Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-05"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Menezes, Pedro Gonçalo Batista; Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraO Estágio Pedagógico (EP) é o culminar de uma etapa de formação, do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários (MEEFEBS), da Universidade da Madeira (UMa), desenvolvido em regime de supervisão pedagógica, que confere a habilitação profissional para a docência. Nele se incluem atividades no âmbito a Prática Letiva (PL) no grupo de docência de Educação Física (EF), de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), de integração no Meio (AIM), bem como de Natureza de Cientifico-Pedagógica, na sua vertente individual e coletiva (ACPI e ACPC). As atividades inseridas na PL consistiram na organização do ensino, na preparação e lecionação das aulas, na reflexão sobre a avaliação, o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e do processo de ensino. A esta atividade acresce ainda a observação de aulas de outros professores. As AICE incidiram sobre a participação em realizações previstas na Planificação do grupo de professores de EF, o “Corta-Mato” e o “Festival de Desporto da Levada”, visando o enriquecimento da vida escolar. As AIM compreenderam a participação e organização de duas atividades, cuja finalidade foi promover a ligação da Escola com o Meio. Envolveu a Caraterização da Turma 4, do 9.º ano, do ensino Básico, da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS) e uma Atividade de Extensão Curricular (AEC) designada “Aula Tabata em Família”. As ACPI e as ACPC surgiram para dar resposta a necessidades e interesses identificados no núcleo de estágio, tendo sido abordado o potencial educativo da Dança e dos jogos reduzidos no Ensino do Futebol. Assim, o presente Relatório centra-se na análise do percurso em cada uma das quatro áreas que compõem o EP e também na articulação e integração dessas áreas.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Joana Rubina Vieira dos; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO presente relatório de estágio objetiva a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que espelha a conclusão de um percurso de longos cinco anos. Este destina-se à reflexão e avaliação das Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas valências do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ocorridas no Infantário Planeta das Crianças; na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Roque, nomeadamente no edifício do Lombo Segundo e no Colégio do Marítimo, com uma turma de 2.º e 3.º ano, respetivamente. Segmentado em três partes distintas que se complementam de forma mútua e dialógica, este relatório visa a apresentação dos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram e sustentaram as Práticas Pedagógicas e, ainda, a partilha, a descrição e a reflexão dos momentos de aprendizagens ativas, diversificadas, significativas e cooperativas que foram proporcionados a todas as crianças. Ainda, para uma educação de qualidade e de modo a colmatar as problemáticas encontradas, que influenciam o processo de ensino-aprendizagem, recorreu-se à metodologia de Investigação-Ação. Assim, procurou-se dar resposta às questões: “Como podem as crianças do Planeta Lilás compreender e desenvolver atitudes face à água como meio de suporte à vida?”, “Como desenvolver a motivação para a aprendizagem dos alunos com diferentes ritmos de trabalho, na turma do 2.ºA?” e “Como incentivar a participação de todos os alunos do 3.ºB, de igual modo?”. Este relatório é, então, o culminar das várias vivências pedagógicas que surgiram da implementação de estratégias eficazes ao desenvolvimento integral das crianças.