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Vasconcelos Pereira, Bárbara Alexandra

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  • O programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular
    Publication . Pereira, Bárbara; Rodrigues, Liliana
    O presente artigo visa a apresentação da pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira (UMa), que tem como objetivo principal analisar as dinâmicas dos projetos desenvolvidos numa Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Funchal, na Região Autónoma da Madeira (EB1) no âmbito do Programa Erasmus+, numa perspetiva de inovação curricular. Após a análise dos normativos da Comissão Europeia para a Educação e as políticas e práticas educativas nacionais que vão ao encontro do discurso europeu para a educação, contribuindo para o fenómeno da europeização, será apresentado o Estudo de Caso como modelo de investigação, bem como as diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente a pesquisa documental e a bibliográfica, as notas de campo, as entrevistas, que terão um papel fundamental na compreensão da questão central do estudo. Pretende se assim, recorrendo a variadas técnicas de investigação, como a análise de conteúdo e a análise documental, chegar a novas conclusões relativamente ao tema em estudo e perceber se o programa Erasmus+ no ensino regular leva ou não a uma rutura curricular. Uma vez que ainda não foi efetuada nenhuma pesquisa deste género, nesta escola, relativamente aos Projetos do Programa Erasmus+ consideramos pertinente este estudo, de forma que seja possível a compreensão da questão principal deste trabalho. Ao conhecer as medidas políticas educativas locais e ao analisar o impacto da implementação das práticas dos projetos do Programa Erasmus+, na EB1, tenta-se compreender se com projetos desta natureza está em vista a implementação de uma educação mais ampla, descobrindo de que forma o currículo está implícito nos mesmos, ou seja, perceber se a escola vai ao encontro das necessidades dos jovens da pós-modernidade.
  • Construindo a literacia científica: articulação entre a prática pedagógica e o ensino experimental das ciências
    Publication . Fernandes, Adérita; Pereira, Bárbara
    A acelerada mutação da sociedade traduz-se numa mudança por parte de todos os intervenientes do sistema de educação, que tende a ir ao encontro das necessidades dos cidadãos. Nesta perspetiva, em matéria educativa, a nível internacional, são assumidos compromissos e prioridade comuns, entre as quais destacamos a Educação de Qualidade. Segundo a Comissão Europeia, “os professores são a pedra basilar de qualquer renovação da educação científica” (Rocard, 2007, p. 11). Nesta linha de pensamento, a Unidade Curricular de Ensino Experimental das Ciências aliou-se à Prática Pedagógica III na criação de cenários de aprendizagem, que desenvolvam, principalmente, o pensamento crítico, a criatividade e a literacia científica dos estudantes. Assim, serão apresentados alguns cenários de aprendizagem concebidos pelos alunos do 2.º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • O Programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular?
    Publication . Pereira, Bárbara Alexandra Vasconcelos; Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de
    O presente estudo tem por tema o programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular? Nesta investigação são analisados os normativos da Comissão Europeia para a Educação, as políticas e práticas educativas e curriculares nacionais, e explanada a sua confluência com o discurso europeu para a Educação. Ao investigar e analisar os princípios do programa Erasmus+ e as representações dos docentes e dos estudantes das dinâmicas dos projetos desenvolvidos no seu âmbito na Escola_A, debatemos sobre as hipóteses de flexibilidade, mudança e rutura no currículo. Recorremos ao estudo de caso, de abordagem qualitativa de cariz descritivo e interpretativo, com o objetivo principal de analisar as dinâmicas dos projetos desenvolvidos na Escola_A no âmbito do Programa Erasmus+, numa perspetiva de rutura curricular. Tendo como técnicas de recolha de dados a análise documental e as entrevistas semiestruturadas, analisamos e interpretamos os dados e procedemos à sua respetiva triangulação. Assim, ao conhecer as medidas políticas locais, na Escola_A, e ao analisar o impacto da implementação das práticas desses projetos do Programa Erasmus+ chegamos a conclusões relativamente ao tema em estudo. Esta é uma investigação com uma temática original, uma vez que não existem pesquisas avançadas relativas aos Projetos do Programa Erasmus+ no ensino regular a nível regional e nacional. O programa Erasmus+ tem grande relevância na área da Educação e Formação, assumindo-se como a consolidação do projeto político europeu nos seus diferentes níveis e perspetivas. No âmbito educacional, existe uma notória preocupação com as estratégias e ações coerentes e globais de aprendizagem, de modo a reduzir as desigualdades e prevenir a marginalização. O Erasmus+ é fundamental para o desenvolvimento do projeto e identidade europeus. As oportunidades de intercâmbio e de mobilidade, onde se partilha o sentimento de pertença à UE e orgulho das suas origens, traduzem um impacto significativo no currículo.