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  • Abordagens alternativas ao ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão na educação física
    Publication . Pestana, Marcelo; Quintal, Tomás; Gaspar, Maria Arcanjo; Oliveira, Ricardo; Gouveia, Élvio
  • Contributos do modelo de competência no ensino dos jogos desportivos de invasão nas aulas de educação física
    Publication . Quintal, T.; Oliveira, R.; Gaspar, A.; Oliveira, R.; Pestana, M.; Gouveia, E.
    Este estudo tem por objetivos descrever o Modelo de Competência nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão (MCJDCI) e discutir os seus contributos no ensino dos jogos. Os jogos ocupam um lugar de destaque no curriculum da Educação Física. Isto deve-se sobretudo ao facto dos jogos terem um valor próprio que extravasa aspectos sociais, culturais e morais da sociedade. Contudo, o tratamento pedagógico dado aos jogos é problemático. Além dos jogos serem ensinados à margem dos requisitos e qualidades que perfazem a ideia do lúdico (o jogo), as aulas são caracterizadas por abordagens sequenciais, superficiais, descontínuas. Neste sentido, o MCJDCI apresenta um grande potencial no combate às problemáticas apresentadas. Os estudos revelam que uma abordagem centrada no MCJDCI, além de incrementar a responsabilidade e autonomia nos alunos, torna-os melhores ao nível da execução das habilidades, decisões táticas e envolvimento em jogo. No entanto, mais investigação sobre o MCJDCI em diferentes contextos e atividades de ensino são necessárias para melhor perceber o impacto do MCJDCI no contexto da Educação Física.
  • Aplicações do modelo de competência no contexto do ensino jogos desportivos coletivos de invasão
    Publication . Pestana, M.; Gaspar, M.; Quintal, T.; Oliveira, R.; Gouveia, E.
    O presente estudo tem por objetivo justificar a importância de uma abordagem aos jogos desportivos coletivos baseada no Modelo de Competência, e descrever a metodologia utilizada num estudo de intervenção em turmas do 3º Ciclo utilizando o Modelo de Competência. Para tal, participaram no estudo 43 alunos (22 raparigas e 21 rapazes; 13.9±0.67 anos de idade) pertencentes a duas turmas do 3º ciclo. Estas turmas foram intervencionados segundo o Modelo de Competência numa unidade didática de jogos desportivos coletivos durante 20 horas. A preparação da equipa de avaliação, para avaliar a performance utilizou a ficha de observação Game Performance Assessment Instrument (GPAI) (Oslin et al., 1998). Os resultados da preparação da equipa de avaliação apresentam valores de correlação intra-classe bastante elevados, variando entre 0.791 e 0.993. O sucesso da implementação do Modelo de Competência depende do cumprimento de um protocolo pré-definido por parte do Professor. As características que suportam o Modelo de Competência contêm na sua génese “ingredientes” importantes que poderão combater os principais problemas identificados no ensino dos jogos nas aulas de Educação Física.