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- Propriedades psicométricas da escala de orientação para objetivos de VandeWalle: um estudo como uma amostra de estudantes do ensino superior no contexto do seu primeiro processo de socialização organizacionalPublication . Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa; Botelho, Mónica; Beja, Maria JoãoA orientação para objetivos representa uma das variáveis disposicionais de índole motivacional que tem recebido grande atenção na investigação a respeito dos processos de aprendizagem e desempenho nos contextos académico e organizacional. Este estudo centra-se na análise das características psicométricas da escala de orientação para objetivos de VandeWalle. Os resultados da análise fatorial confirmatória conferem suporte a um modelo de medida constituído por três fatores correspondentes às respetivas sub-dimensões teóricas, que incluem a orientação para objetivos de aprendizagem, a orientação para provar o desempenho e a orientação para evitar o desempenho. As análises de fiabilidade mostram uma consistência interna adequada quer para as três sub-dimensões, quer para a escala global. As implicações para a investigação e aplicabilidade deste instrumento são discutidas.
- Avaliação da proatividade individual no processo de socialização organizacional: evidência exploratória acerca das propriedades psicométricas da versão portuguesa da escala de comportamentos proativos (ECP-P) de Ashford e BlackPublication . Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa; Beja, Maria JoãoA proatividade individual desempenha um papel importante na integração dos novos colaboradores na organização, tendo um impacto positivo em múltiplas variáveis relacionadas com o seu respetivo processo de socialização organizacional, tais como a aprendizagem, o comprometimento organizacional e a satisfação e desempenho no trabalho. Este estudo centra-se na análise das características psicométricas da versão portuguesa (ECP-P) da escala de comportamentos proativos de Ashford e Black (1996). Trata-se de um instrumento que inclui a avaliação de três tipologias de comportamento proativo, que englobam seis comportamentos proativos específicos, designadamente o enquadramento positivo (positive framing), a atribuição de sentido (sense making, que integra os comportamentos de procura de informação e de solicitação de feedback), e o estabelecimento de relações (que inclui os comportamentos de socialização geral, de networking e de relacionamento com o supervisor). A validade de constructo e fiabilidade deste instrumento foram avaliadas tendo por base uma amostra de 102 estudantes do ensino superior, durante a realização do seu estágio de 9 meses na respetiva organização. Como esperado, os resultados da análise em componentes principais mostraram que os itens da escala se organizam numa estrutura composta por seis componentes, correspondentes aos comportamentos proativos previamente mencionados. As análises de fiabilidade relevaram valores adequados de consistência interna para a escala global e para as seis sub-dimensões. A consideração integrada destes resultados indica que a versão portuguesa da escala de Ashford e Black (1996) possui adequadas propriedades psicométricas, suportando a sua utilidade na avaliação da proatividade individual durante o processo de socialização organizacional.
- Psychology in education and health IV: Proceedings of the IV Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. 1st International Scientific Meeting in Psychology, 14th and 15th October, 2019, Madeira, PortugalPublication . Galindo, Edgar; Reschke, Konrad; Franco, Glória; Pires, Heldemerina; Candeias, Adelinda; Beja, Maria João; Rodrigues, Nuno; Witruk, Evelin