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Avaliação da proatividade individual no processo de socialização organizacional: evidência exploratória acerca das propriedades psicométricas da versão portuguesa da escala de comportamentos proativos (ECP-P) de Ashford e Black

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A proatividade individual desempenha um papel importante na integração dos novos colaboradores na organização, tendo um impacto positivo em múltiplas variáveis relacionadas com o seu respetivo processo de socialização organizacional, tais como a aprendizagem, o comprometimento organizacional e a satisfação e desempenho no trabalho. Este estudo centra-se na análise das características psicométricas da versão portuguesa (ECP-P) da escala de comportamentos proativos de Ashford e Black (1996). Trata-se de um instrumento que inclui a avaliação de três tipologias de comportamento proativo, que englobam seis comportamentos proativos específicos, designadamente o enquadramento positivo (positive framing), a atribuição de sentido (sense making, que integra os comportamentos de procura de informação e de solicitação de feedback), e o estabelecimento de relações (que inclui os comportamentos de socialização geral, de networking e de relacionamento com o supervisor). A validade de constructo e fiabilidade deste instrumento foram avaliadas tendo por base uma amostra de 102 estudantes do ensino superior, durante a realização do seu estágio de 9 meses na respetiva organização. Como esperado, os resultados da análise em componentes principais mostraram que os itens da escala se organizam numa estrutura composta por seis componentes, correspondentes aos comportamentos proativos previamente mencionados. As análises de fiabilidade relevaram valores adequados de consistência interna para a escala global e para as seis sub-dimensões. A consideração integrada destes resultados indica que a versão portuguesa da escala de Ashford e Black (1996) possui adequadas propriedades psicométricas, suportando a sua utilidade na avaliação da proatividade individual durante o processo de socialização organizacional.
Individual proactivity has an important role on newcomer’s adjustment and adaptation in their process of joining a new organization and impacts positively on several organizational socialization outcomes, such as learning, organizational commitment, job satisfaction and performance. This study examined the psychometric properties of the portuguese version (ECPP) of Ashford and Black’s (1996) scale of proactive behavior, that comprises the evaluation of three types of employee proactivity which include six specific behaviors, namely newcomers’ positive framing, sense making (including the proactive behaviors of information seeking and feedback seeking) and relationhip building (including the proactive behaviors of general socializing, networking and build relationhip-boss). A sample of 102 postgraduate students, on the completion of their 9-months professional internship in different organizations, was used to evaluate the construct validity and reliability of this scale. As expected, results from principal component analyses have displayed a six-component structure, corresponding to the six proactive behaviors included in all three theoretical proactivity types previously specified. Reliability analyses have shown acceptable internal consistency scores for the total scale and its dimensions. Altogether, these results indicate that the portuguese version of the Ashford and Black’s (1996) proactive scale is a psychometrically acceptable and practically useful measure of individual proactivity on the organizational socialization process.

Description

Keywords

Proatividade individual Comportamentos proativos Socialização Novos colaboradores Validade de constructo Fiabilidade Employee proactivity Proactive behaviors Socialization Newcomers Construct validity Reliability . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Rodrigues, N. (2018). Avaliação da proatividade individual no processo de socialização organizacional: evidência exploratória acerca das propriedades psicométricas da versão portuguesa da escala de comportamentos proativos (ECP-P) de Ashford e Black. Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, 21(1), 56-71.

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Universidade Federal do Amazonas

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