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- O caminhar para a docência: relatório de estágio de mestradoPublication . Alves, Adriano Manuel Correia; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Martins, João Francisco PestanaO relatório de estágio assume-se como um documento reflexivo, que procura descrever todo o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, bem como todas as atividades presenciadas e desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2023/2024. Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos: O primeiro capítulo diz respeito à introdução e à caracterização do estágio pedagógico. Já o segundo capítulo corresponde às linhas programáticas das atividades e avaliações definidas para este estágio, onde retrata toda a intervenção pedagógica ao nível de quatro temas: (1) prática letiva; (2) atividades de intervenção na comunidade escolar; (3) atividades de integração no meio e (4) atividades de natureza científico-pedagógica. No segundo capítulo e também apresentado um estudo (ação científico pedagógica individual e coletiva), que ocorreu no decorrer do 1º semestre, tendo como principal objetivo investigar a possibilidade de o Walking football se assumir como uma estratégia pedagógica adequada ao ensino do futebol em principiantes. A amostra foi constituída por 64 adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e 16 anos pertencentes a seis turmas de uma escola pública da Região Autónoma da Madeira. Os resultados deste estudo permitiram aferir que o Walking football poderá ser uma estratégia de ensino do futebol adequada a jovens principiantes.
- Estudos de investigação em psicologia clínica-narrativa. Escrita terapêutica e o processo de luto de mães que experienciaram uma perda gestacional precoce: o bem-estar narrativoPublication . Paiva, Teresa Catarina de; Soares, Maria Luísa Pereira; Faria, Ana Lúcia dos SantosA perda gestacional precoce afeta profundamente os pais, com uma prevalência de 20% a 50%, sendo o luto complicado (LC) uma das questões mais prevalentes e desafiadoras deste acontecimento. A Terapia Narrativa (TN) e a Realidade Virtual (RV) emergem neste estudo como potenciais abordagens de intervenção psicológica. Objetivos: Expandir a investigação sobre a perda gestacional precoce, ressaltando a necessidade de intervenções inovadoras e humanistas/empáticas. O principal objetivo recai na análise de narrativas de mães que enfrentaram uma perda gestacional, categorizando as suas narrativas escritas e identificando possíveis marcadores, facilitadores ou não do seu processo de luto. Metodologia: É um estudo de caso de duas mães que experienciaram uma perda gestacional precoce. As narrativas foram recolhidas a partir de um projeto de investigação em curso – AViR (Cameirão & Fonseca, 2022) e foram analisadas a partir de 3 instrumentos de avaliação de Narrativas – Conteúdo, Estrutura e Processo (Gonçalves et al., 2001a; Gonçalves et al., 2001b; Gonçalves et al., 2002b). Resultados: A análise de resultados revelou que a narrativa da participante que foi sujeita à intervenção com realidade virtual demonstrou sinais de maior bem-estar. Parâmetros como maior capacidade de metaforização e subjetividade cognitiva na descrição da perda gestacional precoce foram identificados com maior relevância. Conclusões: A escrita terapêutica pode ajudar a ultrapassar o processo de luto. Atribuir significados à experiência está associado a processos de luto menos dolorosos. A escrita possibilita a captura de detalhes que explicam como foi experienciado o luto, contribuindo para uma compreensão mais profunda da experiência e a uma maior aceitação e integração na vida do sujeito.