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- Madeira Island Magazine: comunicação empresarial, pesquisa e redação de textos de temáticas madeirenses, entrevistas, tradução bilingue (Português-Inglês e Inglês-Português), revisão e edição de textosPublication . Andrade, Inês Machado Vilhena; Nunes, Naidea; Kurtes, Svetlana; Caldeira, RafaelO estágio de mestrado com relatório visou a aplicação de conhecimentos teóricos e competências práticas adquiridos na parte curricular do curso. Neste sentido, no âmbito do 2º Ciclo em Linguística: Sociedades e Culturas, o estágio foi realizado na revista Madeira Island Magazine (MIM). Esta é publicada online e em papel, sendo distribuída gratuitamente nos hotéis, restaurantes, museus, empresas de animação turística e postos de turismo da região. O seu custo é pago pela publicidade das empresas aderentes. Trata-se de uma revista bilingue (Português Inglês) bimestral de divulgação de eventos, festividades, heranças culturais, tradições, geologia, fauna e flora, zonas de lazer, atividades desportivas e receitas da Madeira. A metodologia de trabalho utilizada foi o levantamento e a pesquisa sobre temas regionais a incluir na revista, com interesse para os residentes e os turistas do arquipélago da Madeira. Foram usados vários métodos de recolha de dados, como a observação da atualidade, a consulta de bibliografia diversificada e a realização de entrevistas. Deste modo, a atividade de estágio envolveu sobretudo pesquisa sobre temáticas como a natureza, produtos madeirenses, desporto e património, seguindo-se a redação de pequenos artigos para a revista. Foram efetuadas entrevistas a pessoas de diversas áreas, permitindo divulgar várias questões da sociedade e cultura da Madeira. Por se tratar de uma revista destinada principalmente a turistas, foi feita a tradução dos textos dos artigos redigidos e das entrevistas transcritas de Português para Inglês e de Inglês para Português. Na tradução, foram tratadas questões relativas à publicação bilingue e às realidades socioculturais madeirenses. A publicação dos textos implicou ainda que fossem trabalhadas a revisão e a edição linguísticas.
- Data analysis of trail running: runner passage predictionPublication . Pinheiro, Ricardo Daniel; Marques, Eduardo Miguel DiasTrail running is a running sport that spans across outdoor and mountainous terrain, often with hilly ascents and descents. This created a competitive scene that has garnered the interest of trail running enthusiasts into competing in 100km+ grueling races that can last for over 24 hours. Machine learning is a research field that focuses on developing algorithms capable of learning and making predictions based on data. In essence, it revolves around creating algorithms that can analyze data, identify patterns, and make informed predictions. The organizations that setup trail running events operate a system that keeps track of the competitors arrival times across the designated points in a trail running course. The data analysis of trail running can provide valuable insights in respect to the planning of the event, namely in regard to the guarantee of the runner’s safety, the scheduling of transport for runners, the allocation of human resources, and the allocation of food and beverages. A first initial research finds that the existing literature does not focus on the prediction in regards to both trail running and machine learning topics, the latter being a solution found in research related to marathon running. At first, an initial approach was conducted in order to comprehend the prediction of arrival times based on an existing implementation. This approach analyzed the velocities of the runners, and such approach revealed that it would be optimal to utilize the Mean Absolute Error (MAE) as a metric for the next approaches. The second approach evolved into the use of the models LASSO and Random Forests with features related to both the checkpoints of a race and it’s runners in competition. This approach netted a 24.45% MAE reduction when compared to the first approach. In the third approach, the LASSO model was excluded as the Random Forest model had overcome with least MAE. With the inclusion of more race time data in the last approach, we were able to reduce the MAE of the first approach by 28.71% with the employment of the Random Forest model.
- Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Correia, Andreia Filipa; Correia, Fernando Luís SousaO relatório de estágio que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal finalidade a obtenção de grau de mestre nestas respetivas áreas educativas. Neste sentido, com este documento académico objetivou-se partilhar a experiência vivenciada aquando das práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições educativas, refletindo sobre as mesmas, as quais decorreram num infantário e em duas instituições educativas do 1.ºcilco, estas presentes no concelho do Funchal. No que respeita à sua estrutura, o relatório organiza-se em duas partes complementares: Parte I – Enquadramento Teórico e Metodológico e Parte II – Prática Pedagógica. Assim sendo, numa primeira etapa sintetizar-se-ão as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas pedagógicas realizadas, enquanto numa segunda etapa se refletirá sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos. Associado à prática pedagógica, está o processo de investigação. Nesta perspetiva, e no sentido de dar resposta a problemáticas específicas verificadas em cada grupo, desenvolveram-se dois projetos assentes na metodologia de Investigação-Ação, os quais tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como consciencializar as crianças sobre a importância e utilização da água?” e “Como promover um clima positivo de sala de aula através da leitura, escrita e música no 2.ºB?” Considerando o mencionado o presente relatório surge, então, como resultado de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação em educação, na medida em que me permite realizar um paralelo entre a teoria e a prática abordada ao longo da mesma