Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
REM_MonicaVares.pdf7.39 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de obter o grau de mestre. Este destina-se à descrição e reflexão das três práticas pedagógicas desenvolvidas nas valências do Pré-Escolar e do 1.º CEB, mais precisamente no Jardim-Escola João de Deus do Funchal; na Escola EB1/PE da Lourencinha e na Escola EB1/PE de Câmara de Lobos. As Intervenções Pedagógicas, fundamentadas com base nos pressupostos teóricos e metodológicos, referidos nas Partes I e II deste relatório, refletem uma ação bem planeada e adequada às características e especificidades das crianças. Ambicionando uma atitude crítica e reflexiva, no decorrer das intervenções pedagógicas foram desenvolvidos Projetos de Investigação-Ação que permitiram colmatar problemáticas identificadas em cada grupo. Para tal, foi necessário implementar um conjunto de estratégias adequadas às questões orientadoras dos projetos. Assim sendo, a Prática Pedagógica I desenvolveu-se em torno da questão: De que forma o grupo de crianças do Bibe Azul poderá promover o seu desenvolvimento global através de atividades ao ar livre? A Prática Pedagógica III, por sua vez, procurou responder à questão: De que forma os alunos da turma do 3.ºA poderão desenvolver o cálculo mental? Por fim, importa referir que este relatório de estágio abrange tudo aquilo que se evidenciou importante no meu percurso de formação bem como para a minha futura ação educativa profissional.
This internship report was carried out within the scope of the Master's Degree in Pre School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education with the objective of obtaining the Master's degree. This is intended for the description and reflection of the three pedagogical practices developed in the Pre-School and 1st Cycle of Basic Education areas, more precisely in the Jardim-Escola João de Deus of Funchal; at the Escola EB1/PE of Lourencinha and at the Escola EB1/PE of Câmara de Lobos. The pedagogical interventions, correctly based on the theoretical and methodological assumptions referred to in Parts I and II of this report, reflect a well-planned and adequate action to the characteristics and specificities of the children. Aiming at a critical and reflective attitude, in the course of the Pedagogical Interventions, Research-Action Projects were developed that allowed to overcome the problems identified in each group. To do so, it was necessary to implement a set of strategies suited to the guiding questions of this projects. Therefore, Pedagogical Practice I was developed around the question: How can the group of children from Bibe Azul promote their global development through outdoor activities? Pedagogical Practice III, in turn, sought to answer the question: How will students in the 3rd grade be able to develop mental calculus? Finally, it is important to mention that this internship report covers everything that was shown to be important in my training path as well as for my future professional educational action.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Reflexão Investigação-ação Crianças Kids Pedagogical practice Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Research-action Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License