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- Estudo do comportamento de link de 24 GHz em situação de incêndios florestaisPublication . Carôto, Lizette Celina Aguiar; Nascimento, Alberto; Neves, CarlosO objetivo deste projeto é o estudo do comportamento das comunicações rádio, na banda livre de 24 GHz num incêndio. Em caso de incêndio as comunicações são críticas pelo que é necessário entender e quantificar a correlação entre o incêndio e a propagação do sinal quando são interferidas pela presença de gases e fumo. O incêndio simulado foi realizado nos Prazeres, em que os combustíveis utilizados foram eucaliptos secos e pneus de automóvel. Para a realização deste ensaio foram utilizadas as antenas Ubiquit AirFiber 24. Este estudo envolveu também medições térmicas da temperatura da obstrução com câmara termográfica e um termómetro infravermelho para medição temperatura da combustão. Por fim foram recolhidas amostras de cinzas para análise química.
- Produções visuais estudantis e inovação pedagógica: um estudo da ação pedagógica com recursos tecnológicos na escolaPublication . Gama, Maria Eliane Araújo; Bento, António Maria Veloso; Gomes, Antenor RitaAs novas tecnologias aplicadas à educação são ferramentas que possibilitam a aproximação entre teoria e prática, aprimoram o planejamento e a prática docente, mas também trazem diversas possibilidades ao fazer docente e à relação com a informação e a sua democratização no ambiente escolar. A proposta desse trabalho foi investigar o potencial educativo e artístico da participação ativa dos educandos na criação de roteiros e produção de vídeos, compreendendo até que ponto a ação educativa desencadeada pelo projeto Produções Visuais Estudantis (PROVE), criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia Brasil, no ano de 2012, promove efetivamente a construção do conhecimento, caracterizando-se como uma inovação pedagógica.
- A literatura de cordel na escola do campo brasileira: um estudo de caso de caso à luz da inovação pedagógicaPublication . Brito, Maria Ivanilda Cassimiro de; Bento, António Maria Veloso; Reis, Maria da Conceição dosTrabalho com o tema “A literatura de cordel na escola do campo brasileira: um estudo de caso à luz da inovação pedagógica”, destacando uma análise crítica da prática pedagógica com a literatura de cordel arguindo se tratar ou não de inovação pedagógica, considerando as categorias: Literatura de Cordel, Aprendizagem Crítico Reflexiva e Inovação Pedagógica. A pesquisa objetivou compreender até onde o estudo e a produção de textos de cordel contribuem para uma aprendizagem crítica e reflexiva, bem como, se é uma ferramenta que propicia inovação pedagógica por meio da investigação das práticas pedagógicas desenvolvidas com a literatura de cordel em uma escola, destinada ao ensino fundamental inserida na zona rural do município de Poção, Pernambuco. Encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira refere-se à fundamentação teórica, refletindo os aspectos importantes sobre a literatura infantil, sobre a literatura de cordel e sobre a inovação pedagógica. Na segunda parte descreve-se aos aspectos metodológicos que envolvem o estudo empírico, bem como a coleta, a análise e interpretação dos resultados. Para responder a questão da investigação realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa de cariz etnográfico, mediante um estudo de caso. Salienta-se que a partir da coleta de dados realizada através da observação participante com notas de campo, entrevistas etnográficas e análise de documentos oficiais e pessoais, evidencia-se que as práticas pedagógicas pautadas na literatura de cordel ocasionam uma ruptura nos paradigmas tradicionais da educação, pois criam a oportunidade dos aprendizes ampliarem sua visão frente aos contextos socioculturais do mundo atual, através de ambientes promotores de aprendizagem significativa. Permeando assim um ambiente favorável a ocorrência de inovação pedagógica.
- A literatura infantil nas escolas do campo brasileiras e a inovação pedagógica: um estudo de práticas pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamentalPublication . Silva, Célia Maria da; Mendonça, Alice Maria Justa Ferreira; Reis, Maria da Conceição dosO presente trabalho investiga de que forma a literatura infantil contribui para uma aprendizagem crítico reflexiva, baseada no desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos estudantes, com intuito de mobilizar os alunos do ensino fundamental em prol da melhoria do processo de leitura, tentando verificar se o mesmo se assume como inovação pedagógica. O estudo foi desenvolvido através do tema: “A literatura infantil nas escolas do campo brasileiras e a inovação pedagógica: um estudo de práticas pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamental”. O campo de pesquisa foi uma Escola Pública Rural do Município de Poção – Pernambuco, Brasil, que trabalha com a literatura infantil na sala de aula e teve como sujeitos estudados, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a professora e a gestão da escola. A metodologia desenvolvida é de um estudo de caso de natureza qualitativa que adota a observação participante, com notas de campo como procedimento principal de coleta de dados, bem como a entrevista semiestruturada e a recolha de documentos. Assim, a presente investigação insere-se numa abordagem qualitativa dos fenômenos educativos que teve como resultados a evidência que a literatura infantil pode ser considerada uma ferramenta significativa para o processo de ensino-aprendizagem bem como para motivar o gosto pela leitura e garantir uma formação cultural e cidadã. Portanto, a prática educativa através da literatura infantil manifesta traços de inovação pedagógica e a postura dos professores e alunos tem demonstrado práticas pedagógicas inovadoras, uma vez que proporcionam uma aprendizagem crítico reflexiva, baseada no desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos estudantes.