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Supervisão pedagógica em contextos não formais de educação sénior: que contributos? Um estudo numa universidade sénior da RAM

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A presente investigação “Supervisão Pedagógica em contextos não formais de Educação Sénior: que contributos? Um estudo numa Universidade Sénior da RAM” pretende compreender como é que a supervisão é desenvolvida e qual a sua importância em contextos não formais da educação, nomeadamente numa Universidade Sénior. Com o aumento da população idosa nos últimos séculos tornou-se necessário criar ferramentas para torná-los ativos na sociedade. Então surgiram as universidades seniores que vieram dar a esta população uma nova experiência e uma nova vivência a estes. Mas para garantir o bom funcionamento e os interesses dos alunos é necessário a entreajuda e a cooperação entre todos e de esta forma surge a supervisão no mundo não formal da educação. No que concerne à metodologia escolhida para a realização deste estudo foi escolhido a investigação de natureza qualitativa com base no estudo de caso. A entrevista semiestruturada e a análise documental foram as técnicas de recolha de dados adotada, por permitir obter direta e imediatamente a informação pretendida, junto dos sujeitos da investigação (três alunos, cinco professores e o coordenador do projeto). Para a análise dos dados implementou-se a análise de conteúdo e a triangulação de dados. A partir das perceções recolhidas junto dos participantes da investigação e de uma análise crítica e cuidada, foi possível responder às questões da investigação e depreender que o papel do coordenador neste projeto é de coordenador. Este coordenador ajuda todos os envolvidos, programa todo o projeto e ainda orienta e guia os professores.
The present research "Pedagogical Supervision in non-formal contexts of Senior Education: in what contributions? A study at a RAM Senior University "aims to understand how supervision is developed and how important it is in non-formal contexts of education, particularly in a Senior University. With the increase of elderly population in recent centuries it has become necessary to create tools to make them active in society. Senior universities then emerged to give this section of the population a new experience and a new living to them. But in order to ensure the good functioning and interests of the students it is necessary the mutual aid and the cooperation among all and in this way the supervision in the non-formal arises in the world of the education. The methodology chosen for this study was qualitative research and the semi structured interview and the documentary analysis were the data collection techniques adopted, in order to obtain directly and immediately the information required, from the research subjects (three students, five teachers and the project coordinator). Data analysis and data triangulation were implemented to analyze the data. From the perceptions gathered from the research participants and from a critical and careful analysis, it was possible to answer the research questions and to understand that the role of the supervisor in this project is of a coordinator. This coordinator helps everyone involved, plans the entire project, and orientates and guides the teachers.

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Supervisão pedagógica Educação não formal Educação sénior Envelhecimento Universidade sénior Pedagogical supervision Non-formal education Senior education Aging Senior university Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

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