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- Desafios que transformam: de reflexões ao autoconhecimento, na vivência do estágio pedagógico em educação físicaPublication . Silva, Luís Carlos Baptista; Rodrigues, Ana José AguiarO presente relatório de estágio representa o culminar de um conjunto de experiências e reflexões no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado no ano letivo de 2023/2024. Assumindo o papel de professor, procurou-se atuar como guia e facilitador, envolvendo os alunos na aprendizagem de modo a promover transformações que fomentem uma participação social informada e responsável, impulsionando um desenvolvimento integral que vá além do mero ensino de conteúdos específicos. Estruturalmente, o presente documento subdivide todas as atividades e reflexões em oito capítulos, a saber: i) Enquadramento Contextual; ii) Prática Letiva; iii) Ações Científico-Pedagógicas; iv) Atividades de Integração no Meio Escolar; v) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar; vi) Tecnologia e Atividades Extraprogramáticas; vii) A Investigação no Estágio Pedagógico; viii) O potencial transformador da Educação Física sobre o aluno; ix) O Percurso de Estágio como Veículo de Transformação Pessoal. Das diversas atividades desenvolvidas, são apresentados o processo de planeamento, a operacionalização e, por fim, reflexões críticas sobre os principais aspetos e ilações a destacar. Neste sentido, é possível identificar as potencialidades e limitações da intervenção, formulando-se alternativas que possam potenciar futuras mediações. Neste sentido, a vivência deste estágio permitiu uma imersão na prática docente de Educação Física, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de uma sólida identidade profissional e pessoal. Através de um processo contínuo de observação, prática e reflexão, este percurso formativo revelou-se essencial para a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais nos domínios pedagógicos e didáticos. Igualmente, serviu de preparação para os desafios da profissão docente, esperando-se que os efeitos surtidos nos alunos tenham sido não só positivos como também duradouros.
- Estratégias de coping para lidar com o bullying: um estudo com adolescentes da Região Autónoma da MadeiraPublication . Sousa, Marília Correia de; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasAo longo dos últimos anos, tem surgido diversos casos de violência nas escolas, e têm ganho maior pertinência nos media social, acarretando grande preocupação aos pais, professores, alunos e à sociedade. Este fenómeno é denominado por bullying, e é definido como as ações e comportamentos antissociais e violentos, que ocorrem em particular no meio escolar, praticado frequentemente por estudantes. Esta investigação tem como objetivo geral analisar as estratégias de coping, respetivamente a empatia e a autocompaixão, que os adolescentes (vítimas, agressores e testemunhas) têm para lidar com situações de bullying e de adversidades. A recolha de dados teve por base um design transversal, com aplicação duma bateria de instrumentos (questionário identificação dos participantes do bullying [QIPB], escala da autocompaixão, e a escala básica da empatia), de forma presencial pela investigadora, a 413 alunos representativos dos 2º e 3º ciclos das escolas da região autónoma da Madeira RAM, com uma média de 13 anos de idade. Os resultados obtidos demonstram que os agressores são maioritariamente os rapazes, bem como os que possuem menos estratégias de coping (empatia e autocompaixão). Além disso, as vítimas estão em maior número no sexo feminino. As raparigas possuem níveis de empatia e de autocompaixão superior aos rapazes, e incluem o maior grupo de testemunhas. Face a estes resultados é necessário desenvolver programas de prevenção e apoio às várias experiências de bullying, de maneira a diminuir as situações de violência em contexto escolar.