Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoLeonardo Ornelas.pdf26.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório reflete toda a prática letiva decorrente do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo de 2018/2019. Descreve, avalia e reflete o processo de atuação enquanto Professor Estagiário de Educação Física com base em conhecimento científico, abordando temáticas relacionadas com a pedagogia, com a EF sustentada por uma constante análise crítica. A elaboração de um documento desta natureza, permite aos professores estagiários descrever, investigar e refletir as experiências vivenciadas no Estágio Pedagógico. Neste contexto, o relatório apresenta-se estruturado nos seguintes capítulos: (i) Prática Letiva; (ii) Ações Científico-Pedagógicas; (iii) Atividades de Integração no Meio Escolar; (iv) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar; (v) Outras atividades no âmbito do Estágio Pedagógico. Uma das grandes mudanças verificadas no quadro da Educação na RAM, implementado para este ano letivo em todas as escolas da região refere-se à chegada do Projeto da Autonomia e Flexibilidade Curricular (5º, 7º e 10º anos de escolaridade). Ao longo deste trabalho, procuramos articular esta nova forma de gerir o currículo dos alunos, de relatar estratégias e metodologias adaptadas com o intuito de potencializar o desenvolvimento dos conhecimentos e das aptidões registadas no novo documento do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Consideramos que o Estágio Pedagógico é um percurso altamente marcante no exercício da função docente, principalmente por contribuir de forma bastante significativa para a transformação dos desafios em oportunidades de aprendizagem e crescimento profissional.
The present report reflects on all school practicing due to pedagogic internship done in the Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco in the school year 2018/2019. Describes and evaluates and reflect the teaching process as internship teacher oh physical education, based on scientific knowledge and approaching correlates different themes such as pedagogy and teaching methods, with EF sustained by constant critical analysis. The construction of this document allows to the internship teachers to describe, investigate and think about the living experiences in the pedagogic internship. The report is structure in the following chapters: (i) school practicing; (ii) scientificpedagogic actions; (iii) Integrations Activities; (iv) Community intervention; (v) Other internship activities. One of the big changes verified on the Education spectre in the last school year on Portugal was the implementation of the curricular Flexibilization and autonomy project (5.º, 7.º e 10.º years of schooling) in every schools. In this work we seek to articulate a new way to managing the student`s curriculum, reporting events connected with the new student`s profile document and methodologies for the development of knowledge and skills. We considered the pedagogic internship as a highly remarkable path in the teaching job, mainly because contributes significantly for transforming the challenges in professional learning opportunities.

Description

Keywords

Estágio pedagógico Educação física Professor estagiário Alunos Autonomia e flexibilidade curricular Pedagogical internship Physical education Trainee teacher Students Curricular flexibilization and autonomy Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License