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- Canais artificiais e a sua influência em processos de planeamento urbano e ordenamento territorialPublication . Moura, André Diogo Sousa; Lousada, Sérgio António Neves; Castanho, Rui AlexandreOs fenómenos de cheia decorrentes de intempéries têm ao longo do tempo assolado o arquipélago da Madeira, particularmente a ilha da Madeira a qual se diferencia, entre outras, pelo seu relevo acentuado. Estas caraterísticas, associadas aos fenómenos de cheia, conduzem a dezenas de vítimas mortais, centenas de afetados direta ou indiretamente e milhares de milhões em custos monetários associados. Insurge-se deste modo como prioritária, a necessidade de simular com o maior rigor possível o escoamento das linhas de água com maior relevância neste tipo de catástrofes, articulando com os princípios de planeamento urbano em vigor na região de modo a procurar minimizar os seus riscos e consequências. As linhas de água que atravessam áreas urbanas podem ser classificadas como canais artificiais. Relativamente ao canal natural, as artificiais, introduzem diversas caraterísticas diferentes tais como: largura, profundidade e rugosidade, Camacho (2018). A temática em análise, considera a necessidade de efetuar uma modelação numérica das linhas de água – isto é, a simulação das condições de escoamento nas ribeiras da Região Autónoma da Madeira (RAM), de modo a permitir um ordenamento do território e planeamento urbano mais apropriados, garantindo assim a segurança da população, bem como a preservação de bens materiais. A análise do escoamento verificado nas ribeiras da RAM assume-se como fundamental, tendo em vista a redução de riscos em fenómenos de cheia bem como das respetivas áreas de inundação, sendo para isso particularmente relevante a análise de sensibilidade de diversos parâmetros tais como: fórmulas de transporte sólido, coeficientes de Manning-Strickler, condições de fronteira a montante, distribuição granulométrica nas diversas secções transversais consideradas e caudais afluentes. Os canais artificiais, deveriam condicionar a predisposição do tecido urbano de qualquer cidade, região ou país uma vez que em casos extremos de precipitação, eles são os principais responsáveis pelo correto escoamento minimizando qualquer tipologia de risco associado a cheias. Contudo o que acontece década após década é uma continua ocupação urbana na proximidade das principais linhas de água, tendo a agravante de esta se intensificar mais a jusante o que obviamente promove um acréscimo à sua perigosidade – uma vez que, estas zonas são as mais propícias a serem afetadas por enxurradas e/ou cheias através do galgamento dos leitos das ribeiras. Considerando que a ilha da Madeira é periodicamente afetada por chuvas de alta intensidade, associadas à sua urografia, assume-se como fundamental que os vários instrumentos de gestão territorial contemplem, como mínimo uma carta de risco municipal utilizando ferramentas como os SIG, bem como, condicionando a forma como se desenvolve o planeamento e respetivo ordenamento do territorial. Por outro lado, começam a ser postos em prática os mecanismos anteriormente descritos nos concelhos onde as enxurradas/cheias/aluviões têm protagonizado um maior impacto negativo, nomeadamente quanto à criação (e inclusão no respetivo PDM) da carta de risco de cheias e inundações da Ribeira Brava, a inclusão das áreas em risco ou ameaçadas por cheias na planta de ordenamento II do PDM do Funchal e, ainda da publicação no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM) da criação do Plano de Gestão dos Riscos de Inundações da RAM (PGRI-RAM).
- Violência entre pares: especificidades do contexto prisionalPublication . Mendonça, Jessica Andreia Silva; Franco, Maria da Glória Salazar D`eça Costa; Beja, Maria João Gouveia PereiraA presente investigação tem como objectivo proceder à caracterização dos comportamentos violentos entre pares em contexto prisional. Houve, igualmente, a necessidade de perceber quais dos quatros grupos, ou seja, grupos de agressores, grupos de agressores e vítimas, grupos de vítimas, ou grupos de indivíduos que não se envolvem em conflitos, é o mais prevalecente neste meio específico. Pretende-se, de igual forma, percepcionar quais são as variáveis sócio-demográficas e jurídico-penais que favorecem a ocorrência dos comportamentos violentos. Foram inquiridos 53 reclusos, do sexo masculino, retidos no Estabelecimento Prisional do Funchal (EPF), com idades compreendidas entre os 21 e os 62 anos (M = 39, 19, DP = 9, 465). Para a avaliação das variáveis em estudo foi utilizada a Direct and Indirect Prisioner Behaviour Checklist Revised (DIPC-R), e foi igualmente solicitado o preenchimento de um questionário sócio-demográfico e jurídico-penal. Existe uma prevalência do grupo de indivíduos não envolvidos. Em relação aos tipos de bullying, o bullying indirecto revelou-se como sendo o mais frequente Dentro dos subtipos de bullying directo, os mais expressivos são o bullying verbal e psicológico.
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Pereira, Luísa Isabel Costa; Rodrigues, Ana José AguiarEste documento denominado como Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física visa descrever, analisar e refletir sobre o nosso processo, enquanto alunos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira e como Professores Estagiários de Educação Física na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Neste contexto, no inicio do estágio pedagógico, pretendíamos adquirir um conjunto de capacidades e competências, fundamentais para exercer a nossa prática docente, tais como: (i) Possuir ferramentas de pesquisa e de investigação que promovam o conhecimento científico e técnico e apoiem o ensino de Educação Física; (ii) Dominar, na íntegra, os programas nacionais de educação física de maneira a respeitar os seus princípios e aplicá-los de forma eficaz e eficiente no contexto escolar onde nos encontramos; (iii) Valorizar a profissão docente e não desconsiderar a sua competência como investigador reflexivo e promotor do debate e da problematização da Educação; (iv) Revelar autonomia, proatividade, pesquisa, reflexão crítica, ética, moral e trabalho cooperativo no âmbito da educação; (v) Conseguir compreender, apresentar, fundamentar e defender as nossas convicções e o trabalho realizado. Por forma a desenvolver tais competências, foram apresentadas diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Destas, destacamos o planeamento, a organização, a conceção e a dinamização da Prática Letiva, das Ações Cientifico-Pedagógicas (individual e coletiva), das Ações de Intervenção na Comunidade Escolar e das Ações de Integração no Meio Escolar. Visto que estas atividades envolveram toda a comunidade educativa e um conjunto de processos, consideramo-las essenciais na transformação significativa da nossa prática profissional, enquanto professores de Educação Física. Desta forma, podemos concluir que todas as capacidades e competências idealizadas, numa fase inicial, foram realmente solicitadas e induzidas durante este processo e contribuirão, certamente, para a nossa atuação num ensino cada vez mais complexo e diversificado.