinião contrária de 87,9% dos docentes inquiridos, e de a maioria quer dos estudantes, quer dos seus encarregados de educação, ser favorável à sua prossecução.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Soares, Flávia Lisete Gonçalves; Brazão, José Paulo GomesEste relatório de estágio mostra o final de um percurso académico e solicita o conseguimento do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e incide sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam a prática pedagógica em contexto de estágio no 1ºCiclo do Ensino Básico, numa turma de 3ºano de escolaridade e na Educação Pré-escolar, com crianças com idades compreendidas entre os três e quatro anos de idade. Este relatório foi desenvolvido segundo a metodologia de Investigação-Ação e está estruturalmente dividido por duas partes: o enquadramento teórico e metodológico e pela intervenção pedagógica. Contempla o perfil do professor e do educador, o docente como profissional reflexivo, a sua construção flexível do currículo e como a criança aprende, como esta realiza a sua aprendizagem. Ainda expõe as estratégias utilizadas e as temáticas em torno da Investigação-Ação desenvolvidas na práxis, centradas na planificação como instrumento de trabalho, no trabalho cooperativo, na importância do brincar e das atividades lúdicas, na importância da literatura infantil, da matemática e das expressões na aprendizagem das crianças. Contém também a parte referente à intervenção pedagógica nas duas valências. Contextualizando a instituição escolar, os ambientes, os recursos e as atividades desenvolvidas. E ainda são abordadas as intervenções realizadas com a comunidade educativa. No final de cada capítulo de prática pedagógica é realizada uma reflexão geral e no término deste relatório procede-se às considerações finais com a importância dos estágios para a minha formação.
- Controlo de estufagem do Vinho Madeira em escala pilotoPublication . Faria, Carlos Miguel da Silva; Dias, Fernando Manuel Rosmaninho Morgado Ferrão; Marques, José CarlosUm dos processos de envelhecimento do Vinho Madeira é a “Estufagem” realizada através da circulação de água aquecida a uma determinada temperatura por um sistema de serpentina existente no interior de cada estufa. De modo a tornar o processo de estufagem eficiente e preservar a qualidade do Vinho Madeira, a monitorização, registo e controlo da temperatura reveste-se da maior importância sendo, atualmente, todo esse processo realizado, por norma, manualmente, quer no sistema de dez estufas de aço inox existente no laboratório de enologia da Universidade da Madeira (UMa), quer nos sistemas das cooperativas de Vinho Madeira. Existem, no mercado, alguns sistemas que solucionam, com menor ou maior limitação, este problema. Porém, nenhum desses sistemas implementa um sistema de controlo “inteligente” capaz de se adaptar automaticamente a diferentes períodos de temperaturas predefinidos e manter o aquecimento das estufas de acordo com essas temperaturas com uma margem de erro inferior a ±0,5℃, bem como o custo associado aos mesmos é elevado o que dificulta a sua implementação neste setor. O sistema implementado, nesta tese, consiste em duas aplicações: uma aplicação web e uma Windows Forms Application. A aplicação web foi desenvolvida em C# com recurso à framework ASP.NET Web Pages e implementa toda a lógica necessária à monitorização gráfica e à gestão do sistema, nomeadamente a definição do setpoint para cada estufa. A Windows Forms Application, também desenvolvida em C# devido à necessidade de interligação com a biblioteca fornecida pela CAREL para conexão aos controladores de temperatura IR32, efetua o registo e controlo automático da temperatura, de acordo com o setpoint definido para cada estufa através da aplicação web. O controlo de temperatura realiza-se com recurso às redes neuronais, nomeadamente através dum controlador DIC (Direct Inverse Controller) que obteve, de entre os vários controladores testados, o melhor Erro Quadrático Médio (MSE) e o melhor Coeficiente de Correlação (R). Através da utilização do sistema implementado conseguiu-se eliminar a limitação física de erro com ± 1℃ em torno do setpoint tendo-se conseguido, para o melhor caso, uma margem de erro de ± 0,1℃ relativamente ao setpoint reduzindo-se, assim, a margem de variação de temperatura até um máximo de 1,8ºC e, consequentemente, o erro associado.
- CultuRAM: agenda cultural da Região Autónoma da MadeiraPublication . Camacho, Valter Edgar Rodrigues; Nóbrega, Leonel Domingos TeloA Região Autónoma da Madeira é uma região turística com uma oferta cultural intensa e diversificada, que é dinamizada por um considerável número de entidades. A necessidade de gerir toda essa oferta torna-se cada vez mais premente. Com esta necessidade surge o conceito de agenda cultural única, um mecanismo que congregue toda a atividade cultural desenvolvida na região. O projeto Agenda Cultural da Região Autónoma da Madeira, designado por CultuRAM, consiste numa aplicação web direcionada às entidades regionais que desenvolvam atividades no domínio da cultura. Essas entidades podem ser públicas ou privadas que estejam ligadas à promoção e divulgação de eventos culturais. Esta plataforma de gestão e divulgação de conteúdos tem por principal objetivo a centralização da gestão e divulgação da atividade cultural desenvolvida na região, posicionando-se como uma agenda cultural única. Com esta ferramenta pretende-se criar as condições necessárias aos diversos intervenientes, de modo a assegurar uma melhor oferta cultural, tanto aos residentes, como aos turistas que nos visitam. Este relatório descreve e documenta os métodos de investigação e fases de desenvolvimento do projeto, com enfase na referência e fundamentação dos modelos e tecnologias utilizadas.
- Cultura e outros tecidos: contributo para o estudo sobre a evolução do vestuário e a moda na Madeira, no período entre guerras (1918-1939)Publication . Macedo, Licínia Isabel Freitas; Rodrigues, Paulo Miguel Fagundes de FreitasAs décadas de 20 e 30 do século XX, repletas de acontecimentos, introduziram transformações relevantes, a vários níveis, por todo o mundo. No ocidente, após a I Grande Guerra e o tempo de crise que se seguiu, a economia desenvolveu-se e a moda foi uma das áreas que, nessa onda, se alterou também. Os grandes centros da moda eram, então, Paris e Londres. Este trabalho pretende enquadrar o Funchal na Europa no que respeita à moda, e mostrar as influências que tiveram as novas tendências, e os grandes centros que as difundiram, na indumentária feminina de alguns estratos da sociedade funchalense. As povoações do resto da ilha eram ainda muito ruralizadas e grande parte da população não era sequer alfabetizada, logo não lia jornais. Na cidade abriram-se novas lojas trazendo diferentes produtos: novos e variados tecidos, malas, meias e, às bancas, chegaram revistas com artigos sobre estas temáticas que estimularam o uso das novidades do vestuário e impulsionaram a expansão e democratização da moda e da atenção dada ao corpo, ao seu bem-estar e à sua apresentação. A análise de vários periódicos permitiu-nos constatar a forma como eram recebidas no Funchal estas novidades, como uma parte das senhoras funchalenses manifestavam grande preocupação em estar na moda;as crónicas a ela dedicadas; o tipo de texto usado;e o retrato social que faziam. O grande objetivo deste trabalho é, efetivamente, contribuir para um maior conhecimento dessa realidade no Funchal e, assim, para um melhor conhecimento da sua história e cultura.
- FLM guide: roteiro do festival literário da MadeiraPublication . Sousa, Carolina Sofia Martins; Fermé, Eduardo Leopoldo; Pestana, Hélder Gouveia FigueiraO presente relatório surge de modo a expor toda a experiência vivenciada, assim como todo o trabalho desenvolvido ao logo do estágio curricular inserido no plano de conclusão do Mestrado em Engenharia Informática, da Universidade da Madeira. A ideia de realizar um estágio curricular para a conclusão do 2º ciclo de estudos em Engenharia Informática surgiu da vontade de conhecer a dinâmica de trabalho de uma empresa real, com necessidades e prazos reais, e ao mesmo tempo ganhar alguma experiência profissional, pondo em prática muitas das competências adquiridas durante a formação académica. Neste relatório serão descritas as metodologias e tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de uma aplicação móvel, na qual é possível consultar o roteiro/programa de eventos do Festival Literário da Madeira, organizado pela empresa Nova Delphi. Será exposta a análise previamente feita sobre algumas tecnologias e ferramentas crossplatform (multiplataforma) pesquisadas com o intuito de serem utilizadas no projeto. Posteriormente, serão também apresentadas as fases e decisões tomadas em relação aos procedimentos escolhidos e utilizados durante o processo de desenvolvimento e implementação das duas versões disponibilizadas da aplicação móvel para a 3ª e 4ª edições do Festival Literário da Madeira – versões 1.0 e 2.0, respetivamente.