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  • Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira
    Publication . Andrade, Cláudia Alexandra; Santos, Natalie Nóbrega; Franco, Glória
    O construto de inteligência emocional tem sido estudado em várias áreas do desenvolvimento humano, nomeadamente na área da saúde organizacional. No entanto, está ainda muito pouco estudada a sua relação com o engagement, e menos ainda com a saúde dos Professores. O engagement é considerado saudável para o desempenho dos professores e o seu bem-estar, beneficiando não somente o indivíduo, mas também, as organizações para onde trabalha. Este estudo teve precisamente como objetivo compreender a relação entre a inteligência emocional e o engagement. A amostra foi constituída por 250 professores do 2º ciclo (5.º e 6.º ano) (26.4%), 3º ciclo (7.º, 8.º e 9.º ano) (57.2%) e Secundário (10.º, 11.º e 12.º ano) (16.4 %), do género feminino (70.4%) e do masculino (29.6%), da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal. Utilizámos como instrumentos, o Trait Meta-Mood Scale, o Questionário de Expressividade e o de Regulação Emocional de Berkeley e o Utrech Work Engagement Scale. Nos nossos resultados encontramos que quanto maior a atenção às emoções, clareza de sentimentos e reparação do estado emocional, maior é o vigor, dedicação e a absorção. A idade e o tempo de serviço não se mostraram relevantes para a explicação da relação entre os construtos. Concluiu-se que os professores que conseguem regular as suas emoções envolvem-se mais no trabalho e utilizam todas as suas capacidades físicas, cognitivas e emocionais, enquanto desempenham as suas funções, ultrapassando os obstáculos que se lhes interpõem.
  • O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesa
    Publication . Glória, Franco; Roazzi, Antonio; Santos, Natalie Nóbrega
    O objetivo deste estudo é apresentar as vantagens e os contributos em contexto escolar do Teste de Compreensão Emocional (TEC) para a população portuguesa, desenvolvido a partir da versão brasileira, que tem por base o instrumento desenvolvido por Harris, Pons e seus colaboradores. No nosso estudo participaram 766 crianças (381 raparigas), com idades compreendidas entre 3 e 13 anos (M = 7.21, DP = 1.95), de diferentes extratos socioeconómicos. Os resultados mostram que o instrumento tem consistência interna aceitável e que é possível isolar as diferentes fases de desenvolvimento emocional propostas pelos autores. Os componentes que medem relacionam-se com diferentes variáveis importantes em contexto escolar (idade, estatuto socioeconómico, inteligência fluída), e explicam uma parte do rendimento académico e da retenção escolar.
  • Aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico: Avaliação do programa KidsTalentum
    Publication . Santos, Mário; Santos, Natalie Nóbrega; Franco, Glória; Silva, Elisabete
    O presente estudo pretende avaliar a efetividade do programa de outdoor training KidsTalentum na aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do ensino básico. No programa, realizado ao ar livre, as crianças são retiradas da sua zona de conforto e estimuladas a enfrentar vários desafios. Foi adotado um desenho quase experimental com pré-teste e pós-teste, com duas turmas de cada ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, distribuídas num grupo de controlo (n=78) e num grupo experimental (n=78). Para avaliar as competências sociais e emocionais foram utilizados tanto instrumentos de desempenho como de auto e heteroperceção. O efeito do programa foi avaliado através da análise da mudança de scores. Os alunos que participaram no programa KidsTalentum apresentaram uma melhoria nas competências de tomada de decisão e autoconhecimento. Os resultados apontam a metodologia outdoor training como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem das competências sociais e emocionais.
  • Fatores que influenciam o desenvolvimento da compreensão emocional
    Publication . Santos, Natalie Nóbrega; Franco, Glória
    A compreensão emocional é a habilidade sociocognitiva de reconhecer as emoções, compreender as respostas às emoções dos outros e das situações emocionais, abarcando uma série de habilidades e compreensões relacionadas com a emoção, como a compreensão da relação entre emoções e outros estados mentais, conhecimento de estratégias de regulação das emoções e compreensão de respostas emocionais ambivalentes. Existindo evidências empíricas que apontam a compreensão emocional como um dos preditores do ajustamento social e de saúde mental, o estudo dos fatores que influenciam o desenvolvimento da compreensão emocional pode ser crítico para ajudar a criança no seu desenvolvimento saudável. Ao longo deste artigo identificaremos as fontes potencialmente importantes das diferenças individuais da compreensão emocional.
  • Desenvolvimento da compreensão emocional
    Publication . Franco, Maria da Glória Salazar d' Eça Costa; Santos, Natalie Nóbrega
    A compreensão emocional é uma componente-chave da competência emocional, que se tem vindo a constatar ser importante para um melhor entendimento do desenvolvimento infantil. Este artigo faz uma revisão teórica desse construto, situando-o nos estudos sobre inteligência emocional e clarificando a sua definição. Apresentam-se, igualmente, os diferentes instrumentos que existem para a sua avaliação assim como os estudos que trazem evidências sobre o seu desenvolvimento. Concluiu-se que está demonstrada a existência de importantes mudanças na compreensão emocional da criança entre os 18 meses e os 12 anos. No entanto, é ainda necessário: a) reduzir a inconsistência conceptual presente nesse construto; b) determinar o que prediz; c) determinar se o seu ensino tem um efeito desejável no comportamento dos indivíduos.