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- Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Vares, Mónica Raquel Vieira; Camacho, Maria José de JesusEste relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de obter o grau de mestre. Este destina-se à descrição e reflexão das três práticas pedagógicas desenvolvidas nas valências do Pré-Escolar e do 1.º CEB, mais precisamente no Jardim-Escola João de Deus do Funchal; na Escola EB1/PE da Lourencinha e na Escola EB1/PE de Câmara de Lobos. As Intervenções Pedagógicas, fundamentadas com base nos pressupostos teóricos e metodológicos, referidos nas Partes I e II deste relatório, refletem uma ação bem planeada e adequada às características e especificidades das crianças. Ambicionando uma atitude crítica e reflexiva, no decorrer das intervenções pedagógicas foram desenvolvidos Projetos de Investigação-Ação que permitiram colmatar problemáticas identificadas em cada grupo. Para tal, foi necessário implementar um conjunto de estratégias adequadas às questões orientadoras dos projetos. Assim sendo, a Prática Pedagógica I desenvolveu-se em torno da questão: De que forma o grupo de crianças do Bibe Azul poderá promover o seu desenvolvimento global através de atividades ao ar livre? A Prática Pedagógica III, por sua vez, procurou responder à questão: De que forma os alunos da turma do 3.ºA poderão desenvolver o cálculo mental? Por fim, importa referir que este relatório de estágio abrange tudo aquilo que se evidenciou importante no meu percurso de formação bem como para a minha futura ação educativa profissional.
- Burnout parental: a influência da resiliência familiar de variáveis sociodemográficasPublication . Almeida, João Henrique Jesus; Beja, Maria João; Franco, Maria da Glória Salazar D`eça CostaO burnout parental é definido como um estado de exaustão intensa relacionado com o papel parental, no qual os pais tornam-se cada vez mais emocionalmente distantes da sua própria criança e começam a duvidar das suas próprias capacidades enquanto pais. Este estado constituído por quatro dimensões: exaustão emocional, distanciamento emocional, saturação e contraste. Esta investigação procura estabelecer correlações entre o burnout parental, a resiliência familiar e várias variáveis sociodemográficas que foram descritas na literatura como influenciadoras dos níveis de burnout parental nos pais. O estudo possui uma amostra de 209 indivíduos, sendo que 169 são mulheres (79,4%) e 41 são homens (19,6%), a idade média dos participantes situa-se nos 41,19 anos, sendo que o participante mais velho possui 66 anos, e o mais novo possui 21 anos de idade. A média de filhos que os participantes possuem situa-se nos 1,82 filhos. O protocolo utilizado é composto por: um questionário sociodemográfico, o Questionário de Avaliação da Exaustão Parental (QAEP) para avaliação do burnout parental, e por fim o Walsh Family Resilience Questionnaire (WFRQ) para avaliação da resiliência familiar dos participantes. Estes instrumentos foram aplicados online através de um formulário desenvolvido no Google Forms. Os resultados indicam existir correlações negativas significativas entre burnout parental e Resiliência Familiar, e também indicam haver diferenças nos níveis de burnout parental entre mães e pais, apesar de não significativas, bem como entre a idade dos pais e o burnout parental e entre a idade em que os participantes foram pais e os seus níveis de burnout parental.