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- Educação pela arte e campos antropológicos de estudo. Testemunho de uma experiência vivenciadaPublication . Dias, Teresa NortonCom esta reflexão não se pretende baralhar e distribuir cartas, mas abordar a Arte e a Educação, relacionando estereótipos difíceis de combater, não fosse o esforço e o trabalho que tantas equipas desenvolvem. Falamos de Educação, de Arte, de meios e de fins. Procuramos o acontecimento pelo não convencional. Comungamos do terreno fértil que é o da pesquisa de campo, mesmo que contra isso se continuem a ouvir vozes. Transformamos.
- O som no filme Cinema Paradiso (1988)Publication . Neder, Cristiane Pimentel; Dias, Teresa NortonO artigo pretende fazer uma reflexão sobre o som na obra cinematográfica Cinema Paradiso (1988), que conta com uma obra-prima de trilha sonora assinada por Ennio Morricone. Para fazer esta análise foi usado como guia de orientação o texto O Som na Ficção Cinematográfica: Análise de pressupostos na criação de componentes sonoras para obras Cinematográficas/Videográficas de Ficção, da autoria do Professor Álvaro Barbosa (2000), da Universidade do Porto, comentando-se desde a trilha sonora aos sons classificados como diálogos, efeitos sonoros e música. Segundo este autor, estes elementos sonoros podem ser diegéticos, não diegéticos e meta diegéticos e ainda fatores como a amplitude, a tonalidade, o timbre e a especialização, que mudam o significado da interpretação do som. A investigação deste artigo é importante para futuros investigadores de obras cinematográficas compreenderem como o som afeta a perceção da obra e como possui uma metalinguagem. Uma das preocupações é mostrar que, em Cinema Paradiso, o som serve para construir atmosferas de ambientação e intensificar as emoções das personagens. Este artigo visa contribuir para que o investigador tenha uma leitura expandida do roteiro do filme.
- Lisbon story: o filme dentro de um filme com uma cidade por temaPublication . Dias, Teresa NortonNesta reflexão privilegiámos o conceito de não-lugar de Marc Augé (1992) e a ligação que quisemos estabelecer com os não-filmes, produzidos sem a intervenção do olhar humano. Recorremos ao Lisbon Story. Viagem a Lisboa e à lição que o cineasta alemão, Wim Wenders, nos dá sobre a não possibilidade de conhecermos completamente um lugar.
- O movimento V-Day e o lema #1billionrisingPublication . Dias, Teresa Norton: Foi em 2014 que tomei, pela primeira vez, contacto com a organização V-Day, cuja data de celebração é o dia 14 de fevereiro, Dia de S. Valentim, mais conhecido por “Dia dos Namorados”. Esta organização, criada em Nova Iorque, em 1998, por Eve Ensler e um grupo de amigas lança internacionalmente, em 2013, o movimento intitulado One Billion Rising, dando-se a conhecer ao mundo através da música e da coreografia, conseguindo uma interação internacional com Break the Chain que todo(a)s aprendiam, cantavam e dançavam. Foi assim comigo, também. Este texto é a minha contribuição à academia, com base em ensaios de bell hooks e Judith Butler, dando a conhecer o seu trabalho. V-Day tem liderança de Eve Ensler, a autora de Monólogos da Vagina (1994), traduzido e publicado em mais de 48 línguas, apresentado em mais de 140 países e anunciado pelo The New York Times como uma das peças mais importantes dos últimos 25 anos. De quando em vez, apresenta-se em palcos portugueses, como é o ano de 2021, a partir do Auditório Armando Cortez, na Casa do Artista, em Lisboa e em tourneé pelo país. Utilizando a internet e diversas páginas web como ponto de comunicação para o mundo, V é com é agora como Eve Ensler assina os seus projetos.
- Contribuições para a dialética corpo-mediação a partir do legado de Pina BauschPublication . Dias, Teresa NortonNeste trabalho procuramos demonstrar como se entrelaçam, na performance artística, conceitos de mediação cultural e interculturalidade. Para tal, foi usada como exemplo, uma criação da atriz-bailarina e coreógrafa Regina Advento, discípula de Pina Bausch. A produção coreográfica intitula-se Minuten Beat e foi desenvolvida a partir da sonoridade da sua circulação sanguínea e respetivo batimento cardíaco, captada no decorrer de um exame médico. A nossa análise, alicerçada na literatura de Hans Belting e José Gil foi efetuada a partir de uma gravação em vídeo de uma apresentação pública de Minuten Beat, facultada pela autora.
- Narrativas audiovisuais nos países lusófonos. Encontros, fronteiras e territórios comunsPublication . Neder, Cristiane; Dias, Teresa Norton
- EditorialPublication . Reis, António Baía; Mendes, Guida; Coelho, Inês Rebanda; Dias, Teresa Norton
- Aos meus filhosPublication . Cantante, Celeste; Castro, Romy; Gonçalves, Balbina; Machuca, Jaqueline Castilho; Neder, Cristiane Pimentel; Dias, Teresa NortonDurante a pandemia que a todos afetou, Jean Mendonça, produtor e diretor de cinema, natural do Brasil, viveu o confinamento só, longe dos seus mais queridos. Com a vontade exasperada de se aproximar dos filhos partiu para uma mensagem cinematográfica, simbólica, que lhes dedicou. Aos meus filhos tem a duração de quinze minutos e retrata momentos do seu quotidiano confinado, desde a rotina de um duche matinal, a um telefonema na tentativa frustrada para, com o filho de 10 anos, jogar online.
- Pensar a dança além da forma… Relato (auto)biográfico de um percurso artísticoPublication . Dias, Teresa NortonPensar a Dança além da forma… é outra maneira de dizer: pensar o(a)s bailarino(a)s além da forma como dançam. Neste espaço proponho-me abordar a autobiografia como um processo de catarse sobre vivências que oscilam entre 1974 e 2023, durante aproximadamente meio século. Aproveitando o momento que atravesso, inspirada pelo percurso de Walter Benjamin, bem patente na obra Diários de Viagem (2022) em que nos é dado a conhecer o processo de escrita no exílio, entre e durante guerras, através de textos que relatam as vivências desse período e onde não faltaram conversas com Bertolt Brecht, parti para a reflexão. Passar à prática, em “estúdio” foi apenas mais um passo impulsionado pela vontade de desenhar uma vida através do movimento, utilizando o vídeo como registo. Este procedimento, diferente de um registo escrito pela possibilidade de captação imediata da imagem em movimento, proporciona nos um olhar diferente e, com isso, uma nova visão sobre o trabalho em curso. Este fator tem, junto do ator (aquele que dança, que regista o processo e que depois observa e analisa) um valor e impacto diferente de um registo escrito por mais completo que seja. Neste processo acompanharam-me dois elementos sem formação em Dança, que esses sim, fizeram registos em papel após cada sessão que me permitiram depois uma análise comparada dos resultados da experiência efetuada. É deste trabalho, da sua escrita e dos seus resultados, que trata este meu texto.
- Imigração qualificada: o caso dos profissionais de música clássica oriundos da Ucrânia na Orquestra Clássica da MadeiraPublication . Dias, Teresa NortonNo universo artístico da Região Autónoma da Madeira existe um significativo e experiente grupo de profissionais de música clás sica oriundos de países da Europa Central e de Leste. Toman do como principal enfoque o papel daqueles que assumem, no seio da Orquestra Clássica da Madeira, maior representatividade relativamente ao país de origem - os ucranianos - procurámos, através de um estudo empírico caracterizar esta população e perceber, não só o seu papel na sociedade de acolhimento, como a sua aceitação por esta.