Browsing by Issue Date, starting with "2021-05-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestradoPublication . Alves, João Leonardo Ascensão Rodrigues; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaA realização do estágio pedagógico consiste numa etapa crucial no processo formativo de docentes, tornando-se o ponto em que passamos efetivamente a experienciar em contexto real um ambiente com os alunos e com toda a dinâmica da escola. O respetivo estágio pedagógico realizou-se na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo 2019/2020. A elaboração deste relatório consiste em manifestar o processo realizado ao longo do ano letivo, e evidenciar reflexões e experiências sobre o decorrer do estágio pedagógico. Neste sentido, uma das finalidades do relatório baseia-se na transmissão e análise da prática letiva realizada, das atividades de integração do meio, das atividades de intervenção da comunidade escolar e ainda das atividades de natureza cientifico pedagógica ao longo do ano, salientando o desenvolvimento formativo e crescimento na estruturação, planeamento e logística no processo implementado. Com o intuito de estruturar este relatório, com base no que foi realizado ao longo do ano letivo, efetuamos uma caracterização da escola, posteriormente seguido as linhas programáticas do estágio pedagógico enquadramos a caracterização da turma, as atividades realizadas na comunidade escolar, a ação de extensão curricular e as atividades de natureza cientifico-pedagógico individual e coletiva. Considerando, o valor e desenvolvimento de todas as aprendizagens obtidas em todos os critérios referenciados, objetivamos realizar uma reflexão global de todo o estágio pedagógico e consequentemente expor os diversos pontos elaborados ao longo do ano letivo.
- O PROEMI e suas práticas pedagógicasPublication . Silva, Ugnes Eloi Oliveira da; Mendonça, Alice; Pinzoh, Josemar da Silva MartinsO Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), proposto pelo Governo Federal brasileiro, é uma iniciativa que busca implantar no Ensino Médio metodologias diversificadas, com base no lúdico, proporcionando aos educandos novas formas de explorar os espaços existentes na escola, construindo, coletivamente, um processo de ensino-aprendizagem significativo. Este estudo visou compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas nas oficinas, no âmbito deste Programa, no Colégio Estadual Petrônio Portela, Distrito de Pilar, município de Jaguarari, Bahia, Brasil, à luz do conceito de Inovação Pedagógica. Questionou-se, com esta pesquisa, determinar se ocorre efetivamente quebra de paradigma, rompendo os padrões tradicionalistas enraizados no sistema educacional brasileiro, nesta modalidade de ensino, e se esta constitui uma inovação pedagógica. Para atender a esse propósito, alguns objetivos específicos se mostram relevantes de serem buscados como: observar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo PROEMI na unidade de ensino; aprofundar o conceito do tema em estudo; compreende-la como instrumento de transformação da escola e analisar, criticamente, se as práticas pedagógicas do PROEMI podem ser consideradas inovadoras. Para conduzir tal investigação, o processo de pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, na modalidade etnográfica. Para a coleta de dados utilizou-se a observação participante e a entrevista etnográfica, os dados foram registrados no diário de campo e posteriormente realizou-se a análise de conteúdo. Concluiu-se que, através das oficinas, são proporcionadas ao aluno novas perspectivas de aprender diante do desenvolvimento de práticas pedagógicas que se preocupam com quem aprende, considerando essas oficinas um cenário de práticas pedagógicas inovadoras.
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Gomes, Elisabete José Mendonça; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaA redação deste documento marca a última etapa do processo de Estágio Pedagógico, tem o seu propósito baseado na análise e reflexão crítica de todas as tomadas de decisão relacionadas com as diversas atividades que constituem o estágio. O estágio decorreu ao longo do ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Jaime Moniz, onde fomos responsáveis pelo delineamento de todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de uma turma de 10.º ano. Este documento é constituído por oito capítulos: enquadramento pessoal, enquadramento legislativo, enquadramento do projeto de investigação EFERAM-CIT, enquadramento contextual, prática letiva, atividades de integração no meio, atividades de natureza científico-pedagógicas e atividades de intervenção na comunidade escolar. Ao longo destes capítulos, foram alvo de reflexão crítica todo o processo de intervenção pedagógica e de todas as atividades que complementam o estágio pedagógico. Este processo de análise e reflexão permitiu-nos tomar consciência dos pontos fortes e dos aspetos que poderiam ser melhorados, evidenciados ao longo desta etapa formativa. Todas estas tomadas de consciência serviram de base para o aperfeiçoamento e aprofundamento da nossa prática pedagógica, e crescimento pessoal. Tendo como foco o nosso contributo no desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos