Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares
    Publication . Franco, M. G.
    O presente trabalho teve como objectivo perceber como a percepção que os alunos têm do seu professor, estão relacionados com o seu auto-conceito, assim como, com o seu rendimento acadé mico. Participaram na investigação 67 sujeitos, 50,7% de eram do sexo feminino e 49,3% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (Média 10,48 anos e Desvio Padrão 1,1). Recorreu-se à composição escrita para avaliar a percepção que os alunos têm dos seus pro fessores, à escala de auto-conceito para Crianças e Adolescentes -Self-Perception Profile for Children, desenvolvida por Susan Harter (1985), para avaliar o auto-conceiro e às avaliações de final de ano feitas pelas professoras para medir o rendimento académico. Da análise factorial de componentes principais usada resultaram oito agrupamentos, dos quais quatro mostram: (1) a relação entre o auto-conceito, competência escolar, e as avaliações nas áreas das formações complementares; (2) os elementos relativos à identidade dos professores; (3) a valo rização das características físicas dos professores e o auto-conceito: aceitação social; (4) As mani festações de afecto para com os professores e a sua competência de ensino. Outras análises esta tísticas reforçam estes resultados.
  • Social and emotional intelligence in children with special educational need institutionalized: preliminary studies
    Publication . Franco, M. G.; Candeias, A. A.; Beja, M. J.
    Recent studies have come to show the need to complement traditional approaches of intelligence with other cognitive functions, such as the social and emotional intelligence (Mayer & Salovey, 1997; Goleman, 2006, Jones & Day, 1997). As these new dimensions to explore, which we will present the study aimed to describe the social and emotional intelligence and its relation to emotional and social skills in children with special educational institutions. The sample incorporated 20 children with special educational needs and 369 regular education children, aged between 7 and 13 years old, and were the following instruments: The Social Intelligence Test for Children, the Emotional Perception Test for children, the Test of Social Skills for children and the Raven’s Progressive Matrices. The results allow us to identify and evaluate the cognitive processes of social and emotional development of children in general and children’s special educational needs in particular and are a new way of looking at human skills and social skills and emotional.
  • Expressividade e regulação emocional em estudantes do ensino superior
    Publication . Franco, M. G.
    Emotions have a great adaptive value for individuals, allowing them to challenges the opportunities offered by the environment (Plutnchik , 1990) . So this study is important the utmost importance in education contexts. By emotional expressiveness is meant changes in behavior (eg , facial and postural accompanying emotions such as crying, laughing , blushing ) ( Gross & John , 1998) . Despite this multidimensional view of emotional expressiveness not be the only (there is a great proliferation) this view and adds that greater agreement among authors. In turn, emotional regulation refers to all of the strategies used to reduce, maintain or increase an emo tion (Gross, 2001) . The strategies of emotional regulation are implicated in personality, emotions on cognition in social development (including resilience ). The objective of this research is to understand what patterns of regulation and emotional expression can meet college students and which variables influence them. The sample comprises 182 subjects, 83.5 % female and 16.5 % male, aged 17 to 51 years (M=23.5 years ; SD 6.6 ), the to Higher Education in the 1st (17.3% ), 2 (37.9 %), 3 (46.2 %) and 4th year (2.2%), students of Psychology (30.8 %), Educational Sciences (19.8 %) and Nursing (49.5 %) . The instruments used are: a Emotional Expressiveness Questionnaire of Berkeley (Gross & John , 1997) that assesses three dimensions: negative expressivity, positive expressivity and impulse, and the Emotional Regulation Questionnaire (Gross & John, 2003) This study show that the dimensions of emotional expressiveness and regulation depend on gender, year, course and age.
  • Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior
    Publication . Beja, M. J.; Franco, M. G.
    Nas áreas da saúde e da psicologia o principal instrumento de trabalho é, para além de qualquer técnica, teste ou medicamento, a própria pessoa do técnico com as suas capacidades e competências pessoais e sociais. Contudo, há momentos em que essas capacidades e competências nunca parecem ser suficientes para ajudar o outro, como é o caso dos momentos de sofrimento intenso desencadeado por perdas associadas a doenças graves e mesmo à morte. Tendo as emoções um grande valor adaptativo para os indivíduos, permitindo enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo meio, o seu estudo revela-se da maior importância na área da saúde e em especial no que diz respeito à vivência da morte. O objectivo deste estudo consiste em analisar a forma com as emoções se relacionam com o modo como encaramos a morte. Assim, avaliaram-se especificamente a ansiedade face à morte, as diferentes perspectivas sobre a morte, a expressividade emocional e a regulação emocional. A amostra foi constituída por 182 indivíduos, estudantes do ensino superior na R.A.M., de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 17 e os 51 anos. Palavras chave: morte, ansiedade de morte, diferentes perspectivas de morte, expressividade emocional, regulação emocional, ensino superior