Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Dissertações de Mestrado by Subject "(Trans)formação docente"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Jesus, Octávio Quintal de; Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraO documento que se segue surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva no ano letivo 2015/2016. O propósito principal deste documento assenta na exposição de todas as atividades desempenhadas ao longo do ano letivo, mas acima de tudo na reflexão e análise de todas as vivências e problemáticas procurando expressar os processos desencadeados, as estratégias adotadas e competências adquiridas nesta fase que se espera ser de transformação tanto profissional como pessoal. O novo contexto ao qual fomos apresentados, representava incerteza e imprevisibilidade, e a necessidade de desenvolver a nossa capacidade de adaptação e intervenção eficiente e eficaz através do domínio de metodologias e estratégias que fossem ajustadas à nossa realidade foi a nossa maior preocupação. Num processo que não se remeteu única e exclusivamente à função docente na prática letiva, mas também noutras ações tais como a assistência às aulas, as ações de extensão curricular, a atividade de intervenção na comunidade escolar, assim como as ações de natureza científico pedagógica individual e coletiva, procurámos geri-lo de forma a estabelecer um fio condutor no sentido de interpretarmos este processo como um todo e não de forma isolada. Acreditando nas potencialidades do Desporto e da Educação Física é importante salientar que este processo não foi um fim em si mesmo, mas sim um meio de transformação tanto para os alunos como para o professor procurando potenciar ao máximo o melhor de cada um. É preciso manter bem presente que este processo de ensino aprendizagem deve ser mútuo não se esgotando simplesmente na transmissão de conhecimento por parte do professor, mas deve sim procurar o diálogo reflexivo, diálogo este que se espera ser presença assídua no espaço de aula.