Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Reflexão partilhada entre pares pedagógicos na educação de infância: contributos para a (re) construção da profissionalidade docentePublication . Canha, Maria Isabel Chaves de Castro FreireO presente estudo apresenta-se como uma estruturação da investigação delineada sob o tema Reflexão partilhada entre pares pedagógicos na educação de infância - Contributos para a (re) construção da profissionalidade docente. Teve como intuito trazer à discussão os aspetos da relação entre a supervisão pedagógica, mormente a reflexão partilhada, e o desenvolvimento da profissionalidade docente na carreira dos educadores de infância. Por conseguinte, é um estudo que pretendeu compreender a relação desenvolvida entre o papel da reflexão no trabalho dos pares pedagógicos e o seu contributo para a melhoria dos elementos que dizem respeito às práticas pedagógicas e ao desenvolvimento profissional das educadoras participantes. Através desta investigação de natureza qualitativa, manifestámos o propósito de conhecer e compreender as representações deste grupo profissional relativamente à prática colaborativa e reflexiva, entendida como condição essencial para o exercício docente na educação de infância, assim como esclarecer a importância conferida pelos educadores a esta atuação no contexto do seu desenvolvimento profissional. É uma investigação que procurou estudar esta temática com base na observação da ação e do testemunho de quatro educadoras de infância participantes, constituídas em dois pares pedagógicos.
- A prática da etnomatemática na educação do campo numa perspectiva de inovação pedagógica na Escola Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Melo, Aliança-PE-BrasilPublication . Souza, Maria do Carmo da Silva; Brazão, José Paulo Gomes; Leão, Maria Sandra Montenegro Silva
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Freire, Carolina da Silva Moreira; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório pretende apresentar o trabalho efetuado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Incide sobre o enquadramento teórico base para o estágio, bem como o projeto de investigação-ação, as atividades e as estratégias executadas, quer em contexto de Educação PréEscolar, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No Pré-Escolar ambicionou-se o desenvolvimento dos valores através da literatura para a infância e momentos de aprendizagem inerentes a todas as áreas de conteúdo. No 1.º Ciclo do Ensino Básico procurou-se desenvolver uma aprendizagem contextualizada e situada com o intuito de gerar motivação para a aquisição dos conhecimentos. Como tal, analisaram-se as caraterísticas dos diferentes contextos de estágio e realizaramse planificações de acordo com os conteúdos e a forma mais significante de trabalhá-los dentro de cada especificidade. Além das atividades com o grupo, demonstram-se intervenções com a comunidade educativa realizadas em cooperação com as colegas. Relativamente às questões de investigação-ação, através de um processo contínuo de observação, investigação, planificação, ação e reflexão, com uma adaptação constante da prática pedagógica, obteve-se uma evolução a nível das atitudes e valores no Pré-Escolar e o aumento da motivação e envolvimento na aprendizagem no 1.º Ciclo.