Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Vasconcelos Pereira, Bárbara Alexandra

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Construindo a literacia científica: articulação entre a prática pedagógica e o ensino experimental das ciências
    Publication . Fernandes, Adérita; Pereira, Bárbara
    A acelerada mutação da sociedade traduz-se numa mudança por parte de todos os intervenientes do sistema de educação, que tende a ir ao encontro das necessidades dos cidadãos. Nesta perspetiva, em matéria educativa, a nível internacional, são assumidos compromissos e prioridade comuns, entre as quais destacamos a Educação de Qualidade. Segundo a Comissão Europeia, “os professores são a pedra basilar de qualquer renovação da educação científica” (Rocard, 2007, p. 11). Nesta linha de pensamento, a Unidade Curricular de Ensino Experimental das Ciências aliou-se à Prática Pedagógica III na criação de cenários de aprendizagem, que desenvolvam, principalmente, o pensamento crítico, a criatividade e a literacia científica dos estudantes. Assim, serão apresentados alguns cenários de aprendizagem concebidos pelos alunos do 2.º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.