Browsing by Issue Date, starting with "2019-02-08"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Supervisão pedagógica em contextos não formais de educação sénior: que contributos? Um estudo numa universidade sénior da RAMPublication . Rodrigues, Mariana Filipa Nascimento; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaA presente investigação “Supervisão Pedagógica em contextos não formais de Educação Sénior: que contributos? Um estudo numa Universidade Sénior da RAM” pretende compreender como é que a supervisão é desenvolvida e qual a sua importância em contextos não formais da educação, nomeadamente numa Universidade Sénior. Com o aumento da população idosa nos últimos séculos tornou-se necessário criar ferramentas para torná-los ativos na sociedade. Então surgiram as universidades seniores que vieram dar a esta população uma nova experiência e uma nova vivência a estes. Mas para garantir o bom funcionamento e os interesses dos alunos é necessário a entreajuda e a cooperação entre todos e de esta forma surge a supervisão no mundo não formal da educação. No que concerne à metodologia escolhida para a realização deste estudo foi escolhido a investigação de natureza qualitativa com base no estudo de caso. A entrevista semiestruturada e a análise documental foram as técnicas de recolha de dados adotada, por permitir obter direta e imediatamente a informação pretendida, junto dos sujeitos da investigação (três alunos, cinco professores e o coordenador do projeto). Para a análise dos dados implementou-se a análise de conteúdo e a triangulação de dados. A partir das perceções recolhidas junto dos participantes da investigação e de uma análise crítica e cuidada, foi possível responder às questões da investigação e depreender que o papel do coordenador neste projeto é de coordenador. Este coordenador ajuda todos os envolvidos, programa todo o projeto e ainda orienta e guia os professores.
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Neves, Sulamita Raquel Fernandes Barreto; Rodrigues, Ana José AguiarO documento que apresentamos visa analisar, discutir e refletir sobre todas as atividades desenroladas, no âmbito do estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo 2017/2018, anexo ao Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Madeira. Este relatório de estágio, além de ser uma narrativa de uma experiência única, vivida pela estagiária, apresenta um diagnóstico da sala de aula investigada, o que poderá servir de base para outros docentes, quer estejam no início da sua carreira, ou não. Um processo exigente e moroso, que proporcionou momentos de reflexão constantes, na promissora carreira docente. Inserido neste documento encontramos a prática letiva, parte mais extensa do estágio pedagógico, a assistência às aulas e suas competências associadas, abarcando uma panóplia de estratégias diversificadas e modelos de ensino aplicados. Como complementos curriculares, encontramos as atividades de natureza científico-pedagógica, a atividade de extensão curricular e a ação de intervenção na comunidade escolar. Acreditamos ter contribuído para uma educação crítica e emancipatória, onde o aluno constrói o saber e faz uma leitura crítica das informações que retém. Criando, na escola, um ambiente de indagações e transformações em detrimento de um ambiente de respostas.
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Pinto, Joana Jardim; Lopes, Helder Manuel ArsénioO Relatório de Estágio é o culminar do processo de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, pela Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo 2017/2018, envolvendo a orientação da prática pedagógica a uma turma de 12° ano. A apresentação, a análise e a reflexão de atividades, de problemáticas e de experiências decorrentes do estágio pedagógico são os nossos principais objetivos com este documento, destacando as aprendizagens decorrentes deste processo que envolveu um conjunto diversificado de atividades e respetivas funções, das quais destacamos: a prática letiva; as atividades de integração no meio; as atividades de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. Assim, o estágio pedagógico foi um momento de verdadeiros desafios, como consequência da diversidade de ações a realizar, e da articulação existente entre todas estas, promovendo uma formação eclética ao futuro professor de Educação Física. Neste sentido, a vivência destes processos, relativamente à sua conceção, operacionalização e consequente reflexão, promoveu uma transformação e desenvolvimento das competências do professor (e simultaneamente dos alunos derivado à relação recíproca), no que se refere à: (i) tomada de decisão em função da leitura do contexto (caraterísticas particulares dos alunos e do próprio meio escolar), (ii) aplicação e análise das potencialidades de instrumentos, de metodologias e de estratégias no processo de ensinoaprendizagem dos alunos; (iii) gestão do processo ensino-aprendizagem no seu todo; (iv) capacidade de analisar, refletir e criticar as suas próprias competências e (v) capacidade de comunicar e de se expor perante uma turma.
