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- SCAARF: a subtle conditioning approach for anxiety relief facilitationPublication . Lopes, Laís dos Santos; Campos, Pedro Filipe PereiraAnxiety disorders represent a significant public health problem, affecting more than 280 million people worldwide. Although mobile and wearable interfaces have long been developed to improve mental health issues, most of the current approaches still operate in the so-called “reflective mind”. However, learning about self-regulation techniques and coping strategies for dealing with and learning about stress can be counterproductive when it comes to anxiety disorders, since reflecting on your own health data can enhance stress and anxiety symptoms. This work introduces an alternative method to mitigating anxiety symptoms through the use of a smart wearable interface, SCAARF, which implements a subconscious, less invasive approach in the design of assistive technologies for mental health, that takes advantage of a multimodal intervention (haptic and auditory) to help users cope with anxious states. Qualitative results suggest that the SCAARF mobile app is effective in helping users relax and cope with anxious states of mind, and that the scarf form-factor is perceived as comfortable, familiar (and thus non-intrusive). Moreover, user feedback shows the SCAARF wearable supports a calm state of mind, as it reminds users to relax.
- Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Camacho, Mónica Micaela Andrade; Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraO relatório de estágio é um documento que surge no culminar do estágio e é um dos momentos de avaliação no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Assim sendo apresenta uma reflexão acerca da experiência de estágio pedagógico, incluindo todo o processo de investigação, de ação e de conhecimentos aplicados ao longo deste ano letivo, numa turma de 8º ano da Escola Ângelo Augusto da Silva. Apresenta também uma breve fundamentação teórica, procurando enquadrar expetativas pessoais e profissionais, bem como conhecimentos científicos e pedagógicos anteriores ao estágio ou adquiridos durante todo o processo, com vista a melhor compreendermos a complexidade do mesmo. Deste modo, evidencia o conjunto de atividades, documentos, ferramentas e estratégias desenvolvidas que tornaram este processo único, individual e onde se descreve a prática letiva e todas as ações desenvolvidas nas atividades de intervenção na comunidade escolar, nas atividades de integração no meio e nas atividades de natureza científico-pedagógica, refletindo, criticamente, sobre as mesmas com o propósito de enriquecer o processo formativo quer dos alunos, quer do professor estagiário e futuro docente, nomeadamente no que diz respeito à aquisição e domínio de metodologias, instrumentos e ferramentas de intervenção pedagógica. Conclui-se que foi um processo complexo, mas muito positivo, com experiências marcantes, dúvidas e incertezas, onde a reflexão e ação complementaram as aprendizagens, definindo simultaneamente a criação de uma identidade profissional e procurando promover sempre o sucesso escolar e pessoal dos alunos, com recurso à empatia e às interações pessoais e sociais.
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Ornelas, Leonardo Ferreira; Rodrigues, Ana José AguiarO presente relatório reflete toda a prática letiva decorrente do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo de 2018/2019. Descreve, avalia e reflete o processo de atuação enquanto Professor Estagiário de Educação Física com base em conhecimento científico, abordando temáticas relacionadas com a pedagogia, com a EF sustentada por uma constante análise crítica. A elaboração de um documento desta natureza, permite aos professores estagiários descrever, investigar e refletir as experiências vivenciadas no Estágio Pedagógico. Neste contexto, o relatório apresenta-se estruturado nos seguintes capítulos: (i) Prática Letiva; (ii) Ações Científico-Pedagógicas; (iii) Atividades de Integração no Meio Escolar; (iv) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar; (v) Outras atividades no âmbito do Estágio Pedagógico. Uma das grandes mudanças verificadas no quadro da Educação na RAM, implementado para este ano letivo em todas as escolas da região refere-se à chegada do Projeto da Autonomia e Flexibilidade Curricular (5º, 7º e 10º anos de escolaridade). Ao longo deste trabalho, procuramos articular esta nova forma de gerir o currículo dos alunos, de relatar estratégias e metodologias adaptadas com o intuito de potencializar o desenvolvimento dos conhecimentos e das aptidões registadas no novo documento do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Consideramos que o Estágio Pedagógico é um percurso altamente marcante no exercício da função docente, principalmente por contribuir de forma bastante significativa para a transformação dos desafios em oportunidades de aprendizagem e crescimento profissional.