Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico surge a elaboração do presente relatório para a obtenção do grau de mestre. Encare-se todo o conteúdo aqui exposto como espelho de todo o percurso pedagógico efetuado nas práticas concretizadas na valência do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira intervenção pedagógica, na valência do Pré-Escolar, decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo e Pré-Escolar da Nazaré, precisamente no Edifício Girassol onde foi desencadeado um projeto de investigação-ação alicerçado na seguinte questão de investigação “Como desenvolver competências associadas à partilha de objetos e materiais no grupo da Sala das “Bolinhas de Sabão”?”. No que respeita às intervenções pedagógicas com o 1.º Ciclo do Ensino Básico, a primeira ocorreu com a turma B do 4.º ano de escolaridade na Escola Básica do 1.º Ciclo e Pré-Escolar de S. Roque e a segunda no Colégio do Marítimo com a turma A do 2.º ano de escolaridade. Ressalve-se que foram igualmente desenvolvidos dois projetos de investigação-ação nestes dois contextos pedagógicos, procurando dar resposta às seguintes questões de investigação “Como aumentar os níveis de interesse pela aprendizagem na turma do 4º B?” e “Como podem as atividades de caráter experimental despertar o interesse da turma do 2.ºA pela aprendizagem?”, respetivamente. Note-se que toda a revisão da literatura efetuada em prol de estratégias e metodologias adequadas às especificidades de cada contexto pedagógico revelou-se igualmente fundamental para a concretização todo o processo de intervenção e, neste sentido, este relatório contempla um enquadramento teórico e metodológico devidamente articulado à ação pedagógica. Ressalve-se que nele estão expostas diversas atividades dinâmicas, desafiantes, ativas, cooperativas e significativas que apresentam como intencionalidade pedagógica o enriquecimento de todo o processo de aprendizagem.
Within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, the update of this report for a classification of the master's degree appears. Consider all the content exposed here as a mirror of the entire pedagogical path taken in the practices implemented in the pre-school and 1st cycle of Basic Education. The first pedagogical intervention, in the area of Pre-School, took place Escola Básica do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar da Nazaré, precisely in the Girassol Building, where an action-research project was launched based on the following research question “How to develop competences associated with the sharing of objects and materials in the “Bolinhas de Sabão” room group? ”. With regard to pedagogical interventions with the 1st Cycle of Basic Education, the first occurred with class B of the 4th year of schooling in Escola Básica do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Pré- Escolar de S. Roque and the second in Colégio do Marítimo with class A of the 2nd year of schooling. It should be noted that two action research projects were also developed in these two pedagogical contexts, seeking to answer the following research questions "How to increase the levels of interest in learning in the 4th B class?" and “How can experimental activities spark interest in the 2nd A class for learning?”, respectively. It should be noted that the entire literature review carried out in favor of strategies and methodologies appropriate to the specificities of each pedagogical context proved to be equally fundamental for the realization of the entire intervention process and, in this sense, this report includes a properly theoretical and methodological framework articulated to pedagogical action. It should be noted that it contains various dynamic, challenging, active, cooperative and significant activities that have as their pedagogical intent the enrichment of the entire learning process.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Intervenção pedagógica Investigação-ação Crianças Aprendizagem significativa Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical intervention Action-research Children Meaningful learning Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License