Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório do Estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Correia, Francisco Tiago Ferreira; Lopes, Hélder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaO presente relatório surge no seguimento do estágio pedagógico, relativo ao ano letivo de 2022/2023, realizado na Escola Secundária Jaime Moniz. Este documento foi elaborado, seguindo alguns objetivos, com a intencionalidade de refletir, fundamentar e relatar todas as atividades desenvolvidas ao longo de todo o ano. O principal período deste estágio pedagógico, foi a prática letiva, realizada numa turma, de 10º ano, da escola Jaime Moniz. Para além desta lecionação, todos os professores estagiários passaram por uma fase de gestão do processo de ensino aprendizagem no 2º ciclo. Durante todos os processos inerentes à lecionação, foram tidas em conta, as diretrizes estipuladas pelo documento de Aprendizagens Essenciais, associadas a cada ano de escolaridade. Quanto às atividades de integração no meio, os professores estagiários procederam à caraterização da turma, onde foi elaborado um documento com todas as informações recolhidas sobre os alunos, com a finalidade de expô-las ao conselho de turma, auxiliando todo o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foi também elaborada uma atividade, associada ao processo de estágio, intitulada de “atividade de extensão curricular”, que foi orientada para o tema de “Dependência nos Jovens”. Outra das linhas programáticas do estágio pedagógico, são as atividades de integração na comunidade escolar, que pretendem a integração dos estagiários através da participação em atividades, realizadas dentro do grupo disciplinar. Essas atividades foram realizadas, seguindo o enquadramento do grupo de disciplina, nas modalidades de Basquetebol e Futebol. Por último, este documento contempla ainda, uma narração e reflexão acerca das atividades de natureza científico-pedagógica, centradas em dois temas distintos: (i) “Trabalho de Flexibilidade e Força na Educação Física – Operacionalização e Otimização”, relativo à Ação Científico-Pedagógica Coletiva; (ii) “Propostas Didáticas ao ensino das Matérias Individuais na Educação Física”, relativo à Ação Científico-Pedagógica Individual
- Relatório do Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Abreu, Leonor Sofia Rosário; Antunes, Hélio Ricardo LourençoO presente relatório de estágio tem como objetivo central apresentar todo o processo relacionado com o Estágio Pedagógico realizado como parte do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade da Madeira, durante o ano letivo 2022/2023, na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. Este documento visa identificar, fundamentar e justificar todas as ações envolvidas num processo tão abrangente, que inclui diversas categorias: (1) Prática de ensino, (2) Atividades de natureza científico-pedagógica, (3) Participação na vida escolar e (4) Contribuição para a comunidade escolar. Ao longo do ano letivo, o trabalho desenvolvido passa por uma série de experiências que nos levam à reflexão, tornando essencial a explicação, neste documento, de como enfrentamos e superamos todos os desafios e dificuldades encontradas. O processo de ensino-aprendizagem proporciona uma ampla gama de situações que um estagiário deve enfrentar, tornando essa experiência complexa e enriquecedora. No âmbito do Estágio Pedagógico, todas as atividades mencionadas anteriormente proporcionam diversas experiências que um futuro professor guardará em sua memória, servindo como exemplos valiosos para a sua futura carreira como docente. Como professora de Educação Física, tive a oportunidade de realizar o meu sonho, lecionando aulas de Educação Física para uma turma num ambiente real, ao mesmo tempo em que aprendia e explorava diferentes metodologias de ensino. Todo esse processo contribuiu para o meu crescimento como professora, mas também como indivíduo, desafiando-me diariamente a melhorar em diversos aspetos.
- Património linguístico na interligação antroponímia e toponímia. O caso de "Pereira" e outros nomes de árvores na ilha da MadeiraPublication . Pereira, Liseta Isabel de Freitas; Rebelo, Maria Helena DiasUma língua forma-se numa comunidade e esta manifesta nela a sua herança étnico-cultural. Associa-se à Linguística a questão da identidade individual e de grupo. O conceito de “património” implica bens herdados que pertencem a alguém e a língua é considerada “património” por pertencer a uma coletividade. Por conseguinte, o Património Linguístico interliga-se tanto com a antroponímia, como com a toponímia. O caso de “Pereira”, assim como o de outros nomes de árvores presentes na onomástica, parece ser exemplo disso. Associando antroponímia e toponímia, procura-se tratar do nome “Pereira” de um ponto de vista linguístico, com uma orientação de natureza historiográfica. Neste caso, a área geográfica de estudo é a ilha da Madeira, nos períodos de 1900-1910 e 2010-2011. Para o efeito, seguem-se duas metodologias de investigação: a revisão bibliográfica e o tratamento de dados numéricos. Na pesquisa bibliográfica, combinam-se fontes primárias com secundárias: enciclopédias, dicionários e dicionários enciclopédicos, artigos científicos, várias publicações regionais, alguns livros, dissertações e estudos diversos. No tratamento de dados numéricos, recorre-se a registos paroquiais de casamento e a registos de dados da ANACOM. Este estudo dedicado a “Pereira”, no âmbito do Património Linguístico, pretende contribuir para o aprofundamento do conhecimento científico da antroponímia e da toponímia regionais. Desenvolve-se reflexão em torno da identidade insular, não apenas nas células familiares que carregam o sobrenome (antroponímia), como também na comunidade linguista madeirense, através de toponímia. Faz-se um breve levantamento para outros nomes de árvores, interligando antroponímia e toponímia, porque a língua é uma ferramenta identificadora e unificadora de um grupo.