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  • Tempo e espaço da Paideia nas Vitae de Plutarco
    Publication . Pinheiro, Joaquim; Espírito Santo, Arnaldo Monteiro do
  • O papel do educador na formação humana: alguns exemplos da Antiguidade Clássica
    Publication . Pinheiro, Joaquim J. S.
    Com base nas biografias políticas de Plutarco, escritas nos séculos I e II, procuraremos definir os diversos elementos do processo educativo e o alcance moral da paideia (educação e cultura). Interessa nos, sobretudo, reflectir sobre os seguintes elementos: 1. Responsabilidade dos pais na escolha dos educadores; 2. Definição da natureza dos educadores e da sua relação com as crianças e os jovens; 3. Disciplinas prioritárias da paideia; 4. Efeito da paideia (e também da sua ausência) na natureza humana; 5. A paideia como factor de identidade. A escolha destas temáticas visa, por conseguinte, focar alguns aspectos da paideia e das suas consequências e exigências, ficando-se a perceber que muitas das questões que hoje se levantam sobre o processo educativo já estavam presentes na Antiguidade Clássica, obviamente num contexto histórico cultural diferente.
  • Plutarco transmissor da paideia e da politeia: o tratado Ad Principem indoctum
    Publication . Pinheiro, Joaquim
    Como herdeiro de preceitos éticos, psicológicos e políticos, Plutarco estabelece, frequentemente, paralelos entre Gregos e Romanos, confrontando assim duas culturas, com semelhanças e diferenças, numa synthesis/krasis do mundo grecoromano, com muito signi cado. Baseando-nos em especial no tratado Ad principem indoctum, salientaremos o valor da paideia na atividade politeia. De facto, a paideia pode ser decisiva e diferenciadora na vida de um governante, especialmente num momento em que Roma é a força dominante. O conjunto de valores e princípios que Plutarco desenvolve é, sem dúvida, muito importante para entender as raízes culturais da Europa.
  • O valor da filosofia e da paideia: a construção moral e retórica de Plutarco
    Publication . Pinheiro, Joaquim
    As Vidas e os Tratados Morais de Plutarco permitem‑nos estabelecer uma re‑ lação estreita entre paideia e sophia, no âmbito da actividade política. De facto, Plutarco valoriza, no processo de construção do ethos, a formação do indivíduo, pelo facto de a paideia contribuir para a activa participação cívica. Nesse sentido, pretendemos definir as qualidades e a paideia do filósofo e a forma como ele pode auxiliar ou mesmo intervir na politeia, recuperando Plutarco, na argumentação, a memória de filósofos do passado que se distinguiram pela influência que exerceram junto daqueles que detinham o poder. Plutarco, educador da Europa, oferece‑nos um quadro social em que a filosofia, por meio da ética, da paideia e da politeia, se distingue pela sua dinâmica.