Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Luís, Carolina José Ferraz; Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraO Relatório de Estágio constitui uma etapa avaliativa do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde estão expressas algumas atividades, ferramentas pedagógicas, processos, procedimentos e métodos, seguindo um formato lógico, coerente e contínuo por uma análise crítica e reflexiva. Assim, este documento surge a partir do processo de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no decorrer do ano letivo 2019/2020, envolvendo a orientação didática a uma turma de 10º ano. As palavras-chaves, bem como os objetivos deste relatório passam por apresentar, identificar, analisar e refletir sobre as atividades e problemáticas decorrentes do estágio pedagógico, valorizando e destacando as aprendizagens e transformações resultantes, principalmente da prática letiva, das atividades de integração no meio, das atividades de intervenção na comunidade escolar e das atividades de natureza científico-pedagógica. Neste sentido, este documento resultou na articulação e convergência das múltiplas atividades mencionadas anteriormente, promovendo e contribuindo o culminar do estágio, num caráter integral e eclético, enquanto futuro profissional no âmbito educacional, como professor de Educação Física. Este processo de ensino-aprendizagem torna-se complexo por assumir-se a reflexão do nosso amadurecimento profissional e pessoal, promovendo a passagem por um conjunto de vivências no que concerne à conceção, operacionalização e reflexão do processo didático, enquanto professores estagiários, intervir e transformar os indivíduos tendo por base o tipo de Homem que se pretende formar. Resultante deste processo são visíveis transformações, o desenvolvimento do professor e, simultaneamente, dos alunos, devido à relação mútua de aprendizagem, nomeadamente na tomada de decisão, tendo por base as caraterísticas do meio escolar e dos alunos, aplicação e, posterior, reflexão das potencialidades de instrumentos, de metodologias e de estratégias no processo de ensino-aprendizagem, gestão e controlo do processo ensino-aprendizagem e capacidade de identificar, analisar, refletir e criticar sobre as problemáticas do ensino.
- Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Andrade, Valéria Telo Fernandes; Lopes, Helder Manuel ArsénioO presente relatório visa demonstrar todo o processo relativo ao Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo 2019/2020. Este documento tem o intuito de apresentar, fundamentar e refletir sobre todas as decisões tomadas ao longo das atividades do Estágio Pedagógico, bem como todas as experiências, dificuldades e desafios vivenciados em contexto real de docência. O processo de ensino-aprendizagem proporciona uma grande variedade de situações e problemáticas, tornando o processo profissional docente complexo. Desse modo, é essencial existir a devida gestão e operacionalização de um conjunto de atividades em prol da turma e do aluno em particular, onde os resultados que daí advém são fontes fundamentais de aprendizagens e experiências. No contexto do Estágio Pedagógico, foram desenvolvidas um conjunto de atividades com uma turma do ensino secundário, que foram: (I) Prática Letiva; (II) Atividades de Natureza Científico-Pedagógica; (III) Atividades de Integração no Meio e (IV) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar. O envolvimento nestas atividades do Estágio Pedagógico promoveu diversas vivências que permitiram compreender as condicionantes associadas ao processo de ensino-aprendizagem e melhorar a tomada de decisão. Enquanto professores de Educação Física, tivemos a oportunidade de intervir com diferentes metodologias e estratégias de ensino, procurando o desenvolvimento integral do aluno numa sociedade que está em constante mudança. Desta forma, partindo do princípio de diagnóstico, prescrição e controlo dos processos pedagógicos foi possível desenvolvermos nos nossos alunos a capacidade de autonomia, cooperação, respeito, liderança, adaptação e reflexão crítica. O Estágio Pedagógico foi uma etapa fundamental para a nossa transformação pessoal e profissional, proporcionando o desenvolvimento de competências específicas para futuras intervenções pedagógicas mais sustentadas e autónomas.
- A relação família-escolaPublication . Aguiar, Tatiana Cristina Brazão; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaO presente estudo, baseado na relação família-escola, teve como objetivos compreender a participação da família na vida escolar dos filhos, assim como entender as implicações desta participação nos próprios educandos e na escola. Tendo em conta que tanto a família como a escola têm como objetivo comum a educação e a formação das crianças e dos jovens, pretendeu-se analisar esta relação de forma mais próxima, de modo a entender como é que esta surge, a legislação que a suporta e o seu desenvolvimento ao longo dos tempos. Isto porque as alterações diárias neste mundo globalizado fazem surgir todos os dias novos desafios que precisam ser colmatados. Para este efeito, além da fundamentação teórica, recorreu-se a uma investigação de caráter qualitativo, na qual o estudo de caso foi a metodologia escolhida, com o intuito de atingir uma maior profundidade na análise dos dados e os instrumentos escolhidos para a recolha dos mesmos foram o inquérito por questionário e a entrevista. Nesta relação, nenhuma das partes envolvidas parece estar satisfeita com a forma como esta relação se dá, isto é, os pais e EE responsabilizam os professores pelas dificuldades dos seus filhos e os docentes acham que pais poderiam fazer muito mais pelo sucesso dos alunos. Assim sendo, é mais comum do que se desejaria, que o diálogo se converta em disputas, rivalidades e mesmo em dificuldades em cooperar, prejudicando os alunos. O entendimento é a chave para promover o sucesso escolar. É necessário potenciar uma forte parceria entre pais e professores, de modo que trabalhem em conjunto e de forma eficaz, aproximando os intervenientes desta relação, de maneira a obter o máximo de resultados positivos possíveis na educação e formação das crianças e jovens, pois é através da educação que se conseguem mudanças. E os papéis que antes eram atribuídos só para a família ou só para a escola, já estão ultrapassados. Nos dias que correm, é essencial a existência de correlação entre estas instituições, e no caso da escola em que decorreu este estudo, esta correlação é uma realidade, sendo que tanto pais como professores são responsáveis pelo sucesso ou insucesso dos educandos.