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- A identificação de talentos e a sua iniciação no ténis de mesa – da teoria à práticaPublication . Ferreira, Catarina Ramos; Sousa, Duarte Filipe JesusAs habilidades motoras constituem um bom preditor de jovens com talento que podem vir a ter sucesso futuro. Assim é importante verificar quais as habilidades mais consistentes entre cada desporto para evitar o desperdício de talento e poder fazer-se uma boa recomendação do desporto para as crianças. Neste estudo, a modalidade em questão é oténis de mesa. Há que realçar que crianças talentosas podem ser indivíduos que tenham uma aprendizagem rápida, daí ser importante verificar a aquisição das habilidades por parte do treino como fator de predição de talento. O objetivo do trabalho desenvolvido ao longo do estágio consistiu em compreender as principais características para considerar a criança um talento jovem e de perceber de que forma é feito o seu desenvolvimento através do treino de iniciação. Parte do estágio decorreu no projeto S4S (Sports for Students) liderado pelo CTM Ponta do Sol - identificação do talento entre crianças do ensino primário tendo como base a revisão de literatura feita – e parte no Clube de Ténis de Mesa da Ponta do Sol – treino de iniciação ao ténis de mesa. Através da literatura, da reflexão pessoal e da experiência adquirida enquanto mesatenista, procurou-se refletir e identificar as características e as qualidades da modalidade. Evitando assim o desperdício de talento e poder desenvolver um talento de forma a chegar ao sucesso. Realizou-se uma pesquisa acerca das qualidades inerentes ao jovem mesa tenista. De acordo com os resultados as habilidades motoras específicas da modalidade foram as flexões, salto lateral entre outras. Habilidades como a velocidade ao driblar, mirar no alvo e a coordenação olho/mão abrangem a manipulação de objetos durante o controle de uma bola. Essas características são mais semelhantes aos exercícios realizados durante o treino específico do ténis de mesa. O impacto desta informação levou a que se tentasse criar e aplicar um conjunto de exercícios que pudessem melhorar a captação de talentos. Foi também nosso objetivo a melhoria do treino específico de iniciação, e a orientação para os princípios de treino adotar. Desta forma, tentou-se apresentar uma proposta metodológica baseada na aprendizagem e desenvolvimento das capacidades dos jovens atletas.
- Programa de intervenção utilizando jogos de realidade virtual aumentada em pessoas idosasPublication . Costa, João Martinho de Abreu; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalOs jogos de Realidade Virtual (RV) foram propostos como uma nova solução tecnológica para ajudar os idosos a melhorar sua capacidade funcional geral. No entanto, pouco se sabe sobre a intensidade da atividade física (AF) nas aulas de jogos de RV. Esta informação é de particular importância para o planeamento de atividades de RV para idosos. Os objetivos deste estudo foram duplos: (1) investigar a mudança nos scores de aptidão cognitiva e funcional antes e depois de uma intervenção de 8 semanas, combinando aulas convencionais de jogos de AF e RVA, e (2) analisar as diferenças nos níveis de intensidade de AF entre os jogos convencionais e aulas de jogos RVA. Uma amostra longitudinal de 11 mulheres com idade média de 67.1 (4.0) anos de idade participaram num estudo experimental constituído por 8 aulas convencionais e 8 sessões de jogos de RVA. A avaliação da aptidão funcional foi baseada na versão curta da Fullerton Advance Balance Scale (Rose, 2006) e com recurso a bateria de testes Senior Fitness Test Manual (Rikli & Jones, 2001). A função cognitiva foi avaliada pelo Mini Mental State Examination (MMSE, Folstein et al., 1975). Referente a avaliação da composição corporal foi utilizado o InBody. A intensidade da atividade física foi avaliada usando o Actigraph GT3X Activity Monitor. As 8 aulas foram avaliadas integralmente nas diferentes intensidades de AF (ou seja, sedentária, leve, moderada e vigorosa) usando o software ActiLife, versão 6 [(ActiGraph, Pensacola, FL, EUA; utilizando os pontos de corte sugeridos pela literatura anterior (Freedson et al., 1998)]. O teste de classificação sinalizada de Wilcoxon foi conduzido para examinar a aptidão cognitiva e funcional entre a pré e pós intervenção. Em segundo lugar, uma análise de variância mista entre os sujeitos foi conduzida para avaliar as diferenças entre os dois tipos de aulas em termos de intensidades de AF. Em termos de aptidão funcional, após 8 semanas, os resultados mostraram uma melhoria significativa somente na flexibilidade e na marcha. Melhorias nos parâmetros cognitivos, foram unicamente observadas no MMSE. Não foram observadas mudanças nas variáveis da composição corporal. Finalmente, as aulas convencionais apresentaram uma maior percentagem de tempo despendido em AF sedentária. Contudo, foram também aquelas que apresentaram percentagens maiores de AF moderada a vigorosa. As aulas de RVA apresentaram valores superiores de AF leve.
