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- O papel da educação visual, estética e artística na construção de uma identidade culturalPublication . Ribeiro, Lisandra Romana Araújo; Gouveia, GonçaloA presente dissertação analisa os resultados de uma pesquisa cujo propósito foi o de conhecer o papel da educação visual, estética e artística na construção de uma Identidade Cultural. Defendemos que estas áreas, nas suas múltiplas vertentes, auxiliam a aprimorar o pensamento crítico e criativo de cada sujeito, contribuindo para o desenvolvimento cultural de cada individuo, seja através da criação de novos valores pessoais; seja através do conhecimento de outras culturas existentes no mundo; seja através da valorização das próprias diferenças culturais; seja construindo ligações ao passado; seja conhecendo e desenvolvendo a sua própria cultura, ampliando, nesse processo, as capacidades de compreensão e criatividade. Deve-se, assim, dar uma maior ênfase às Artes Visuais no sistema educativo, através da experiência estética e artística que, através das suas variadas manifestações e modos de intervenção, favorecem a criação e a expressão, reconhecendo a sua importância como valor imprescindível ao desenvolvimento do ser humano. Só por esta via o estudante consegue reconhecer e dar valor a formas artísticas de diferentes culturas e criar a sua própria identidade, porque o desenvolvimento cognitivo de um individuo só é completo quando abrange todo este enriquecimento estético-artístico e cultural. Nesta dissertação procede-se à análise de uma situação concreta neste âmbito, no contexto do Atelier Gatafunhos, um projeto educativo inserido no projeto PORTA33, através de uma observação direta participante, a fim de avaliar o comportamento de crianças e o impacto nestas de uma iniciativa educativa baseada nos princípios enunciados. Esta análise tem o objetivo de permitir o ensaio de algumas conclusões fundamentais para a nossa investigação, baseada na coleta e análise de dados concretos. Desta forma, pretendemos demonstrar que o ensino das Artes Visuais é uma via fundamental para a construção de uma Identidade Cultural, mais coesa e autêntica.
- Ribeira Seca: memória e identidade culturalPublication . Olim, Severino de Freitas; Nascimento, Maria Teresa Duarte de Jesus Gonçalves doA Ribeira Seca é um dos sítios da freguesia de Machico com mais de 300 anos, cujas raízes populacionais se prendem ao povoamento que veio fixar-se nos arredores da antiga vila de Machico. O seu crescimento foi notório em número de famílias, infletindo se na década de 80 do século passado, até atualidade. Segundo os sensos de 2021, conta se com cerca de 2600 habitantes, em que a maioria são idosos ainda com marcas das dificuldades dos tempos idos. Transportam como herança a memória de histórias reivindicativas, dissecadas ao longo da nossa investigação e que constituíram as linhas mestras dos nossos objetivos: a mudança da identidade cultural desta localidade. A metodologia aqui traçada, sobretudo as entrevistas, é seguida pela Rede Internacional de Museus da Pessoa e do Center for Digital Storytelling do EUA, cujas atividades têm vindo a demonstrar a importância da preservação e valorização das histórias de vida no futuro da identidade das comunidades. De menor alcance, mas igualmente importantes, têm sido os projetos a nível nacional orientados pelas bibliotecas municipais de Oeiras, Rio Maior e pelo Museu da Ruralidade de Castro Verde. A linha de tempo considerada abarca estes últimos 60 anos, cruzando-se com a clandestinidade da emigração para França, com mobilização popular em torno do fim da colonia, da construção do caminho e da escola nova, da distribuição de eletricidade e de água canalizada. Deste ambiente, irrompeu a vontade de mudança evidenciada particularmente pela imagética literária do cancioneiro de romagem, muito concorrido na animação das festas do Santíssimo Sacramento e da Senhora do Amparo. Conscientes da existência dessa transformação cultural na história das gentes da Ribeira Seca, entendemos ser importante para a defesa da sua memória futura registar, analisar e divulgar o percurso destas seis décadas de mudança, testemunhadas por informantes residentes e por outros de fora da localidade.
- Produção cinematográfica e documentário. O "Atelier Gatafunhos" - Porta 33. Associação Cultural Quebra Costas, Centro de Arte ContemporâneaPublication . Teixeira, Isabel José Ribeiro; Gouveia, Gonçalo Nuno Ramos Ferreira de; Gouveia, Ricardo Nuno Teixeira deEste projeto de mestrado visa desenvolver e colocar em prática conhecimentos e competências adquiridos ao longo do primeiro ano do Mestrado em Gestão Cultural, nas vertentes curricular e de investigação, focando-se sobre uma temática concreta enquadrada nesta área do conhecimento. Tendo em conta estes objetivos, e no âmbito do 2º Ciclo em Gestão Cultural, propomo-nos concretizar um projeto de índole teórico prática, cuja resultante principal é um documentário em suporte vídeo, mais especificamente, o Documentário: Traços do Contemporâneo. Numa fase inicial, e para o indispensável enquadramento das estratégias a implementar, iremos ensaiar um enquadramento teórico atualizado, sintético, tanto no que se refere às questões relacionadas com a temática específica do documentário proposto, como no que respeita aos meios convocados para a sua concretização. Numa segunda fase, e de acordo com a planificação determinada na fase anterior, irá concretizar- se o documentário, que será́ integralmente finalizado no prazo previsto para o projeto.
- Anthroponymy of marriers from parishes of Madeira (16th to 20th century), Portuguese to English translation of four photographic catalogues on the history of clothing in the island, support to the organization of a scientific meeting, linguistic revision and editing of DRABM’s scientific journal AHM, Nova SériePublication . Chaves, Carolina Beatriz Rodrigues; Nunes, Naidea Nunes; Kurtes, SvetlanaThe present report aims to detail the activities undertaken during the curricular traineeship in Translation and research project developed at the Centre for Atlantic History Studies — Alberto Vieira (CEHA-AV), of the Madeira Archives and Library Department (DRABM). As a starting point, a theoretical and methodological framework was followed within the scope of Lexicology, where Onomastics is included, i.e., the study of proper names, as both the host entity (in the person of Dr Filipe dos Santos, traineeship supervisor) and the University of Madeira (in the person of Professor Doctor Naidea Nunes Nunes, scientific supervisor) were interested in the analysis and description of data from the parish marriage records (starting with those of Santa Cruz) previously compiled by DRABM, and which had benefited from a spelling update and standardisation for online research purposes. The methodology used was a comparative study between masculine and feminine names by centuries, observing their evolution as individual names as well as the composition of family names. The availability of data from other parishes (Ribeira Brava, Sé, and Caniço) also enabled for comparison between them by centuries, discussing possible similarities and differences. The traineeship also included the translation from Portuguese to English of four photographic catalogues — two on Madeira Embroidery and two on Clothing used in Madeira Island. Furthermore, there were occasions when linguistic revision and editing (sometimes even translation) of the Portuguese and English versions of prefaces, abstracts, and excerpts from scientific articles to be published in the annual journal Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série were required.