Browsing by Issue Date, starting with "2019-02-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A formação da identidade do professor de acupuntura: um diálogo interculturalPublication . Barros, Thereza Roberta Andrade de; Kotecki, Ana Maria França Freitas Kot; Cavalcanti, Rilva José Pereira UchoaA pesquisa teve como objetivo estudar a formação da identidade do professor de acupuntura em escolas existentes na cidade do Recife e Região Metropolitana, refletindo acerca dos desafios e decisões que possibilitaram a construção de uma carreira docente. Ao tempo em que desbravou alguns caminhos, discutiu a importância dos elementos culturais e filosóficos e seu impacto na formação docente, acentuando uma condição necessária: os diálogos entre as culturas, sem hierarquização, mas com respeito e reverência a um conhecimento milenar. Com uma abordagem qualitativa, foi aplicado o método de estudo de casos múltiplos, que contou com a contribuição de professores que participaram de entrevistas semiestruturadas e posteriormente de grupo focal. Também foi realizada análise documental para fechar a triangulação da recolha de dados. Para análise de conteúdos, foram elaboradas categorias advindas dos discursos dos entrevistados, focadas nas temáticas formação de professor, supervisão pedagógica e diálogos interculturais. Sem intenções de julgamentos ou comparações, a dissertação põe em debate uma formação que percorre o caminho da paixão e autonomia, o que permitiu pontuar outras contribuições para formação inicial e continuada do professor de acupuntura.
- Manifestações culturais e inovação pedagógica: dialogicidade entre educação formal e não formal na comunidade quilombola de Tijuaçu, BahiaPublication . Silva, Elissandra Gonçalves; Mendonça, Alice; Silva, Ana Lúcia Gomes daEste estudo investigativo teve como objeto de estudo as manifestações culturais de Tijuaçu e teve como objetivo geral analisar se há inovação pedagógica nos processos que conduzem as manifestações culturais de Tijuaçu e suas implicações para os sujeitos. Para alcançar tal objetivo delimitamos como objetivos específicos: discutir em que se constituem os processos pedagógicos na contemporaneidade e se a inovação pedagógica está presente nas manifestações culturais nas comunidades quilombolas, em especial em Tijuaçu; analisar se a escola formal articula os saberes e elementos culturais locais no processo de construção de uma educação inovadora. Assim, a pesquisa se ancorou no paradigma da pesquisa qualitativa e num estudo de caso com cariz etnográfico tendo o método etnográfico como escolha, utilizando como técnicas de coleta dos dados: observação participante, entrevista semiestruturada, análise de documentos e de imagens por compreender que estas se apresentavam mais adequadas à compreensão do significado dos fatos e fenômenos investigados. O levantamento, análise e interpretação dos dados nos permitiram concluir que os grupos de manifestações culturais constituem formas de transmissão da cultura local, onde exista uma didática interativa de valorização ao trabalho colaborativo e à aprendizagem mediada e carregada de significados. Encontramos a valorização da cultura como forma de identidade, conhecimento crítico e reflexivo, sendo constatada dessa forma, a presença de inovação pedagógica dentro dessas práticas, apesar do futuro dessas manifestações serem alvo de preocupação pelos membros de grupos culturais. Já na Escola Municipal de Primeiro Grau, constatamos ainda de forma enraizada uma prática educativa entre o ensino formal e informal, pois a dialogicidade entre esses dois tipos de conhecimento tendo por veículo as manifestações culturais aparecem limitadas a datas comemorativas. Apesar dessa realidade, também constatamos na escola pesquisada, indícios de inovação pedagógica, pois alguns docentes valorizam em suas práticas o protagonismo do aprendiz, a aprendizagem significativa, assim como sua criticidade, reflexão e autonomia. Essas práticas com foco inovador se fizeram notar principalmente nas aulas de história, ciências e nas do Programa Mais Educação (PME).
- Horta sustentável na escola rural: inovação pedagógica no processo de aprendizagem?Publication . Vasconcelos, Maria José de Farias; Pereira, Gorete; França, TerezaApresenta-se a presente dissertação com o tema Horta Sustentável na Escola Rural: inovação pedagógica no processo de aprendizagem, destacando as categorias Educação Ambiental, Aprendizagem, Horta Sustentável e Inovação Pedagógica. Para tanto, discutimos os principais conceitos de educação ambiental, bem como, estabelecemos um estudo teórico sobre inovação pedagógica e suas possibilidades no desenvolvimento da prática pedagógica para o conteúdo de educação sustentável. Utilizamos como metodologia um estudo de caso de natureza qualitativa e como instrumentos de coleta de dados entrevistas e observação participante, com notas de campo, concluindo que a horta sustentável na escola rural contribui para uma aprendizagem crítico reflexiva, baseada no desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Rural Pedro Ibiapino, concluindo que de fato as práticas ali inseridas se mostram como inovadoras e que estas contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos, pois estes demonstram atitudes coerentes com os conteúdos da referida disciplina.