Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-02"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gomes, Ana Cristina Azevedo; Correia, Fernando Luís de SousaO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como finalidade a obtenção do grau de mestre. Neste documento são apresentadas descrições detalhadas e reflexões acerca das três Práticas Pedagógicas (PP) vivenciadas, nomeadamente a PP I, que se desenvolveu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, com o grupo da Sala do Arco Íris e as PP II e III, que se desenvolveram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com as turmas 4.º A e 4.º B. Saliento ainda que, a prática com a turma 4.º A se desenvolveu em ensino a distância e que, por sua vez, a prática com a turma 4.º B se desenrolou em ensino presencial. No que diz respeito à estrutura, numa primeira etapa são evidenciadas quais as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas, sendo que numa segunda etapa são apresentados diversos momentos de aprendizagem desenvolvidos com as crianças, bem como algumas reflexões. Com o objetivo de colmatar as problemáticas identificadas nos diferentes grupos, foram desenvolvidos projetos de Investigação-Ação, que tiveram como ponto de partida as seguintes questões: “Como podem as crianças da Sala do Arco-Íris desenvolver noções matemáticas?” (PP I); “Como podem os alunos do 4.º B desenvolver atitudes de saber estar em sala de aula?” (PP III). É importante salientar ainda que, para dar respostas às questões apresentadas foi necessário efetuar uma pesquisa aprofundada sobre a metodologia de Investigação-Ação. Em suma, este relatório é uma compilação de tudo o que foi aprendido e vivenciado ao longo do meu percurso académico, mais em específico durante os dois anos de mestrado.
- Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Alves, Micaela Arnek Rodrigues da Costa; Camacho, Maria José de JesusO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e possui como principal objetivo a obtenção de grau de mestre nestas áreas de educação. Este tem como finalidade a partilha das experiências vivenciadas ao longo das três práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos educativos enunciados anteriormente, sendo que a prática referente ao Pré-Escolar decorreu no Auxílio Maternal do Funchal e as práticas do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Colégio do Marítimo. Cada vez mais compreende-se que o processo educativo deve apresentar na sua essência a criança, sendo esta responsável pela aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos. Para que tal possa acontecer, deve dar-se maior relevância à Inovação Pedagógica a fim de colmatar as consequências de uma educação tradicional. Numa primeira parte deste relatório apresenta-se uma fundamentação teórica que contextualiza as práticas evidenciadas, na medida em que toda a ação educativa deverá possuir como alicerce uma intencionalidade pedagógica e didática. De modo a alcançar uma atitude reflexiva e crítica e com o intuito de resolver problemáticas específicas de cada grupo de intervenção, desenvolveram-se três projetos baseados na metodologia de Investigação ação. Assim sendo, na parte dois deste relatório apresenta-se uma breve fundamentação que sustenta os projetos desenvolvidos. Por fim, a terceira parte deste relatório destinar-se-á à explanação das práticas desenvolvidas nos contextos referenciados anteriormente. Em suma, este relatório constitui-se como uma profunda reflexão e análise de toda a prática desenvolvida ao longo da minha formação, tendo por base uma revisão literária que possui como principal objetivo colocar em primeiro lugar os interesses e as necessidades das crianças.