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- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Spínola, Ana Carolina Miranda; Correia, Fernando Luís de SousaO presente trabalho constitui-se como o produto final das práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de formação inicial para a docência nas vertentes de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas práticas realizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, na Sala Amarela, e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Água de Pena, com as turmas do 1.º e do 3.º ano. Visando a construção de uma prática sustentada, procurou-se enquadrar os principais pressupostos teóricos e metodológicos que estão na base da intervenção em contexto educativo. Este estudo inicial foi considerado e transposto para a prática pedagógica, no âmbito da qual se aprofundaram os princípios metodológicos e didáticos que estiveram por detrás de toda a ação educativa. Neste relatório expõe-se, então, toda esta análise através de uma perspetiva crítica e reflexiva, havendo mais ênfase na vertente prática. Quanto a esta, é relevante referir a construção e implementação de dois projetos de Investigação-Ação, levados a cabo com vista à melhoria das práticas desenvolvidas por meio de um processo contínuo de reflexão e questionamento. A Prática Pedagógica I desenvolveu-se em torno da questão de investigação: De que forma as áreas de interesse da Sala Amarela podem ser promotoras de momentos de aprendizagem significativa que vão ao encontro das necessidades e preferências das crianças? Por sua vez, no âmbito da Prática Pedagógica II, procurou-se responder à seguinte questão: Será que a adoção de estratégias de diferenciação pedagógica poderá conduzir a aprendizagens mais significativas na sala do 3.º ano da EB1/PE de Água de Pena? De modo a responder a estas questões, foram implementadas diversas estratégias, em conformidade com os objetivos de cada projeto. Por fim, a Prática Pedagógica III foi dedicada ao aprofundamento dos princípios didáticos inerentes ao processo de ensinoaprendizagem.
- Construção da carreira no ensino secundário: estudo exploratório com psicólogos e estudantesPublication . Fernandes, Elsa Maria Macedo; Carvalho, Renato Gil GomesA adolescência corresponde a um período do ciclo de vida em que se verifica um primeiro compromisso com a carreira e, nessa medida, a um período significativo de desenvolvimento vocacional. Face à importância e ao impacto da tomada de decisão de carreira na adolescência, a intervenção psicológica na carreira e no domínio vocacional assume grande relevância na promoção da adaptabilidade dos jovens. Assim, no presente estudo, pretendemos compreender o modo como se opera a intervenção vocacional no ensino secundário na região da Madeira, bem como as variáveis associadas a uma maior adaptabilidade na carreira nos jovens. Para o efeito, optamos por uma investigação com design misto e constituída por dois estudos. O primeiro estudo de natureza qualitativa, com recurso à técnica da entrevista, envolveu a participação de 6 psicólogas a exercerem em escolas com nível secundário da Madeira. No segundo estudo, procurámos analisar a relação entre um conjunto de variáveis sociodemográficas (zona de residência, habilitações académicas dos pais e sexo), relativas ao percurso escolar (médica escolar e retenções) e à participação em atividades de construção de carreira e a adaptabilidade. Participaram 201 estudantes do ensino secundário, com idades entre os 16 e os 23 anos (M = 17,56, DP = 0,89). Os instrumentos foram um questionário sociodemográfico e o inventário Career Adaptabilities Scale. Os resultados do primeiro estudo indicam que, na prática dos profissionais de Psicologia, existem condicionantes de uma abordagem de desenvolvimento de carreira sistemática junto dos alunos do ensino secundário; elucidam também para as necessidades no plano da intervenção vocacional neste nível de ensino nas escolas da Madeira e conduzem a reflexões com implicações para a prática. No segundo estudo, não se verificaram efeitos significativos de variáveis sociodemográficas na adaptabilidade de carreira dos jovens. Quanto às variáveis relativas ao percurso escolar, verificou-se uma associação positiva entre indicadores de sucesso escolar e a adaptabilidade. Foram identificadas limitações e elencadas sugestões de investigações futuras. Contribuímos, desta forma para a compreensão da realidade da intervenção de carreira apresentando as perspetivas dos intervenientes no processo e potenciamos a reflexão no domínio vocacional no ensino secundário na Região.
- Relatório de atividade profissional em projeto de estruturasPublication . Aguiar, Adérito Luís da Silva; Lobo, Paulo Renato Camacho da SilvaO setor da construção enfrentou uma das épocas mais difíceis desde que há registo. Essencialmente, as obras que estão em desenvolvimento dizem respeito à recuperação do património. Prevê-se uma procura diferenciada de atos de engenharia, no entanto a especialidade de estruturas será sempre primordial. Devido às exigências regulamentares, a segurança estrutural é um dos fatores de maior relevância na indústria da construção. A Regulamentação Portuguesa, nomeadamente o Regulamento de Segurança e Ações (RSA) e o Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-esforçado (REBAP), serão em breve substituídos por um novo quadro legislativo, definido pelos Eurocódigos. Numerosos projetistas experientes demonstram não estarem preparados para operar através destes códigos, pelo que continuam a aplicar em exclusividade o “REBAP e o RSA”. A aplicação dos Eurocódigos oferece alguns obstáculos para os projetistas, visto que introduzem novidades na quantificação de cargas, vento, entre outros. No entanto são extremamente benéficos, visto que uniformizam as metodologias de cálculo estrutural ao nível da União Europeia. Este relatório de atividade profissional surge neste âmbito, tendo como objetivo apresentar, para além de uma descrição resumida da atividade profissional do autor, desenvolvida nos últimos 11 anos, a aplicação dos “Eurocódigos” num projeto de Estabilidade Estrutura. A realização do projeto permitiu ao autor conhecer a nova legislação: a forma como está organizada, as diferenças no dimensionamento face à legislação ainda em vigor, bem como as alterações introduzidas no modo de dimensionamento das estruturas de betão para ações dinâmicas, sendo que foi onde se notou diferenças significativas.