Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-15"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Do Baião à inovação: as músicas de Luiz Gonzaga como ferramenta de inovação pedagógicaPublication . Simas, Simone SilvaO presente estudo procura analisar o uso das músicas de Luiz Gonzaga como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem, e se essa ferramenta pode ser considerada como instrumento de inovação pedagógica. Tem como questão norteadora: como as músicas de Luiz Gonzaga podem ser utilizadas no processo de aprendizagem e ser consideradas como instrumento de inovação pedagógica? A autora parte da perspectiva de que a prática da professora participante desta pesquisa foi de grande relevância e contribuiu significativamente para o desenvolvimento e percepção do mundo dos alunos da escola em que ocorreu a intervenção. Isso foi constatado durante o processo de observação e de entrevistas individuais desta pesquisa, de raiz etnográfica, que demonstrou como usar as músicas do artista citado fomentava nos alunos a reflexão, o questionamento, ressignificando o espaço de aprendizagem e permitindo que os estudantes percebessem seu papel na construção do conhecimento e no espaço social que viviam. A análise dos dados coletados durante todo o processo mostrou que a utilização das músicas de Luiz Gonzaga tem fortes indícios de ser uma prática pedagógica inovadora, pois estas práticas são em sua essência caracterizadas por promoverem o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem, desenvolvendo as suas habilidades e competências. Diante da análise dos resultados desta pesquisa, é dentro deste contexto que está norteada a prática pedagógica observada.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Caires, Élia Sofia Marrão; Gouveia, Ana IsabelNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico surge a elaboração do presente relatório para a obtenção do grau de mestre. Encare-se todo o conteúdo aqui exposto como espelho de todo o percurso pedagógico efetuado nas práticas concretizadas na valência do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira intervenção pedagógica, na valência do Pré-Escolar, decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo e Pré-Escolar da Nazaré, precisamente no Edifício Girassol onde foi desencadeado um projeto de investigação-ação alicerçado na seguinte questão de investigação “Como desenvolver competências associadas à partilha de objetos e materiais no grupo da Sala das “Bolinhas de Sabão”?”. No que respeita às intervenções pedagógicas com o 1.º Ciclo do Ensino Básico, a primeira ocorreu com a turma B do 4.º ano de escolaridade na Escola Básica do 1.º Ciclo e Pré-Escolar de S. Roque e a segunda no Colégio do Marítimo com a turma A do 2.º ano de escolaridade. Ressalve-se que foram igualmente desenvolvidos dois projetos de investigação-ação nestes dois contextos pedagógicos, procurando dar resposta às seguintes questões de investigação “Como aumentar os níveis de interesse pela aprendizagem na turma do 4º B?” e “Como podem as atividades de caráter experimental despertar o interesse da turma do 2.ºA pela aprendizagem?”, respetivamente. Note-se que toda a revisão da literatura efetuada em prol de estratégias e metodologias adequadas às especificidades de cada contexto pedagógico revelou-se igualmente fundamental para a concretização todo o processo de intervenção e, neste sentido, este relatório contempla um enquadramento teórico e metodológico devidamente articulado à ação pedagógica. Ressalve-se que nele estão expostas diversas atividades dinâmicas, desafiantes, ativas, cooperativas e significativas que apresentam como intencionalidade pedagógica o enriquecimento de todo o processo de aprendizagem.