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- Promoção do bem estar em contextos educativos não formais para criançasPublication . Freitas, Sofia Carolina Abreu; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesO Bem-Estar é considerado um dos tópicos focais da Psicologia Positiva, sendo mensurável através dos elementos que constituem o Modelo PERMA (Seligman, 2011). Assim, neste estudo pretende-se aplicar e validar um programa de promoção de Bem-Estar, em contextos educativos não-formais com crianças, de modo que se tornem mais capazes de enfrentar as adversidades do meio. A amostra é constituída por 27 crianças com idades entre os 5 e os 12 anos, os respetivos pais (27) e técnicos responsáveis (8). Para a recolha de dados foram utilizados os Questionários versão Pais e versão Técnicos e o Questionário PERMA Profiler, adaptado para a população portuguesa por Pocinho & Almeida (s.d.). Como intervenção foi utilizado o Programa de Bem-Estar FLOR. Não houve diferenças estatisticamente significativas, no entanto, os resultados demonstram indícios de que as sessões do programa promoveram o Bem-Estar das crianças. Estudos futuros poderão incluir uma amostra mais alargada e diversificada que permita a generalização dos resultados.
- Avaliação da eficácia de um programa de mindfulness no bem-estarPublication . Ferreira, Marta Patrícia Abreu; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesNa atualidade, os constantes desafios geram a necessidade de inovar estratégias facilitadoras de qualidade de vida, que promovam o bem-estar físico e mental. Nesse sentido, o Mindfulness, adaptado pela psicologia ocidental, aparece como um poderoso aliado, pois defende uma forma de estar totalmente presente na vida, de modo que as experiências – positivas ou negativas – sejam aceites com abertura e sem julgamentos. Por sua vez, esta atitude reduz imenso a ansiedade e stress. Nessa lógica, e porque as crianças também estão expostas a novos desafios, este estudo apresenta a avaliação da eficácia de um programa de Mindfulness em crianças. O programa desenvolve-se em cinco sessões, planeadas com atividades ajustadas às idades da amostra. A amostra foi de 49 alunos do 1º e 2º ano, com idades entre os 6 e os 8 anos. Realizou-se um estudo quantitativo, em momentos de pré e pós teste, com dados recolhidos por múltiplas fontes (triangulação) - os próprios participantes, as professoras titulares de turma e o dinamizador das sessões. Aos alunos foi aplicada a Escala do Bem-Estar e o PERMA. No caso dos professores e dinamizador foi utilizada uma grelha criada para efeitos do estudo. Foi possível verificar uma melhoria das variáveis relacionadas com o bem-estar, sem diferenças de género, nomeadamente o aumento da atenção plena, do envolvimento e consequente diminuição da ansiedade. O estudo evidência vantagens de programas de Mindfulness nas escolas e questões práticas a refletir para uma maior eficácia.