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- Estilos de vida associados à saúde: um estudo em universitários de educação física e desporto da Universidade do Estado do Amazonas e da Universidade da MadeiraPublication . Silva, Rafaela Pinheiro; Rodrigues, Ana José Aguiar; Faber, Myrian AbecassisA atividade física (AF) interligada à promoção de saúde e ao bem-estar, é preventiva de diversas doenças. Contribui para o bem-estar físico, psicológico e qualidade de vida do indivíduo (Sousa & Borges, 2016). O estilo de vida definido na juventude influência toda a vida (Silva, Pereira, Almeida, Silva & Oliveira, 2012). A presente dissertação é constituída por dois estudos com os objetivos de: (i) caracterizar e analisar as diferenças entre géneros e regiões (Madeira e Amazonas) no estilo de vida, no perfil de AF, no estado nutricional e perceção de envolvimento de universitários do curso de Educação Física e Desporto (EFD); (ii) analisar as diferenças entre os tercis de estilo de vida, nos parâmetros AF, estado nutricional, envolvimento e composição corporal. Participaram no primeiro estudo 343 sujeitos (195 homens e 148 mulheres) com idades entre 17 e 51 anos; universitários dos Cursos de EFD do Amazonas, Brasil e da Madeira, Portugal. Num segundo estudo 239 sujeitos (121 homens e 118 mulheres) com uma média de idade de 26,10±6,12 anos. Todos os participantes foram avaliados através de questionários no estilo de vida (Añez, Reis & Petroski, 2008), no perfil de AF (Florindo & Latorre, 2003), na perceção de envolvimento (Malavasi, Duarte, Both & Reis (2007) e no peso, altura e perímetro da cintura (Fragoso & Vieira, 2005). A maioria dos sujeitos (57,9%) reporta um estilo de vida “muito bom” ou “excelente”, reportando os participantes da Madeira em maior proporção melhor qualidade do estilo de vida, bem como um perfil de AF mais ativo e menor índice de massa corporal comparativamente aos participantes do Amazonas (p<0,05). Verifica-se diferentes perceções do envolvimento, entre os participantes de ambas as regiões (p<0,05). No segundo estudo constatou-se que independentemente do género, os participantes com reduzidos níveis de AF, apresentam um risco acrescido de apresentarem um estilo de vida mais desfavorável, comparativamente aos participantes mais ativos (homens odds ratios: 13,19; 95% IC: 3,524-49,369 e mulheres odds ratios: 12,51; 95% IC: 2,780-56,337). Estes resultados reforçam a influencia de multifatores no conceito de estilo de vida, no entanto a AF parece possuir particular relevo.
- Relatório da atividade profissionalPublication . Sousa, Rui Filipe de Jesus Pinto de; Lopes, Hélder Manuel ArsénioEste relatório reporta-se a atividade profissional que desenvolvemos nos últimos anos, na Escola Salesiana de Artes e Ofícios, Escola EB1/JI Espinho nº2, Escola S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira e na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas. É um relatório essencialmente reflexivo da nossa prática profissional com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Na elaboração do relatório optamos por dividir o trabalho em duas partes. A primeira parte se reportará à caraterização dos contextos das escolas e uma segunda parte onde promovemos a caracterização e análise da atividade profissional desenvolvida nas diversas dimensões. O relatório carateriza-se por uma componente essencialmente de reflexão crítica e projetiva, com o objetivo de compreender as implicações das atividades desenvolvidas ao longo da nossa atividade profissional enquanto docente. Através desta reflexão podemos constatar a forte identificação como profissional de educação física demonstrou ainda que a disciplina de educação física é um meio excelente para o desenvolvimento de novas aprendizagens, segundo as quais as crianças e jovens se tornam mais confiantes e melhoram a sua autoestima, bem como lhes traz benefícios em termos de saúde e bem-estar quer no presente quer no futuro enquanto adultos. No final, pretende-se que este documento sirva de referência para uma melhoria da nossa prática profissional, evidenciando os aspetos positivos e os negativos para que possamos encontrar as soluções mais adequadas, que irão de encontro a uma docência de excelência.